Esperado? Taremi e João Mário lideram na Champions League

-

A Liga dos Campeões regressa esta terça-feira para a conclusão dos oitavos-de-final. O Porto entra em acção no Dragão, na recepção ao Inter, à espera de conseguir reverter a desvantagem de um golo trazida de San Siro. Para tal vai precisar da inspiração de Mehdi Taremi, um jogador que lidera a prova na soma de duas variáveis fundamentais, tão “modernas” quanto indicadores da real produção ofensiva de equipas e jogadores: os golos e assistências esperados (xG e xA). Porém, para o futebol luso é ainda mais relevante o facto se o segundo posicionado jogar no outro emblema luso ainda em prova: João Mário, do Benfica.

Os Expected Goals (xG) medem a qualidade de qualquer situação de remate, traduzida na probabilidade de ser concretizada em golo, à luz das (milhares de) situações semelhantes ocorridas no passado. Já as Expected Assists (xA) centram-se nos passes que criam as ditas situações de remate, quando estas são precedidas de uma “assistência” de um colega, assumindo nesse caso a probabilidade de golo do remate que permitiram. E é precisamente no somatório destes dois indicadores que se destacam os dois nomes que actuam no futebol português, algo bem raro no contexto Champions League.

[ Não é todos os dias que vemos dois “Liga bwin” a liderar um top da Champions, ainda por cima desta relevância ]

GoalPoint-UEFA-Champions-League-2018-Top5-Player-13-03-2023-infog

Pois é, o iraniano é o jogador da Champions 2022/23 com o valor acumulado de xG e xA mais elevado da prova. Não há craques de “tubarão” europeu que chegue aos pés do jogador “azul-e-branco”, que regista 8,94 xG+xA, valor muito acima de qualquer outro, incluindo do segundo, o benfiquista João Mário, que se fica pelos 6,90 – um número, ainda assim, extraordinário.

Esta diferença só é possível porque o “dragão” lidera também individualmente nestas duas variáveis. Com cinco golos marcados na competição, Taremi acumulou até ao momento 5,6 xG, surgindo Vinícius Júnior, do Real Nadrid, em segundo, com 5,1 e seis golos marcados, e em terceiro encontra-se o ex-Benfica e agora no Liverpool, Darwin Nuñez, com 4,7 xG e quatro tentos. João Mário “só” aparece em quarto (4,6 xG para seis tentos) e Mohamed Salah em quinto, embora este com um aproveitamento muito bom (4,0 xG e oito tentos).

No que toca a assistências esperadas, Taremi comanda igualmente, com 3,3 e dois passes que deram mesmo em golo. Uma liderança também ela ampla e que ganha maior relevância por tratar-se de um ponta-de-lança, embora com características muito especiais. O segundo é outro benfiquista, Álex Grimaldo, com 2,7 xA e três assistências, seguindo-se um trio de craques: Christopher Nkunku (2,5 – 1), Joshua Kimmich (2,3 – 3) e Mohamed Salah (2,3 – 2). João Mário (2,3 – 2) é sexto – aqui atrás de Salah por ter mais minutos em campo.

[ Os statscards dos desempenhos acumulados de Taremi e João Mário na UCL 22/23 ]

Entre jogadores das equipas lusas, destaque ainda para Rafa Silva, sétimo na soma entre xG e xA, com 4,97, referente a 3,9 xG (cinco golos) e 1,1 xA (nenhuma assistência), e a presença de jogadores de Porto e Benfica termina com mais uma “águia”, Gonçalo Ramos, 18º nesta lista, com um acumular de 4,0 xG+xA, com 3,4 xG (três golos) e 0,7 xA (um passe para golo).

[ Top 20 xG+xA da UCL 22/23 ]

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.