Futebol feminino em Portugal continua a crescer

-

Portugal bateu este ano a fasquia das 12.000 jogadoras de futebol e futsal registadas na FPF, demonstrando que a modalidade continua a crescer em Portugal. Uma nova página que confirma a afirmação do futebol feminino no país pode estar prestes a acontecer, com a primeira presença em campeonatos mundiais.

O futebol tem vindo paulatinamente a assumir-se como uma das modalidades mais apelativas para o sexo feminino no nosso país. Todos os dados indicam que o crescimento do futebol feminino em Portugal é uma certeza, com uma evolução positiva no número de praticantes, nos clubes presentes na Liga BPI e também nos resultados da selecção nacional, que pode agora conseguir a sua primeira presença no Campeonato Mundial de Futebol Feminino.

O interesse despertado pela modalidade é tanto que até passou a ser possível apostar nos jogos de futebol feminino em Portugal. Isso está disponível, por exemplo, em sites como Código bonus bet365 para quem quer fazer as suas primeiras apostas. E os jogos entre Portugal e a Bélgica, do play-off de qualificação, são sem dúvida uma excelente oportunidade para lucrar com a evolução da modalidade em Portugal.

Número de atletas atinge novos máximos

O Pordata revelou a meio deste ano dados que confirmam que o futebol é cada vez mais apelativo para as jovens e as mulheres portuguesas. O número de atletas registadas na Federação Portuguesa para as modalidades de futebol e futsal no nosso país superou agora a fasquia das 12.000 praticantes, registo que é o dobro das 6.000 atletas inscritas na Federação há 10 anos, em 2011. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, já que apenas 6,5% das 185.000 mulheres que fazem desporto em Portugal escolhe o futebol como modalidade.

Mediatismo e feitos da seleção confirmam crescimento do futebol feminino

Os feitos da seleção nacional feminina confirmam também o crescimento do futebol feminino em Portugal. Depois da segunda presença em Europeus obtida este ano (a estreia aconteceu em 2017), a equipa nacional está agora a disputar o play-off de apuramento para o Mundial Feminino, o que poderá ser um feito inédito.

A evolução positiva deste desporto também é confirmada pela integração nas convocatórias de atletas a jogar em equipas estrangeiras, já que isso confirma o talento das atletas nacionais e demonstra que as principais formações europeias de futebol feminino estão também atentas ao desenvolvimento das jogadoras de futebol portuguesas. Exemplo maior disso é Jéssica Silva, que foi mesmo contratada em 2018 pelo Lyon, equipa que era na altura a tetracampeã europeia de futebol feminino.

Para o crescimento do futebol feminino em Portugal também contribui o mediatismo que envolve a Liga BPI. Além da associação a um patrocinador de renome, o relevo do campeonato também tem crescido com a entrada de clubes como o Benfica, o Sporting e o Braga. Essa presença ajuda a tornar o futebol feminino ainda mais uma certeza em Portugal, e seguramente vai potenciar ainda mais o crescimento deste desporto no nosso país.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected]