OSporting continua a dar mostras de que está a crescer neste período da temporada e ampliou para quatro o número de vitórias consecutivas registadas na Liga bwin. Na recepção da noite deste domingo ao Boavista, a turma “verde-e-branca” dominou por completo as “panteras”, marcou três golos, da autoria de Nuno Santos (antológico), Salvador Agra (na própria baliza) e Paulinho (que voltou a “mostrar os dentes”), e exibiu-se a um excelente nível, principalmente na etapa inicial. Já os “axadrezados” – que vinham de duas jornadas sem desaires – deram uma pálida imagem na visita Alvalade, desperdiçaram uma boa oportunidade para assumir o oitavo posto da competição e aumentaram para 14 o número de partidas em que sofrem golos fora de portas.
Superioridade de um “leão” que mostrou os dentes
Após ter desperdiçado duas ocasiões flagrantes, ambas por Chermiti nos primeiros segundos e aos 12 minutos, o Sporting abriu a contagem com um golo monumental.
🇵🇹 15' | Sporting 0-0 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2023
Tal como o SLB, leões entram com o pé na chapa e já criaram 0,6 xG nos primeiros 13 minutos#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPBFC #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/Vsl53s0Kvw
Decorria o minuto 17 quando numa combinação entre Chermiti e Edwards, a bola sobrou na área para Nuno Santos que, de rompante, inventou um remate “de letra” que deixou a tribuna de Alvalade em êxtase. Momento sublime para o ala canhoto, que assinou o sétimo tiro certeiro em 21 presenças na prova.
🇵🇹 17' | Sporting 1-0 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2023
N-U-N-O-S-A-N-T-O-S
As letras com que se escreve o nome do marcador de um dos melhores golos da #LigaBwin#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPBFC #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/bRuM6SOS9z
O “leão” continuou a afiar as garras e sempre que se aproximava nas imediações da baliza de Bracalli ameaçava as “panteras”. O jogo tinha apenas um sentido e o 2-0, apontado por Salvador Agra na própria baliza, não surpreendeu ninguém, tal era a superioridade “verde-e-branca”, patente nos números ao intervalo: 60% da posse, 19 acções com a bola no interior da área contrária, seis remates (metade enquadrados) e duas ocasiões flagrantes desperdiçadas. Já os “axadrezados” quase nada produziram neste período, à excepção de três acções com o esférico na área contrária e nenhum remate com boa direcção. Nuno Santos era o melhor nesta fase. O camisola 11 teve acção directa nos dois tentos, carimbou um golaço e fez o centro que esteve na génese do autogolo de Agra. Além disso, coleccionou quatro acções com a bola na área adversária, recuperou a posse em cinco ocasiões e registava um GoalPoint Rating de 7.7.
🇵🇹 INTERVALO | Sporting 2-0 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2023
🟢 Golo "de Puskás" de Nuno Santos 🇵🇹 e autogolo de Agra 🇵🇹
🟢 Leão dominador e na frente com justiça
⚫️ Panteras inofensivas#Ligabwin #LigaPortugalbwin #SCPBFC #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/8J8i9M5UVr
🇵🇹 Sporting 2-0 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2023
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Nuno Santos 🇵🇹 7.7 🔝
🥈 Rodrigo Abascal 🇺🇾 6.5
🥉 Manuel Ugarte 🇺🇾 6.2
🔻 Salvador Agra 🇵🇹 3.8#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPBFC #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/cF07kORict
Na etapa final o Sporting soube gerir a vantagem, viu uma óptima iniciativa de Esgaio ser travada pela barra da baliza boavisteira e chegou ao terceiro tento já em período de descontos, altura em que Esgaio (na assistência) e Paulinho (marca há três partidas seguidas) escreveram o 3-0. Petit foi promovendo diversas mexidas no esquema do xadrez visitante, mas foram inexistentes as “chances” de real perigo, perante o estreante Franco Israel.
[ Houve sempre Sporting mais ofensivo que o Boavista ]
MVP GoalPoint: Nuno Santos 👑
É um dos homens de confiança de Rúben Amorim e voltou a demonstrá-lo com mais uma exibição determinante e que abrilhantou com um momento sublime, de elevada nota artística e candidato ao prémio “Puskás”, atribuído pela FIFA ao melhor golo do ano. Em cima do intervalo foi dele a “assistência” para o 2-0. Dos números amealhados este domingo, o esquerdino foi, ainda, o mais rematador em campo, com cinco tentativas, fez quatro cruzamentos, 12 passes progressivos, sete acções com a bola na área adversária, recuperou a bola em dez ocasiões, perdeu-a por 13 vezes e gizou três acções defensivas. O MVP desta partida teve um GoalPoint Rating de 7.7.
🇵🇹 Sporting 🆚 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2023
Nuno Santos 🇵🇹 fez, de letra, um dos golos mais incríveis do campeonato, e também esteve no lance do auto-golo ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPBFC #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/Q7MCDyhsHO
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Sporting
Ugarte 7.5
Foi fundamental na forma como lançou a equipa rumo à baliza do Boavista, com uma exibição total, e destacou-se com extrema eficácia no capítulo do passe (92%, tendo acertado 49 dos 53 passes feitos), com três progressivos, recuperou a posse em oito ocasiões e somou com 13 acções defensivas, entre as quais nove desarmes – acumulou nove acções defensivas no meio-campo do opositor. Os aplausos que recebeu quando foi substituído por Tanlongo foram mais do que merecidos.
🇵🇹 Sporting 🆚 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2023
Manuel Ugarte 🇺🇾 esteve em todo o lado e acabou a bater o recorde de ações defensivas no meio-campo adversário (9) da #LigaBwin 22/23#LigaPortugalBwin #SCPBFC #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/kKjNJiSF6z
🇵🇹 85' | Sporting 2-0 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2023
Manuel Ugarte saiu com 13 ações defensivas no bolso, 9 delas no meio-campo adversário, um novo recorde da #LigaBwin 22/23#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPBFC #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/w1Aed3Vjwd
Paulinho 6.8
Esteve apenas cerca de 20 minutos em campo, tempo suficiente para ser considerado o terceiro melhor dos “leões”. Neste período, acumulou dois remates, um golo, 12 acções com a bola (três na área contrária) e três acções defensivas.
Procura-se GoalPointer lendário e anti-hater do Paulinho que esteve hoje em Alvalade 🤣🤣💚#RatersGonnaRate #SCPBFC#Ligabwin #SportingCP pic.twitter.com/Yl4R7DqekO
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 13, 2023
Trincão 6.4
Aproveitou a pouco mais de meia-hora de acção, imprimindo velocidade e imprevisibilidade ao ataque. Registou um remate, apenas um passe falhado em 19 (95% de eficácia), quatro acções com a bola na área boavisteira, cinco recuperações de posse acumuladas e quatro acções defensivas.
Marcus Edwards 6.4
Mais um bom jogo do extremo inglês, que está cada vez mais regular e tem sido um dos principais agitadores das ofensivas da equipa. Saiu aos 70 minutos com dois remates, uma ocasião flagrante criada, dois passes super progressivos e quatro dribles eficazes em oito tentados.
🇵🇹 65' | Sporting 2-0 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2023
Marcus Edwards é o primeiro jogador a chegar aos 50 dribles eficazes na #LigaBwin 22/23#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPBFC #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/XGyO4qFbcb
Coates 6.2
O capitão serenou os ânimos com sete posses de bola recuperadas, cinco acções defensivas (três intercepções) e 95% de eficácia nos passes.
Ricardo Esgaio 6.1
Mais confiante, fez uma bela exibição. Defendeu com segurança e ainda desequilibrou no ataque: com dois remates (um embateu na barra), dez passes progressivos recebidos, 80 acções com a bola (quatro na área contrária) e cinco acções defensivas.
Matheus Reis 6.0
Autor de nove passes progressivos, quatro recuperações da posse de posse e três acções defensivas.
Pedro Gonçalves 5.9
Poupado no início da etapa complementar, registou quatro passes progressivos, recuperou a posse do esférico em cinco ocasiões e gizou duas acções defensivas.
Chermiti 5.9
Foi uma das novidades no “onze”, esteve muito em jogo – sete acções com a bola na área adversária -, mas foi perdulário no momento da finalização (dois remates e perdeu a posse de bola em 12 ocasiões). Lutou e ainda fez a assistência para o primeiro golo do encontro.
Diomande 5.3
Importante na primeira fase de construção (dez passes progressivos e 102 acções com a bola (marca recorde no jogo) -, acumulou ainda seis acções defensivas, quatro delas no meio-campo do Boavista. A rever as 14 vezes em que perdeu a posse e os dois passes de risco que acumulou.
Destaques do Boavista
Abascal 6.9
Foi a unidade boavisteira com melhor nota, graças a nove posses de bola recuperadas e a excepcionais 14 acções defensivas (número que mais ninguém atingiu no encontro), com destaque para sete desarmes.
🇵🇹 34' | Sporting 1-0 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 12, 2023
Abascal ganhou todos os 7 duelos que disputou até agora, 4 deles a Esgaio #LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPBFC #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/NgKbIMLbIV
Reggie Cannon 5.8
De volta ao “onze”, o norte-americano fez de tudo para travar a avalanche leonina com seis recuperações de posse acumuladas e dez acções defensivas registadas.
Yusupha 5.3
Jogo ingrato para o goleador do Boavista, que não foi servido da melhor forma. Dos seus dados, realce para um remate, dez passes recebidos e três dribles eficazes em cinco tentados.