Benfica 🆚 Casa Pia | Águia predadora caça gansos sem argumentos

-

O Benfica soma e segue. Em jogo da 19ª jornada da Liga bwin, os “encarnados” receberam o Casa Pia e não deram hipóteses. Três golos sem resposta num jogo de sentido único e que teve mais dois tentos de João Mário e um de Alexander Bah. Com este resultado os benfiquistas chegaram às quatro vitórias consecutivas e colocaram pressão nos mais directos perseguidores. Destaque, antes do apito inicial, para uma homenagem a André Almeida perante os adeptos benfiquistas, defesa que representou as “águias” durante 12 temporadas.

GoalPoint-2023-02-04-Benfica-Casa-Pia-Liga-Bwin-202223-Ratings

Acampamento “encarnado”

Primeira parte de domínio absoluto do Benfica, que surgiu nesta partida com o mesmo “onze” com que bateu o Arouca na jornada anterior. Muita pressão logo à saída do primeiro terço casapiano tornou o jogo de contra-ataque visitante algo apenas esporádico, como se pode ver pelas estatísticas ofensivas das duas formações. Os “encarnados” tiveram uma posse de bola avassaladora, chegaram a sufocar os “gansos” e, apesar de estes se fecharem bem com uma linha de cinco defesas, os golos apareceram.

João Mário, que já havia bisado em Arouca e está em grande forma, voltou a marcar por duas vezes, na etapa inicial, o primeiro aos 35 minutos, a concluir um cruzamento da esquerda de David Neres. O segundo surgiu aos 43, desta vez a empurrar, ao segundo posto, um centro de Grimaldo. Não espanta que o internacional luso fosse o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.2, fruto do bis, de dois passes para finalização e seis ofensivos valiosos, mas também cinco recuperações de posse.

O domínio da “águia” prosseguiu na etapa complementar, com o Casa Pia porfiado na sua defesa a tentar, a todo o custo, anular as muitas e velozes trocas de bola dos homens da casa, em especial em zona frontal à grande área visitante. E iam conseguindo, encetando algumas transições. E o problema acabou mesmo por ser esse.

Numa das raras subidas, os forasteiros deram espaços na retaguarda, Alexander Bah progrediu com a bola desde o meio-campo benfiquista, flectiu para o meio e rematou de pé esquerdo. A bola sofreu um pequeno desvio num defesa e aninhou-se nas redes. Aos 71 minutos o jogo estava praticamente decidido e, aos 76, um pequeno toque de cabeça de Aursnes na área quase dava o quarto golo. Até final, destaque para o regresso de Rafa Silva à competição, ele que, um minuto volvido, esteve perto de marcar, valendo Ricardo Batista na baliza.

[ O “acampamento” benfiquista foi total ]

GoalPoint-2023-02-04-Benfica-Casa-Pia-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: João Mário 👑

E pelo terceiro jogo seguido, João Mário foi o melhor em campo num jogo do Benfica na Liga, desta feita “por uma unha negra”, um GoalPoint Rating de 8.3 com apenas mais uma centésima que a segunda melhor nota, de Alexander Bah. O médio benfiquista bisou na primeira parte, terminou com uma assistência, três remates, dois enquadrados, uma ocasião flagrante criada, fixou o máximo de passes para finalização (4) e de passes ofensivos valiosos (12), completou 91% dos 82 passes que realizou, fez oito progressivos e dois super progressivos, contabilizou seis acções com bola na área contrária (um dos máximos) e ainda sete recuperações de posse, três acções defensivas no meio-campo contrário e quatro bloqueios de passe/cruzamento. Que grande momento.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Benfica

Alexander Bah 8.3

O dinamarquês chegou a liderar os ratings, mas acabou ultrapassado no “photo finish” por uma centésima. Grande jogo de Bah, que marcou um magnífico golo de pé esquerdo, criou duas ocasiões flagrantes, teve sucesso em dois de seis cruzamentos e acumulou o segundo valor mais alto de acções com bola (123).

David Neres 7.1

O brasileiro está, aos poucos, a chegar à melhor forma. Muito activo e dinâmico, agora mais móvel, a surgir também no flanco esquerdo, Neres fez a assistência para o 1-0, criou duas ocasiões flagrantes em três passes para finalização, somou oito passes ofensivos valiosos e seis acções com bola na área contrária.

Otamendi 6.8

Muito bem o central, em especial nas dobras, a anular os passes longos do Casa Pia para os homens da frente. O argentino falhou apenas três de 81 passes, completou os 12 longos que realizou e acumulou nove acções defensivas.

Chiquinho 6.6

O médio, que chegou a ser visto como um dos excedentes, está a aproveitar da melhor forma a saída de Enzo, assumindo a tarefa que antes era do argentino. O português mostra critério, cuidado nas decisões e bom posicionamento, e este sábado somou o máximo de passes certos (109) e tentados (117), completou dez de 11 longos, fez nove passes progressivos e três super progressivos, incríveis 11 variações de flanco, de forma a abrir a muito fechada defesa dos “gansos”, recuperou 11 vezes a posse de bola e assinou o máximo de acções, nada menos que 136.

Grimaldo 6.5

O espanhol mantém a alta rotação e nesta partida fez a assistência para o 2-0, criou duas ocasiões flagrantes, realizou um passe de ruptura e sete ofensivos valiosos, fez três passes super progressivos e contabilizou 106 acções com bola.

Gonçalo Guedes 6.1

A tarefa de homem mais adiantado do Benfica nem sempre encaixa nas suas características. Menos preponderante na área, acaba por desequilibrar quando vagueia por outras zonas do terreno, tendo terminado com cinco acções na área contrária, oito passes progressivos recebidos e três desarmes. A ocasião flagrante falhada corta-lhe a nota.

Florentino 6.1

O médio-defensivo não esteve tão presente nas acções defensivas, mas recuperou oito vezes a posse, acertou sete de oito passes longos e acumulou 101 acções com bola.

Aursnes 6.1

O rating nem sempre acompanha a importância do norueguês no futebol benfiquista. Tacticamente evoluído, o seu posicionamento é irrepreensível, ora no meio, ora nas faixas, ora entrelinhas. Define quase sempre bem e, neste jogo, completou 78 de 88 passes, fez sete ofensivos valiosos, quatro variações de flanco, somou 101 acções com bola  e nove recuperações de posse. Teria tido melhor avaliação caso não tivesse desperdiçado duas ocasiões flagrantes. 

Destaques do Casa Pia

Vasco Fernandes 5.8

O central foi o melhor dos “gansos” apesar de ter jogado pouco mais de 15 minutos. Nesse curto período completou os cinco passes que realizou e fez quatro alívios.

Afonso Taira 5.6

O médio, como é seu timbre, esteve bem nos desarmes, com três realizados, e ainda somou seis acções com bola na área do Benfica e completou as duas tentativas de drible.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.