Eslovénia 🆚 Sérvia | Jović salva sérvios no último suspiro

-

Go lpe de teatro. A Eslovénia esteve a segundos do seu primeiro triunfo em fases finais de Campeonatos da Europa, após realizar um jogo de qualidade. Os eslovenos foram sempre mais ambiciosos e organizados, perante sérvios algo desligados e que só a espaços criaram perigo, desperdiçando muito, em especial por Mitrović. Karničnik, lateral-direito, fez o tento que parecia tudo decidir, mas nos descontos, o ex-Benfica Luka Jović empatou no único remate que realizou.

GoalPoint-2024-06-20-Slovenia-Serbia-EURO-2024-Ratings

Organização vs caos

Quem esperava uma Sérvia dominadora, enganou-se. A Eslovénia assumiu o comando das operações, atacou mais e melhor e poderia mesmo ter marcado aos 38 minutos, mas Timi Elšnik acertou no ferro e Benjamin Šeško atirou por cima na recarga. A seguir foi Jan Oblak a negar o golo a Aleksandar Mitrović, numa fase final de jogo aberta e com os sérvios a mostrarem, finalmente, ambição. Por isso mesmo, a segunda parte foi mais partida, com ocasiões de um lado e de outro, Mitrović a falhar golos e Žan Karničnik, lateral esloveno, a fazer o golo esloveno. Só que, nos descontos, Jović cabeceou para o empate entre a organização e o caos..

[ Sérvio Milenković (4) muito activo no passe ]

GoalPoint-2024-06-20-Slovenia-Serbia-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

Desperdício de Mitrović – O avançado da Sérvia, Aleksandar Mitrović, estabeleceu um novo máximo de remates num jogo deste EURO (seis, todos de dentro da área), mas também igualou Romelu Lukaku como o jogador com mais ocasiões flagrantes falhadas numa partida desta prova (3).

Um alívio para a Eslovénia – Perante a pressão sérvia em busca do empate, a Eslovénia foi obrigada a recorrer ao alívio para afastar o perigo, e fê-lo por 33 vezes, novo valor mais alto da prova.

Um remate depois do golo – Após marcar o seu golo, aos 69 minutos, a Eslovénia só conseguiu rematar mais uma vez nesta partida, aos 79, curiosamente pelo mesmo jogador que facturou, o lateral Karničnik.

Milenković deixa Šeško a seco – O avançado Benjamin Šeško é, talvez, a grande figura da Eslovénia, mas o central sérvio Nikola Milenković “secou-o”, ganhando os quatro duelos individuais entre os dois.

Aposta nos cruzamentos – Este foi o jogo do EURO 2024 com mais cruzamentos. Ao todo foram 39, mais três que no Croácia-Albânia, com a Sérvia a contribuir com 24.

MVP GoalPoint: Andrija Živković 👑

O ex-jogador do Benfica foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 6.9. Uma nota que não foi mais elevada devido ao desacerto de Mitrović. Živković criou duas ocasiões flagrantes, que o atacante desperdiçou. O criativo terminou ainda com três passes para finalização, quatro cruzamentos de bola corrida eficazes em sete, só três passes falhados em 44, 12 passes progressivos (valor mais alto), dois dribles completos em quatro e quatro conduções progressivas.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.