A Roma está mais perto de atingir a final de 2022/23 da Liga Europa. Num jogo muito táctico, a equipa de Mourinho venceu com um golo solitário, recuando depois á espera de uma reacção do Bayer que chegou, mas sem resultados. Já em Turim, o Sevilla esteve muito bem na primeira parte, marcou primeiro, mas um tento nos descontos deixa a Juventus com tudo em aberto para a partida na Andaluzia.
Em Roma, os alemães foram os primeiros a criar perigo, com Florian Wirtz (7′) a desperdiçar uma ocasião flagrante, mas aos poucos os comandados de José Mourinho foram pegando no jogo, numa tentativa de pressionar alto, mas sem ideias ofensivas claras – embora Bryan Cristante (19′) tenha estado perto do golo. Assim, a primeira parte foi mais de cautelas mútuas do que outra coisa, sem grande emoção e com um nulo que obrigava as equipas a mudar muita coisa no segundo tempo.
Também em Itália, mas em Turim, o Sevilla voltou a provar que esta é a sua competição, atacando bastante, bem mais do que a Juventus, e marcou através do marroquino En-Nesyri, aos 26 minutos- Era o corolário lógico do ascendente dos andaluzes, que foram para o descanso merecidamente na frente.
En-Nesyri a confirmar os dotes de goleador 💪#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #EuropaLeague #juventus #sevilla #betano #EnNesyri pic.twitter.com/ksdvHPQcxv
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) May 11, 2023
🇪🇺 INTERVALO | 🇮🇹 Roma 0-0 Leverkusen 🇩🇪
🟡 Muitas cautelas numa 1ª parte repartida
🔴 Romanos tentam pressionar, mas sem ideias
⚫️ Alemães fortes na transições#UEL #EuropaLeague #RomaBayer pic.twitter.com/yPOdej9gJZ— GoalPoint (@_Goalpoint) May 11, 2023
🇪🇺 INTERVALO | 🇮🇹 Juventus 0-1 Sevilla 🇪🇸
🔴 Andaluzes vão fazendo valer os seus "galões" na prova
🔴 Espanhóis bem mais acutilantes no ataque
🔴 En-Nesyri 🇲🇦 vai fazendo a diferença#UEL #EuropaLeague #EUROPAnaSPORTTV #JUVSEV pic.twitter.com/3zXkMfinuK— GoalPoint (@_Goalpoint) May 11, 2023
Edoardo Bove fez, aos 62 minutos, o golo da Roma, colocando alguma justiça no marcador, uma vez que os italianos estavam por cima da partida. Foi o mote para uma mudança no paradigma do jogo. A equipa de Mourinho como que ficou satisfeita com a vantagem e recuou um pouco as linhas, na esperança de aproveitar os espaços de um Bayer agora à procura do golo. Como resultado, o jogo perdeu alguma qualidade e pouco de viu de lances de perigo a partir daqui – tirando um perto do fim com Cristante salvador. A Roma vai para a segunda mão com uma vantagem magra, algo que Mourinho sabe, como poucos, gerir.
O Olímpico de Roma entra em erupção!
Edoardo Bove mete a Roma na frente! #sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #EuropaLeague #asroma #leverkusen #betano #Bove pic.twitter.com/EsxUg9OgKh
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) May 11, 2023
Em Turim, por outro lado, a Juventus teve de dar “corda aos sapatos” na tentativa de anular a vantagem espanhola, mas como quase sempre, o Sevilla dá-se muito bem com este tipo de jogos, em que se encontra em vantagem e na disposição de jogar no erro adversário. Não aproveitou esses lances, mas a “velha senhora” sim, já nos descontos, com um golo de Federico Gatti a deixar tudo em aberto para a segunda mão.
[ Em nenhum dos jogos houve uma equipa claramente mais pressionante ]
MVPs GoalPoint
Lorenzo Pellegrini 6.8
O craque italiano da Roma esteve quase sempre uns furos acima dos demais. Dos seus pés saíram três passes para finalização, incluindo uma ocasião flagrante, e ainda registou o valor mais alto de desarmes, nada menos que cinco.
Danilo 7.5
Em Turim, o MVP foi um ex-FC Porto. Danilo esteve muito bem a central, registando sete passes longos certos em 11, o máximo de acções com bola (100), ganhou quatro de cinco duelos aéreos, recuperou sete vezes a posse de bola e acumulou extraordinárias 20 acções defensivas – quatro desarmes, quatro intercepções, 11 alívios e um bloqueio de passe – entre elas um corte decisivo.