Diário da Jornada 09 | “Grandes” sublinham domínio claro na Liga

-

Todos os jogos, ratings, MVPs, Statscards e Resumos da 9ª jornada da Liga 25/26, num só link. E não percas o acompanhamento no twitterfacebook e instagram GoalPoint, onde o Antunes publica mais statscards e responde a pedidos dos GoalPointers. Boa época!

Jogo #09 | Moreirense 1 – 2 Porto : Foi té ao último suspiro

Muitos já previam o segundo empate do Porto na Liga, mas os “dragões” conseguiram resgatar os três pontos perto do fim. O domínio “azul-e-branco” foi amplo, como as estatísticas demonstram, mas tal não impediu os da Invicta de se verem em desvantagem com um golo de Alanzinho aos 18 minutos. Samu conseguiu empatar nos últimos instantes da primeira parte, de grande penalidade, e a insistência visitante acabou por dar frutos aos 88 minutos, golo de Deniz Gül.

Jogo #08 | Braga 4 – 0 Casa Pia : Entrada de rompante

O Braga não vencia na Liga desde Agosto e agora fê-lo de forma contundente, com goleada caseira ao Casa Pia. Os minhotos marcaram cedo e de rajada (5′ e 8′) e, a partir daí, foram sempre superiores, estabelecendo mesmo o seu máximo de Golos Esperados (xG) esta temporada na prova (2,7). Impressionante exibição do central sueco Gustaf Lagerbielke, que marcou um golo e ganhou 11 dos 14 duelos que disputou, incluindo todos os sete aéreos defensivos. Finalmente os “guerreiros” dão sequência aos bons desempenhos que têm tido na Liga Europa.

Jogo #07 | Tondela 0 – 3 Sporting : Grande exibição leonina

Os golos foram três, mas mais poderiam ter sido. O Sporting fez uma das melhores exibições da época na visita a Tondela. A turma de Alvalade marcou por Luis Suárez, Pedro Gonçalves e Quenda, mas ficou a dever mais tentos à contabilidade. O “leão” criou seis ocasiões flagrantes contra nenhuma dos anfitriões e, pelo caminho, fixou novo recorde de remates (29) e enquadrados (15) do campeonato. Destaque para dois jogadores. Luis Suárez fez um grande golo, igualou o máximo de remates de um jogador na prova (8) e registou o valor mais alto de acções com bola na área contrária (17). Bernardo Fontes, guarda-redes do Tondela, é dono do máximo de defesas da Liga (12) e evitou nada menos que 2,1 golos (defesas – xSaves.

Jogo #06 | Famalicão 2 – 0 Vitória SC : “Fama” com mais pontaria

Este dérbi minhoto acabou por cair para a equipa com melhor qualidade no ataque. Tal como o nosso Antunes previu nas suas dicas, o Famalicão venceu o Vitória SC, num jogo pautado pelo equilíbrio, mas que teve uma grande diferença nos remates enquadrados, bem como nos xG final. O “Fama enquadrou dez dos 15 disparos que efectuou, os vimaranenses não passaram dos três na direção à baliza, atirando dez para fora. Destaque para o colombiano Juan Castillo, que fez um jogão, graças a 14 acções defensivas e 100% de eficácia de passe (em 23 entregas).

Jogo #05 | Estoril Praia 1 – 1 Nacional : Empate em jogo muito disputado

Este não foi um encontro particularmente bem jogado, como mostra a fraca percentagem de passes certos. O Estoril Praia não passou dos 74% de eficácia, o Nacional dos 70%. Por outro lado foram os guarda-redes a brilharem nesta partida, pelo que o resultado final acaba por não espantar ninguém e encaixar que nem uma luva nos acontecimentos.

Jogo #04 | Benfica 5 – 0 Arouca : Visitantes viram-se gregos com a música de Vangelis

Em dia de eleições, o Benfica aproveitou a “onda vermelha” para golear por 5-0 na recepção ao Arouca. Os “encarnados” usufruíram de três grandes penalidades, que ajudaram a fixar novo máximo de xG das “águias” na prova (3,73), e contaram com um Vangelis Pavlidis especialmente inspirado. O grego fez um “hat-trick”, com dois tentos da marca dos 11 metros, e ajudou a dar corpo a uma superioridade benfiquista que viu a equipa registar novo recorde de acções com bola no meio-campo contrário, nada menos que 23, mais nove que o anterior registo. Muita pressão em todo o terreno que anulou um Arouca inofensivo no ataque, com nenhum remate enquadrado. É a quarta equipa no campeonato a apresentar este dado negativo.

Jogo #03 | Estrela da Amadora 1 – 2 Rio Ave : No aproveitar esteve o ganho

O nosso Antunes tinha razão nas suas “tips” e acertou em cheio. O Estrela da Amadora até pode atacar, mas tem estado menos bem em termos ofensivos e isso fez-se notar nesta partida. Ao invês, o Rio Ave está em crescendo e tem-se mostrado defensivamente sólido. Foi este o filme do jogo, com os visitantes a aproveitarem para marcar dois golos em dois remates enquadrados.

Jogo #02 | Santa Clara 2 – 0 AVS : Açorianos quebram ciclo, AVS afunda

Açorianos quebram ciclo de 2 derrotas seguidas, num jogo onde foram claramente superiores mas com os golos a surgirem bem dentro da 2ª etapa. Vinicius Lopes coroou um bela exibição (12 duelos ganhos em 15!) com o golo da tranquilidade e foi o MVP GoalPoint. AVS soma 6ª derrota consecutiva e ainda não somou qualquer vitória após 9 jornadas.

Jogo #01 | Alverca 0 – 4 Gil Vicente : Galo abre ronda com goleada

O Gil Vicente soma a 5ª vitória nos últimos 6 jogos e é cada vez mais a grande sensação da Liga. A conta foi aberta logo aos 40 segundos e nem os últimos +15 mins com menos um e uma grande penalidade contra (defendida) mexeram com a goleada de um “galo” bem eficaz (4G em 1.2xG, 2 golos de fora da área). Pablo Felipe foi o MVP e isolou-se à condição nos melhores marcadores da Liga.

Todos os Jogos, Antevisões e StatsCards da Jornada

(clica nos ícones para abrires os statscards já publicados)

LIGA 25/26 | J9SUMGPRMVPPASXG
0-4
2-0
1-2
5-0
1-1
2-0
0-3
4-0
1-2
GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.