Barcelona 🆚 Porto | João & João derrubam dragão

-

Tudo para decidir na derradeira jornada, no Estádio do Dragão, onde o Porto vai receber o Shakhtar Donetsk – basta o empate para a formação portista. Os ucranianos venceram o Antwerp e somam os mesmos nove pontos dos “azuis-e-brancos”, que foram a Barcelona perder por 2-1. Os homens da Invicta fizeram um bom jogo, chegaram a estar em vantagem, mas uma exibição estrondosa de João Cancelo, dono de nota 10.0 e de um golo, e mais um tento de João Félix deram a volta a um resultado com forte marca portuguesa… mas do lado contrário.

GoalPoint-2023-11-28-Barcelona-Porto-Champions-League-202324-Ratings

Vantagem durou pouco

Mais Barça na posse, mas um Porto muito personalizado e a atacar tanto quando os catalães, ao ponto de, aos 27 minutos, Mehdi Taremi marcar, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo. E logo a seguir, Galeno obrigou Iñaki Peña a grande defesa. Contudo, o guardião da casa nada pôde fazer em cima da meia-hora, quando Pepê, numa recarga, fez o 1-0, ao nono remate luso, terceiro enquadrado.

Contudo, a vantagem não durou muito. João Cancelo (32′) trabalhou bem na esquerda, flectiu para o meio, deixando João Mário para trás, e rematou muito colocado de pé direito para o empate. Dois tentos de rajada, num jogo em que as duas formações apostavam em contra-ataques rápidos, mas nem sempre com o último passe a sair.

João Cancelo, com um GoalPoint Rating de 7.2, era o melhor ao intervalo, pelo golo, mas também porque fez dois passes para finalização, acertou 13 de 14 entregas e completou três de quatro tentativas de drible. Pepê, com 6.9, era o melhor do Porto.

O Porto continuou a criar perigo no arranque do segundo tempo, mas a melhor ocasião pertenceu a João Félix (47′), que rematou forte à barra. Só que aos 57 minutos, o internacional português não falhou. Combinação com Cancelo, estre cruzou rasteiro da esquerda e Félix desviou para o 2-1.

Os “dragões” continuaram a criar perigo e quase empataram por Pepê aos 81 minutos, num lance confuso, e até ao fim ficou a ideia de que os golos poderiam surgir em qualquer uma das balizas. Contudo, o resultado já não sofreria alterações.

[ Jogo equilibradinho nos posicionamentos médios ]

GoalPoint-2023-11-28-Barcelona-Porto-Champions-League-202324-pass-network

MVP GoalPoint: João Cancelo 👑

Que exibição do lateral português do Barcelona. João Cancelo registou um GoalPoint Rating de 10.0, nota máxima a premiar um desempenho a roçar a perfeição e que teve de tudo um pouco, em especial nos momentos ofensivos. Cancelo fez um golo de belo efeito, o do empate, assistiu João Félix para o 2-1, enquadrou dois de quatro remates, acumulou cinco passes para finalização, uma ocasião flagrante criada, o máximo de acções com bola na área contrária (11), teve êxito em seis de oito tentativas de drible e ainda acumulou cinco conduções progressivas. Saiu lesionado aos 82 minutos.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Barcelona

Raphinha 7.2

O segundo melhor rating também pertence a um jogador que actuou em Portugal – Vitória SC e Sporting. Raphinha foi sempre uma seta apontada à baliza do Porto. Nem sempre decidiu bem, mas foi o jogador mais rematador do encontro, com oito disparos, quatro enquadrados, somou dez acções com bola na área contrária, seis conduções progressivas e quatro super progressivas (máximos), oito recuperações de posse e sofreu cinco faltas (valor mais alto)

Iñaki Peña 6.9

O guardião “blaugrana” foi fundamental no triunfo caseiro, pois esteve em grande sempre que o Porto criou perigo (e fê-lo muitas vezes). Ao todo somou quatro defesas, tendo evitado 0,7 golos (defesas – xSaves).

João Félix 6.5

O atacante marcou um golo e esteve sempre muito activo. Além de cinco remates, um à barra, e somou seis acções com bola na área portista. E uma delas fez o marcador funcionar.

Destaques do Porto

Pepê 6.5

O melhor elemento dos “dragões”. O brasileiro fez o tento forasteiro, mas também dois passes para finalização e recebeu nove passes progressivos. De negativo as 16 perdas de posse, máximo do encontro.

Diogo Costa 5.9

Um erro que resultou em remate poderia ter borrado a pintura da exibição do guardião portista, que redimiu-se com cinco defesas e 0,8 golos evitados. De 13 passes longos acertou oito.

Eustaquio 5.8

Lutou como pôde e acumulou nove acções defensivas, com destaque para três desarmes e dois bloqueios de remate.

Galeno 5.8

Esteve perto de marcar na primeira parte e a sua velocidade foi um problema para a defesa catalã. Contudo nem sempre decidiu da melhor forma.

Taremi 5.5

Uma sombra de outros tempos, ainda assim fez um golo, que acabou anulado. Fez quatro remates, nenhum enquadrado, somou oito acções com bola na área contrária, quatro defensivas no meio-campo contrário (máximo) e quatro bloqueios de passe. Ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos.

Pepe 5.3

O ex-Real Madrid foi muito assobiado, precisamente por ter jogado no rival do Barça. Completou oito de 11 passes longos, ganhou quatro de seis duelos aéreos e fez dois bloqueios de remate.

João Mário 4.1

Jogo complicado para o lateral, que apanhou Cancelo e Félix verdadeiramente inspirados, ao ponto de ter sido ultrapassado nos lances dos dois golos catalães. Consentiu quatro dribles, dois no primeiro terço, perdeu 11 de 14 duelos e foi substituído aos 67 minutos com a pior nota da noite.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.