Só por uma vez (em Fevereiro, altura em que se deparou com problemas físicos) Viktor Gyökeres não esteve presente nos “onzes” mensais GoalPoint e esta é a terceira vez, após Setembro e Janeiro, que o atacante do Sporting é o Jogador do Mês. O sueco voltou a estar em pleno fisicamente e vai acumulando exibições de luxo atrás de exibições de luxo, com golos, assistências e muitas estatísticas de nível muito elevado, e em Março, entre jogadores com mais de 240 minutos disputados, voltou a ser o melhor.
[ As quatro exibições de Gyökeres em Março ]

Números galácticos
O nosso Antunes esteve a ver e a rever vezes sem conta os números de Gyökeres nestas quatro jornadas, entre a 24 e a 27, para ter a certeza de que não estava a ter alucinações tal a enormidade das estatísticas do avançado. Nas quatro rondas, Viktor foi sempre MVP, com ratings nunca abaixo de 8.3, fez sete golos e duas assistências, usou e abusou dos remates, dos passes para finalização, das conduções progressivas, das acções na área e arrasou nos duelos individuais, ganhando 62 deles. O quadro acima mostra apenas uma pequena parte do monstruoso desempenho de Gyökeres em Março e, por si só, sustenta o prémio de melhor jogador do mês.
[ O statscard da época de Gyökeres até à jornada 27 ]

No mês findo, Gyökeres assinou as seguintes marcas:
- Melhor marcador (7 golos)
- De longe o jogador com mais Golos Esperados (xG), nada menos que 5,97, com um superavit de 1,03
- Um dos jogadores com mais assistências (2)
- Um dos jogadores com mais ocasiões flagrantes criadas (3)
- Peso de 75% dos tentos marcados pelo Sporting consigo em campo (golos mais assistências)
- Quarto jogador com mais passes para finalização (11)
- Dono do valor mais alto de acções com bola na área contrária (53, mais 29 que o segundo)
- Jogador com mais remates (19) e disparos enquadrados (13)
- Jogador com mais passes progressivos recebidos progressivas (72, mais 32 que o segundo)
- Líder em conduções progressivas (23, mais dez que o segundo) e super progressivas (16, o dobro do segundo)
- Terceiro com mais tentativas de drible (19) e quarto em dribles eficazes (9)
A Primeira Liga está a entrar na recta final e decisiva. Aconteça o que acontecer no final, seja o Sporting campeão ou não, Gyökeres está na “pole position” para ser a grande figura do campeonato. Conseguirá manter o nível até à jornada derradeira?
Parabéns Viktor!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.
Notas metodológicas:
- O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
- Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.