Inter 🆚 Milan | Nerazzurri voltam a imperar e estão na final

-

DEU Inter… outra vez! No segundo “dérbi della Madonnina” destas meias-finais da Liga dos Campeões, o Milan já teve Rafael Leão, mas nem por isso foi capaz de contrariar a maior maturidade e pragmatismo táctico do Inter, que jogou sem pressão, no erro, mas sempre com capacidade para chegar à frente de ataque. Não só anulou praticamente o ataque dos “rossoneri”, como resolveu a questão na segunda parte, com um golo de Lautaro Martínez que colocou a eliminatória em 3-0.

GoalPoint-2023-05-16-Inter-Milan-Champions-League-202223-Ratings

Frieza e maturidade

O Milan tinha obrigação de atacar mais, tentou fazê-lo, mas esbarrou na imagem de marca do Inter versão 2022/23 na Liga dos Campeões. Os “nerazzurri” foram sólidos e, tal como na primeira mão, chegavam com facilidade e pragmatismo à frente de ataque, embora desta feita sem as facilidades do outro jogo. Rafael Leão, num dos poucos lances em que se conseguiu libertar, aos 38 minutos, quase marcou, mas era o seu colega Sandro Tonali o MVP ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.4, com três passes para finalização e já duas ocasiões flagrantes criadas.

A consistência do Inter manteve-se na segunda parte, com o Milan sem ideias para chegar ao golo, ao contrário do que aconteceu do outro lado. Aos 74 minutos, Lautaro Martínez recebeu à esquerda da área e rematou forte para o 1-0 e para o 3-0 na eliminatória. Estava tudo decidido e o próprio Milan sentiu-o e deitou a “toalha ao chão”. Pela primeira vez desde 2009/10, na altura com José Mourinho, o Inter está na final da Champions.

[ Rafael Leão (17) esteve muito desligado do resto da equipa do Milan ]

GoalPoint-2023-05-16-Inter-Milan-Champions-League-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Lautaro Martínez 👑

Maduro, consciente dos espaços, das tarefas defensivas, com paciência para esperar por apoios e sempre ligado aos colegas de equipa. Lautaro Martínez foi o melhor em campo nesta segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, com um GoalPoint Rating de 6.8. Foi dele o golo solitário do encontro e foi ele o mais rematador da partida, com cinco disparos, dois enquadrados. Somou ainda dois passes para finalização, nove passes progressivos recebidos e seis acções com bola na área contrária.

GoalPoint-2023-05-16-Inter-Milan-Home-Lautaro-Martínez-Champions-League-202223-MVP

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Inter

Lukaku 6.8

Entrado aos 66 minutos, o belga deu velocidade, poder físico e capacidade para reter a bola e esperar pela subida dos jogadores do Inter. Foi dele a assistência para o golo de Lautaro, tendo realizado três passes para finalização e uma condução super progressiva.

Çalhanoğlu 6.6

É o cérebro de toda a manobra interista e um trabalhador incansável. Realce para o máximo de recuperações de posse do jogo (14) e para cinco faltas sofridas, valor mais alto do desafio.

Destaques do Milan

Maignan 6.4

O Milan precisava de ganhar, mas o facto de o seu guarda-redes ter sido o melhor da equipa diz muito desta meia-final. Maignan fez três defesas, duas a remates na sua grande área, uma verdadeiramente extraordinária na primeira parte.

Rafael Leão 4.9

A paragem por lesão não lhe fez bem, parecendo algo receoso em aplicar pique e velocidade. Ainda assim teve nos pés a principal oportunidade do Milan, ainda na primeira parte. Completou as duas tentativas de drible, realizou uma condução progressiva, mas desperdiçou uma ocasião flagrante.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.