Atropelamento. O grande “clássico” do futebol inglês, entre Liverpool e Manchester United, acabou com uma goleada das antigas. Os homens de Merseyside, a viverem uma época para esquecer, nem eram favoritos a derrotar os de Old Trafford, a atravessarem um excelente momento, mas por vezes os jogos descambam para desfechos pouco habituais e este foi um deles. Tudo correu bem aos “reds”, que venceram por 7-0, graças a três bis, de Cody Gakpo, Darwin Nuñez e Mohamed Salah, e a um golo de Roberto Firmino. Terá sido o adeus dos “red devils” ao já difícil sonho do título e foi a maior goleada do Liverpool sobre o United em jogos oficiais.
Nada fazia prever a hecatombe que caiu sobre o United até final da primeira parte. Aliás, o primeiro golo, por Gakpo, só surgiu aos 43 minutos e a expectativa era mesmo saber como iria reagir o emblema de Old Trafford a este revés. Não reagiu, aliás, caiu com estrondo, com seis golos na etapa complementar, o primeiros aos 47 minutos, o último aos 88.
As estatísticas finais mostram a justeza da vitória do Liverpool, porém, não revelam nada que apontasse para uma goleada desta magnitude. Os “reds” marcaram sete golos em oito remates enquadrados, mostrando uma eficácia tremenda, e até os próprios Expected Goals (xG), de 2,7 a favor dos da casa, apontam para um desfecho mais normal. Só que de normal não teve nada.
[ Muito jogo pelo flanco direito do Liverpool, o de Salah ]
MVP GoalPoint: Mohamed Salah
Recital do egípcio como há muito não víamos. O resultado, por si só, é uma espécie de absurdo histórico, mas absurda, no bom sentido, foi também a exibição de Salah, melhor em campo em Anfield. O extremo fez dois golos, duas assistências, três passes para finalização, um de ruptura, recebeu 11 passes progressivos e foi o jogador mais vezes carregado em falta, seis vezes, duas em zona de perigo. O seu GoalPoint Rating de 8.7 diz quase tudo. Pelo caminho tornou-se no melhor marcador de sempre do clube na Premier League, com 129 tentos.
MO SALAH 👑 MO SALAH 👑 MO SALAH 👑
🏴 @premierleague | @LFC 4 x 0 @ManUtd#PremierELEVEN pic.twitter.com/tVDKIXTYoY
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) March 5, 2023
Cody Gakpo 8.4 – Veloz, letal, imparável. O atacante neerlandês também bisou, enquadrando dois dos três remates que realizou.
🏴 Liverpool 🆚 Man United
Cody Gakpo 🇳🇱 abriu caminho à goleada e também bisou, frente à equipa que mais o cobiçou, dias antes de assinar pelos eternos rivais de Anfield ⭐️
Análise e + ratings em https://t.co/QZuwKyufuG #LIVMUN #PremierLeague #PremierELEVEN #RatersGonnaRate https://t.co/RMWCvjYX4r pic.twitter.com/YjQgrXd0Y6— GoalPoint (@_Goalpoint) March 5, 2023
Darwin Nuñez 6.4 – O ex-Benfica foi o outro jogador a bisar e a sua nota acaba por ser mais baixa devido a uma flagrante desperdiçada e a três desarmes sofridos. De resto, destaque para quatro remates (máximo), dois enquadrados, e dez acções com bola na área contrária, também valor mais alto.
BISA DARWIN E JÁ VÃO 🖐
🏴 @premierleague | @LFC 5 x 0 @ManUtd#PremierELEVEN pic.twitter.com/Op6x8ZQcvc
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) March 5, 2023