A Suíça entrou a todo o gás na fase final deste EURO 2024. Os helvéticos apresentaram-se num belo plano em Colónia, abriram uma vantagem de dois golos ainda na primeira parte, souberam sofrer na sequência da reacção da Hungria, mas sobreviveram e respiraram de alívio no período de descontos. Kwadwo Duah, Michel Aebischer, Varga e Embolo foram os goleadores de serviço. Foi o quarto triunfo consecutivo dos suíços ante os húngaros, que neste sábado foram pouco “magiares”.
Reacção húngara não chegou para travar suíços
Ao intervalo, a Suíça vencia e convencia perante uma inoperante Hungria. O amplo domínio helvético traduzia-se na almofada de dois golos construída pelo engenho de Kwadwo Duah e pela arte de Michel Aebischer. A toada prosseguiu até aos 60 minutos, altura em que os húngaros reagiram, encurtaram distâncias e ameaçaram o empate. As dúvidas dissiparam-se no período de descontos com o chapéu certeiro de Embolo.
[ Passou por Granit Xhaka (10) todo o futebol helvético ]
O Jogo em 5 Factos
O sonho de Duah – Aos 27 anos, Kwadwo Duah, que nasceu em Inglaterra e que se tinha estreado pela selecção Suíça há duas semanas no particular ante a Estónia, abriu a contagem no primeiro remate enquadrado do encontro. O dianteiro do Ludogorets concluiu o duelo com três remates (dois enquadrados).
Inoperância magiar – Os húngaros fecharam a primeira parte com apenas cinco acções na área do opositor e um remate enquadrado em três tentativas.
À patrão – Um dos pêndulos do Bayer Leverkusen, Xhaka manteve a bitola neste sábado com quatro passes para remate, uma eficácia de 89% no capítulo dos passes e 99 acções com a bola (recorde no duelo).
Desastre à esquerda – Milos Kerkez, que chegou a ser associado no Verão passado ao Benfica, passou ao lado do encontro com dez passes falhados em 22 tentados – dois foram de risco – e 17 perdas da posse (recorde negativo).
Embolo, suplente de luxo – Lançado aos 75 minutos, o avançado precisou de apenas 14 acções com a bola, três das quais na área contrária, para fazer a diferença.
MVP GoalPoint: Michel Aebischer
Grande exibição do médio do Bolonha. Cerebral e com um pulmão inesgotável, ditou as rédeas no encontro e destacou-se com uma assistência, estreou-se a marcar com as cores suíças na 21.ª internacionalização – não fazia o gosto ao pé há um ano e meio -, alcançou as 62 acções com a bola, venceu três duelos, perdeu outros tantos, registou duas recuperações de posse, três acções defensivas, nove perdas e obteve um GoalPoint Rating de 8.2.