Dom Bruno Fernandes, El-Rei da Qualificação 👑

-

Portugal está no EURO 2024. O apuramento foi conseguido com brilhantismo, a três jogos do final, com o pleno de vitórias no Grupo J e recorde de triunfos consecutivos: oito. Pelo caminho foram marcados 32 golos e Bruno Fernandes esteve na origem de um terço desta conta. O facto faria dele já um óbvio protagonista da Qualificação mas… há mais.

Após as primeiras oito jornadas, o médio lidera destacado os GoalPoint Ratings – entre jogadores com mais de 360 minutos, metade do total possível -, com um 8.43 que oblitera o segundo posicionado na algoritmo do nosso Antunes, o suíço Xherdan Shaqiri, que atinge os 7.59. Os números do jogador do Manchester United falam por si.

GoalPoint-UEFA-European-Championship-Qualifiers-2018-Bruno-Fernandes-infog

Concorrência? Só de “matadores”

De facto, o que mais salta à vista no desempenho de Bruno Fernandes é a contribuição directa para os golos de Portugal, na soma entre tentos e assistências. A turma das “quinas” marcou muitos golos, por isso o peso dessa contribuição por parte de Bruno não passa dos 41,4%, mas precisamente por a Selecção ser tão concretizadora é que esta percentagem atinge uma relevância grande. O médio participou directamente em 12 golos de Portugal (5G, 7A), o valor mais alto até ao momento, mais um que o belga Romelu Lukaku (10G, 1A) e mais dois que Cristiano Ronaldo (9G, 1A).

[ Os remates de Bruno Fernandes na qualificação, a amarelo os golos, a azul os enquadrados – quanto maior a bola, maior o xG ]

GoalPoint-Bruno-Fernandes-Portugal-Remates-xG-Qualificação-EURO-2024

Bruno tem mostrado, igualmente, uma grande versatilidade posicional. Sendo um médio-ofensivo por excelência, integra-se com facilidade nos dois corredores, recua para recuperar bola e iniciar ataques, e não raras vezes actua encostado ao lado direito. Sempre com a mesma qualidade e de olhos postos na baliza, como atestam os 2,4 remates a cada 90 minutos, 2,3 de bola corrida.

Se não remata… oferece na cara do golo

Porém, é a servir os companheiros que o médio se tem destacado nesta fase de qualificação. Nesta altura é o terceiro jogador com mais de 360 minutos de utilização em passes para finalização (3,9), apenas batido pelo suíço Shaqiri (5,2) e pelo sérvio Dušan Tadić (4,0). Destes passes para remate, 1,3 ofereceram ocasiões flagrantes a colegas, segundo registo da qualificação, novamente atrás de Shaqiri (1,6). A mesma ordem de líderes verifica-se nos passes de ruptura, com o helvético a acumular 1,8 por 90 minutos e o luso 1,6. Números de grande nível.

[ Assistências (esquerda), passes para finalização e ocasiões flagrantes (direita) criadas por Bruno na qualificação ]

Cinco vezes o Melhor em Campo

Uma das formas mais imediatas de atestar a excelência desta fase de qualificação por parte de Bruno Fernandes é a quantidade de distinções de melhor em campo que granjeou. Em oito jogos de Portugal, o médio foi MVP em cinco, incluindo as quatro últimas partidas.

O destaque vai, claro está, inteirinho para a nota 10.0 que arrancou na histórica vitória de Portugal sobre o Luxemburgo por 9-0, mas não esquecer, também, o 9.7 ante a Bósnia e Herzegovina, na primeira volta, e o 8.7 na recepção à Eslováquia. Em suma, um conjunto de extraordinárias exibições que encaminham o português para ser a grande figura entre todos os craques em acção nesta fase de apuramento.

Queres conhecer outros temas em análise GoalPoint Focus? Clica neste link.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.