Conhecer as táticas de futebol é assim tão importante?

-

O futebol reúne milhões de adeptos em todo o mundo, se todos eles entendem mesmo da modalidade? Provavelmente não.

Existe inclusive uma expressão muito conhecida – os treinadores de bancada, que são aqueles adeptos que comunicam com grande fervor as táticas que a equipa deveria adotar e que, claramente dessa forma iriam vencer todos os jogos. A verdade, é que nem todas as pessoas conhecem a fundo as estratégicas do futebol e, muitas, ficam-se apenas por torcer pela sua equipa do coração, ou observar os resultados dos principais jogos.

Mas, existe outra fração de adeptos, ou fãs da modalidade onde conhecer as táticas de futebol pode ser realmente útil. Seja porque até são jogadores da modalidade, mesmo que a nível amador, seja porque têm como passatempo fazer apostas online em futebol e querem recolher o máximo de informação para aumentar as probabilidades de acertarem nos seus palpites, ou simplesmente porque querem conhecer a nível mais técnico o seu desporto favorito.

O que é a tática no futebol?

Tática, é, na verdade, tudo aquilo que uma equipa faz em campo para conseguir alcançar os seus objetivos de jogo. Isto significa que tática, não é apenas um número, ou esquema, mas é a forma como a equipa se vai comportar num determinado jogo.

É exatamente por isso que por vezes vemos uma equipa com um comportamento de jogo mais ofensivo, ou, em outros momentos, mais defensivo, dependente da tática que estão a adotar. Como existem acontecimentos inesperados durante um jogo de futebol, a tática, não é algo estanque, mas que pode se ir alterando conforme o decorrer do jogo e conforme o resultado.

Tática e estratégia são a mesma coisa?

De uma forma geral, define-se estratégia como o objetivo final de um jogo e a tática a forma de lá chegar. Na prática, essa diferença não é muito significativa, pois o que interessa é conhecer bem a equipa, de onde ela vem no campeonato, como estão os seus jogadores, se aquele jogo será, ou não definitivo e terão obrigatoriamente de vencer, etc.

Isto significa no fundo, que seja por motivos de aposta, ou por motivos de entender melhor o comportamento de uma equipa num jogo, analisar o historial de cada equipa é importante.

Que táticas existem no futebol

É importante referir que a tática é diferente do esquema tático de uma equipa. O esquema tático está relacionado às posições que cada jogador vai ocupar em campo – e que mais uma vez pode ser alterado ao longo do jogo, já as táticas, dividem-se em quatro grandes grupos – defesa, ataque, recupera, avança, finaliza.

A defesa diz respeito à tática que a equipa adota quando não tem a bola. No caso da recuperação a tática poderá ser diferente se a recuperação é conseguida por reação ao adversário, isto é, o adversário perdeu a bola, ou numa vertente proativa, em que a equipa trabalha no sentido de recuperar a bola independentemente do comportamento do adversário.

A tática de avanço é uma tática de ataque, ou contra-ataque e a finalização diz respeito à forma, ou formas que a equipa tem de tentar finalizar o ataque, isto é, como vai tentar marcar um golo, ou finalizar um determinado passe.

As táticas não são estanques e a sua importância está relacionada com observar uma equipa, conseguir identificar as táticas e desta forma prever o desenrolar do jogo.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected].