Marítimo 🆚 Benfica | Águia perdulária voa rumo ao título

-

O Benfica foi ao Funchal vencer o Marítimo por 3-0, em jogo da 24ª jornada da Liga bwin. Um resultado muito importante para as “águias”, pois acontece precisamente na ronda antes de os dois mais directos perseguidores, Braga e Porto, se defrontarem na Pedreira. Os “encarnados” dominaram amplamente, criaram muitos lances de perigo, mas falharam ainda mais, inclusive uma grande penalidade, por João Mário. O médio acabaria por se redimir na segunda parte com um golo, sendo os outros dois da autoria de David Neres.

GoalPoint-2023-03-12-Maritimo-Benfica-Liga-Bwin-202223-Ratings

Muito domínio e pouca pontaria

O jogo começou repartido, com o Marítimo a conseguir equiparar-se na pressão. Porém, aos poucos, os “encarnados” começaram a assentar o seu jogo e a empurrar os insulares para a sua grande área, criando diversos lances de perigo, vários com João Mário como protagonista. O médio, porém, esteve perdulário, mas também Aursnes e Gonçalo Ramos, os dois com flagrantes falhadas. Ambas no mesmo lance, que acabou por dar penálti para as águias, por falta de René Santos sobre o norueguês. Contudo, João Mário atirou por cima na conversão do castigo máximo.

Cláudio Winck fez um grande trabalho, aos 31 minutos, e mancou um golo de antologia, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo e, pouco depois, foi Marcelo Carné a evitar um tento quase feito de David Neres. Porém, o brasileiro e também João Mário, redimiram-se já nos descontos. O português entrou na área pela direita, cruzou e Neres só teve de encostar para o 1-0, consumando uma grande superioridade benfiquista, à qual faltava pontaria.

O MVP era Fredrik Aursnes. Incrível a exibição do norueguês que esteve em todo o lado, sempre com elevadíssima qualidade. Criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, completou incríveis seis de sete tentativas de drible, sofreu falta para penálti e somou o máximo de recuperações de posse. O seu GoalPoint Rating de 7.4 teria sido ainda mais alto não tivesse falhado uma flagrante.

O segundo tempo começou com o segundo golo benfiquista. Aos 51 minutos, Grimaldo fugiu pela esquerda, cruzou, Gonçalo Ramos – nem Carné – não foram à bola e esta chegou aos pés de João Mário que, ao segundo poste e de ângulo apertado, atirou a contar. E aos 57 o 3-0, com Neres a bisar, após um grande lance colectivo e assistência de calcanhar de Grimaldo.

O jogo ficava praticamente decidido e o ritmo baixou a partir daqui. Os insulares perceberam que pouco ou nada podiam fazer para inverter o rumo dos acontecimentos e como que baixaram os braços. Assim o encontro encaminhou-se vagaroso para o seu fim, com mais um importante triunfo para as “águias”. Até final destaque para as estreias de Andreas Schjelderup e Casper Tengstedt.

[ Grimaldo (3) e Aursnes (8) no jogo à parte ]

GoalPoint-2023-03-12-Maritimo-Benfica-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Fredrik Aursnes 👑

Que jogo do norueguês. Aursnes foi o corpo, alma e cérebro de todo o futebol benfiquista, deixando a sua forte marca em praticamente todos os momentos do jogo, a defender, a atacar, a organizar. O médio pode ser alto e loiro (aparentemente…), mas de tosco tem pouco. É inteligente, tem visão e técnica, o que o ajudou a terminar o jogo como melhor em campo, com um rating de 8.0. Ao todo criou duas ocasiões flagrantes em quatro passes para finalização, somou o máximo do jogo de passes completos (56) e tentados (64), fez dez progressivos e dois super progressivos, registou seis acções com bola na área contrária, completou seis de oito tentativas de drible (também máximos), sofreu falta para grande penalidade e acumulou nove recuperações de posse, um dos máximos. Patrão em campo inteiro. Viu um amarelo que o afasta da recepção ao Vitória de Guimarães.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Marítimo

Marcelo Carné 7.8

A pressão benfiquista foi intensa, pelo que o guardião maritimista teve muito trabalho. Terminou com sete defesas, todas a remates na grande área, duas a disparos a menos de oito metros, e evitou 1,5 golos (defesas – xSaves).

Riascos 5.6

O colombiano jogou pouco mais de meia-hora e foi dos melhorzinhos dos insulares, com um passe para finalização e cinco recuperações de posse.

Destaques do Benfica

David Neres 7.6

Por vezes não se dá por ele, mas lá está o brasileiro com arrancadas e movimentos de ruptura, ao que neste jogo juntou dois golos. Neres foi o mais rematador do encontro, com seis disparos, três enquadrados, somou o máximo de passes progressivos recebidos (10), bem como de acções com bola na área contrária (8). A flagrante falhada corta-lhe a nota.

Grimaldo 7.3

Mais um jogão do espanhol. O passe que redundou no 2-0 acabou por não contar como assistência, pois a bola sofreu um desvio, senão seriam duas. No 3-0 fez a entrega de calcanhar para o golo de Neres, registando ainda nove passes ofensivos valiosos, dois cruzamentos eficazes em cinco, nove recuperações de posse, quatro acções defensivas no meio-campo contrário e três bloqueios de passe/cruzamento.

Bah 7.1

O dinamarquês esteve sólido, somando uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, quatro duelos aéreos ganhos em cinco e máximos de acções defensivas no meio-campo contrário (5) e desarmes (6). De negativo os valores mais altos de passes (16) e passes de risco (6) falhados, e de perdas de posse (24).

Otamendi 6.5

A sua leitura de jogo é exímia, o que lhe permite antecipar jogadas adversárias e cortá-las. O argentino rematou duas vezes, ambas enquadradas, ganhou sete de nove duelos aéreos e acumulou excelentes quatro bloqueios de remate (máximo)

Chiquinho 6.5

Nota-se cada vez mais a tentativa do médio em integrar-se mais nos momentos de finalização. Esteve muito bem no passe, com dois para finalização e um para ocasião flagrante, completou 42 de 45 entregas (93%) e registou seis ofensivos valiosos, além de dois super progressivos.

Florentino 6.3

Bem defensivamente o “trinco”, que somou nove recuperações de posse, cinco desarmes e quatro intercepções (um dos máximos).

Gonçalo Ramos 6.3

Desta feita mão marcou, mas o avançado criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, acumulou sete acções com bola na área contrária e ganhou dois de quatro duelos aéreos ofensivos.

João Mário 4.9

Nota negativa para o médio benfiquista, apesar de ter marcado um golo e feito uma assistência. É que João Mário desperdiçou duas ocasiões flagrantes, incluindo uma grande penalidade.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.