Braga 🆚 Maccabi Tel-Aviv | Vitória aparece no meio de Bruma

-

Incrível! O Braga perdia com o Maccabi Tel-Aviv à entrada do minuto 88, altura em que Bruma empatou merecidamente para os minhotos, que criaram muitos lances de golo e foram superiores, em especial na segunda parte. Já nos descontos, de penálti, o extremo deu os três pontos aos “guerreiros” neste arranque de Liga Europa.

GoalPoint-2024-09-26-Braga-Maccabi-Tel-Aviv-Europa-League-202425-Ratings

Nunca desistir

Início complicado para o Braga, que viu os israelitas atacar com facilidade, com muitos elementos na frente a criarem perigo. Chegaram mesmo ao golo à meia-hora, de grande penalidade, momento que foi uma espécie de despertar para os minhotos. O Braga assumiu o jogo a partir desse momento e criou muitos lances de perigo, mas a definição na hora de finalizar nunca foi a melhor.

O Braga entrou com tudo na segunda parte, embora apostando muito no corredor central, e falhou inúmeros lances, incluindo um por Bruma que tinha 0,4 Golos Esperados (xG). Contudo, com o passar do tempo a clarividência foi faltando à formação lusa, que de certa forma se ia rendendo às dificuldades em fazer abanar as redes contrárias, mas Bruma, apesar de mostrar claro desgaste físico, acabou por empatar aos 88 minutos, lançando minutos finais empolgantes. E mais ficaram nos descontos, com Bruma a bisar de grande penalidade e a garantir a reviravolta e os três pontos. Os israelitas perderam a cabeça e viram dois jogadores expulsos logo a seguir.

[ O Braga esteve em cima dos israelitas, em especial na segunda parte ]

GoalPoint-2024-09-26-Braga-Maccabi-Tel-Aviv-Europa-League-202425-pass-network

O Jogo em 5 Factos

1. Muitas ocasiões para o Braga

O “amasso” na segunda parte foi grande e as ocasiões de golo foram-se sucedendo, ao ponto de o Braga ter terminado com 3,5 Golos Esperados (xG), o valor mais alto entre todas as equipas nesta primeira jornada.

GoalPoint-2024-09-26-Braga-v-Maccabi-Tel-Aviv-HOME-xg-default-point-trans

2. Os mais rematadores da Liga Europa

Entre 36 equipas, em 18 jogos, o Braga terminou a primeira ronda como a formação mais rematadora, com 31 disparos, mais três, curiosamente, que o Porto ante o Bodø/Glimt. Enquadrados foram nove, também máximo, mas a par de outras quatro equipas, incluindo o Porto.

3. Fácil entrada na área

Os 25 remates bracarenses na área israelita são também recorde da primeira ronda, mais seis que o segundo valor mais alto, e tal não espanta, pois as 59 acções com bola na área contrária são o segundo número mais elevado desta ronda, atrás das 62 do Porto.

4. Minhotos muito pressionantes

Falando em recordes. O Braga igualou o de acções defensivas no meio-campo contrário, nada menos que 23, as mesmas que o Manchester United acumulou ante o Twente.

[ Todas as acções defensivas do Braga ]

GoalPoint-2024-09-26-Braga-v-Maccabi-Tel-Aviv-HOME-defensive-actions-default-point

5. Víctor Gómez, o rei dos cruzamentos

Na procura do golo, o Braga apostou nos cruzamentos para a área, totalizando 24, embora só cinco eficazes. Víctor Gómez, sozinho, tentou 16 cruzamentos de bola corrida, com eficácia em três.

GoalPoint-2024-09-26-Braga-v-Maccabi-Tel-Aviv-VÍCTOR-G.-crosses-default-line

MVP GoalPoint: Bruma 👑

Jogo épico do extremo bracarense. Bruma foi sempre dos mais inconformados do Braga, lutou, correu, incansável. Já perto do fim, quando as forças lhe pareciam faltar, empatou o jogo e, nos descontos, teve frieza para dar a volta ao marcador de grande penalidade, terminando como melhor em campo. O “guerreiro” não só bisou como foi o mais rematador, com seis disparos, dois enquadrados, recebeu 12 passes progressivos, acumulou 16 acções com bola na área contrária (máximo da primeira jornada na prova), completou cinco de sete tentativas de drible e teria estoirado com o rating se não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante. 

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.