Chaves 🆚 Porto | Dragão eficaz regressa às vitórias

-

Triunfo complicado para o FC Porto em Chaves, em jogo da 23ª jornada da Liga bwin. Os “dragões”, que se apresentaram com muitas alterações, marcaram por duas vezes, por Namaso e Otávio, mas sofreram grande pressão flaviense no arranque da segunda parte, altura em que os homens da casa reduziram de penálti por Steven Vitória e poderiam ter marcado mais vezes. Contudo, duas expulsões do lado transmontano acabaram por acalmar os campeões nacionais, que garantiram os três pontos, embora nunca se sentido totalmente tranquilos. Toni Martínez fechou as contas.

GoalPoint-2023-03-04-Chaves-Porto-Liga-Bwin-202223-Ratings

Boa eficácia portista até ao 2-0

O Porto apresentou-se com algumas novidades no “onze” inicial, nomeadamente Rodrigo Conceição (João Mário está castigado), André Franco (na vaga do suspenso Matheus Uribe), mas também com Namaso e Toni Martínez na frente, numa óptica de rotatividade antes da recepção ao Inter, terça-feira, a contar para a Liga dos Campeões. Talvez por isso, o Chaves começou o jogo afoito, mas em cima do quarto-de-hora, Namaso fez grande trabalho à entrada da área e rematou muito colocado para o 1-0.

Os flavienses não se amedrontaram e criaram alguns lances de perigo, mantendo sempre os “dragões” em sentido, porém, o Porto ampliou perto do descanso. Aos 43 minutos, Otávio combinou com Stephen Eustaquio, entrou na área e rematou com categoria para o segundo da partida. O melhor ao descanso era, porém, Namaso, com um extraordinário GoalPoint Rating de 8.2. O atacante contava um golo, dois passes para finalização, dois dribles eficazes em dois tentados, quatro recuperações de posse e três desarmes.

O segundo tempo começou com uma grande reacção do Chaves. Aos 50 minutos, Euller Silva picou a bola sobre Diogo Costa, mas Marcano evitou o golo quase em cima da linha de baliza. E aos 53 o 2-1. O árbitro assinalou falta de Zaidu sobre João Mendes na área e penálti. Steven Vitória (53′) não desperdiçou o castigo máximo.

Os homens da casa estavam por cima no jogo, a criar perigo, mas sofreram um revés aos 73 minutos, quando Jô Batista viu o segundo amarelo e foi mais cedo para os balneários. Estava aberta a porta para o triunfo tranquilo do Porto, e Toni Martínez, com um belo remate, marcou aos 80 minutos, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo do espanhol, após análise do VAR. E aos 87 minutos foi João Mendes a ver segundo amarelo, deixando os flavienses com nove elementos. E nos descontos, Mehdi Taremi assistiu Toni martínez para o 3-1 final.

[ É pouco visto, mas o Chaves esteve mais subido no terreno que o Porto ]

GoalPoint-2023-03-04-Chaves-Porto-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Otávio Monteiro 👑

Estupenda exibição de Otávio, jogador de luta numa partida de muita luta. O médio foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 8.6, graças não só ao excelente golo que marcou, mas também à assistência que realizou. Além disse fez um passe de ruptura, dez ofensivos valiosos (máximo), 11 progressivos (também valor mais alto), foi o jogador com mais acções com bola (93), completou três de quatro tentativas de drible, somou quatro desarmes e acumulou 11 recuperações de posse, também máximo. Até cansa só de ver.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Chaves

Euller 6.0

O brasileiro tem qualidade e isso mostra-se na forma como decide e executa. Esteve perto de marcar, num belo remate picado sobre Diogo Costa, que Marcano cortou – flagrante falhada -, e foi o melhor dos flavienses, com quatro remates, dois de fora da área, seis passes ofensivos valiosos e dois dribles eficazes em três.

Juninho 5.8

Jogo interessante do extremo, que criou uma ocasião flagrante, acertou todos os 13 passes que realizou e ainda fez quatro intercepções.

João Pedro 5.6

O médio foi sempre perigoso e terminou a partida com uma ocasião flagrante criada, um passe de ruptura e cinco recuperações de posse.

Destaques do Porto

Namaso 8.1

Enorme jogo do jovem atacante. Namaso fez um grande golo, a abrir as hostilidades, enquadrou os dois remates que realizou, assinou dois passes para finalização e trabalhou bastante, com três desarmes.

Toni Martínez 8.0

Jogo abnegado do espanhol, que poderia ter terminado como grande figura, não tivesse um seu golo sido anulado por fora-de-jogo de poucos centímetros. Ainda assim fez um tento em quatro remates, dois enquadrados, somou o máximo de acções com bola na área contrária (7), registou três desarmes e ganhou três de seis duelos aéreos ofensivos.

Marcano 6.4

Aquele corte decisivo no lance de Euller valeu quase como um golo. O central registou quatro bloqueios de remate, máximo da partida, e acertou 55 de 58 entregas.

Eustaquio 6.4

Muito bem o luso-canadiano no lance do 2-0, no qual assistiu Otávio. Eustaquio trabalhou muito, pelo que somou o máximo de desarmes da partida (6).

Grujić 5.6

Bem no passe, com 52 completos em 58 (90%), seis longos certos em nove, o médio sérvio acabou por pecar na impetuosidade, terminando com o máximo de faltas cometidas (6).

Pepe 5.4

Posicionamento irrepreensível, é notável a forma como adivinha os lances adversários e os consegue anular, ou pelo menos condicionar. Pepe acertou cinco de nove passes longos e acumulou oito acções defensivas.

Zaidu 5.1

Correu muito, fez dois passes para finalização, acertou dois de seis cruzamentos de bola corrida e acumulou cinco conduções progressivas. Pecou nas perdas de posse, com 25 (máximo), falhou 15 passes e seis passes de risco (ambos máximos) e cometeu falta para grande penalidade.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.