Moreirense 🆚 Sporting | Leão vence cónegos inofensivos

-

Triunfo natural do Sporting em Moreira de Cónegos, construído graças a uma primeira parte de grande nível. Dois golos nessa fase, de Morita e Pedro Gonçalves, futebol de belo recorte no ataque, com movimentações colectivas irresistíveis e uma excelente competência na finalização. O segundo tempo foi mais pobre e quase sem ocasiões de golo, com o Moreirense a ser uma equipa perfeitamente inofensiva.

GoalPoint-2024-02-19-Moreirense-Sporting-Primeira-Liga-202324-Ratings

Só uma equipa com qualidade no ataque

Só deu Sporting na primeira parte, confirmando o excelente momento de forma dos homens de Alvalade. Logo aos dois minutos, num lance confuso, Morita abriu as contas do marcador e, aos 23, foi a vez de Pedro Gonçalves ampliar, assistência de Francisco Trincão. O corolário lógico de uma superioridade total por parte dos lisboetas, que atacavam por todos os corredores, em constantes movimentações e trocas de posição.

O melhor ao intervalo era precisamente “Pote”, com um GoalPoint Rating de 6.8, fruto de um golo em dois remates e dois passes para finalização.

O Moreirense corrigiu posicionamentos e estancou um pouco o futebol de vertigem do “leão”. O jogo continuou a estar na mão do Sporting, a controlar e a dominar, mas sem as facilidades para construir lances de envolvimento e perigo no último terço. Por esse motivo, os lances de golo iminente foram quase nulos após o descanso, com excepção para um remate ao poste de Pedro Gonçalves, que Trincão converteu em golo, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. O resultado não se viria a alterar.

[ Moreirense sempre muito “encolhido” ]

GoalPoint-2024-02-19-Moreirense-Sporting-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Pedro Gonçalves 👑

Mais um grande jogo de “Pote”, de novo decisivo num triunfo do Sporting. O médio foi o melhor em campo em Moreira de Cónegos, com um GoalPoint Rating de 7.6, graças a um golo, três remates, um ao poste, oito passes progressivos recebidos, cinco recuperações de posse e três desarmes.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Moreirense

Frimpong 6.8

Apesar de ter estado ligado ao lance do 1-0, o lateral fez um belo jogo, como atestam os seis desarmes (máximo) e os sete alívios (também um dos registos mais elevados).

Kewin 5.7

Muito trabalho para o guardião dos homens da casa, em especial na primeira parte. Kewin terminou com quatro defesas, três a remates na sua grande área

Destaques do Sporting

Gyökeres 7.2

Coisa rara, o sueco não marcou nem assistiu, mas fez um excelente jogo, com movimentações e lances de qualidade. Destaque para uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, 11 passes progressivos recebidos, três dribles certos em cinco e duas conduções progressivas.

Morita 6.9

O japonês teve sorte no golo que marcou, mas isso não tira mérito à sua exibição, que teve ainda quatro remates, três passes para finalização, o máximo de recuperações de posse (10) e cinco desarmes. Falhou uma flagrante.

Trincão 6.3

O extremo voltou a ser decisivo, desta feita não a marcar, mas a assistir para o golo de “Pote”. Trincão fez três remates, dois enquadrados, acumulou cinco acções com bola na área contrária e a sua nota não é mais alta por ter falhado uma ocasião flagrante.

Gonçalo Inácio 6.3

Mais uma vez o central leonino esteve imparável no passe, com 79 certos em 95 tentados (ambos máximos), mas também registou o valor mais alto de falhados (16) e de passes de risco errados (6). Foi o jogador com mais acções com bola (108), ganhou nove de 13 duelos e somou oito acções defensivas.

Coates 6.0

O uruguaio acertou 72 de 75 passes (95%), acumulou 90 acções com bola (segundo valor mais alto) e fez sete recuperações de posse.

Quaresma 5.8

Menos exuberante do que em outros jogos, o jovem acertou 93% dos passes que realizou e somou quatro desarmes.

Hjulmand 5.7

Muito importante na pressão e a cair sobre o portador da bola, em especial no primeiro tempo, na melhor fase do Sporting. Fez cinco recuperações de posse e outras tantas acções defensivas.

Geny Catamo 5.7

O jovem é lateral, mas conseguiu acumular o máximo de acções com bola na área contrária, incríveis 11, e assinou sete conduções progressivas e quatro super progressivas, ambos valores mais elevados.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.