E o jogador do ano GoalPoint Ratings da Liga NOS é…

A surpresa pode ser pouca mas os números não deixam de ser surpreendentes. Jonas é o jogador do ano 2015/16 GoalPoint Ratings da Liga NOS. Descobre porquê.

E o jogador do ano GoalPoint Ratings é…Jonas. Com pouca ou nenhuma surpresa, para quem nos acompanha é certo, mas ainda assim com detalhes… impressionantes.

O brasileiro já não vai para novo? Não. Mas até por isso a produtividade do “pistolas” impressiona. E não é só pelos golos. Jonas marcou 32 dos 88 golos que o Benfica somou na Liga NOS 2015/16, tantos quanto os pontos que lhe valeram o título. Mas o avançado chamou assim ainda a responsabilidade de municiar outros 12.

No total são 44 os golos com a sua assinatura (directa ou indirecta) nesta edição da prova, registo que “deixa a kilómetros” qualquer outro rival de posição (ex. o “matador” Slimani regista uma influência ofensiva de cerca de 38%, contra os 50% do jogador do ano GoalPoint Ratings). Uma máquina.

E o jogador do ano GoalPoint Ratings da Liga NOS é...
Os números de Jonas (SL Benfica), Jogador do ano GoalPoint Ratings 15/16 (clique na infografia para ampliar)
E o jogador do ano GoalPoint Ratings da Liga NOS é...
A evolução do GoalPoint Ratings de Jonas ao longo da época (clique na infografia para ampliar)

Jonas foi também o jogador mais vezes eleito como melhor em campo estatístico pelo algoritmo GoalPoint Ratings, nove vezes para ser exacto, registando também o rating mais elevado da época 9.6, na partida contra o Paços de Ferreira. Já o mais baixo… quantifica talvez o único ponto fraco do “pistolas”, os jogos grandes – contabilizou apenas 4.7 na recepção ao Sporting.

Num momento em que a imprensa dá conta de uma suposta venda milionária de Jonas e Talisca para a Liga chinesa é caso para dizer que o brasileiro que um dia chegou “desempregado” à Luz será tudo menos fácil de substituir.

Clica para descobrir os restantes 32 jogadores que terminaram a Liga NOS 15/16 no topo do GoalPoint Ratings!