Há um novo rei egípcio que brilha no futebol europeu. Falamos de Omar Marmoush. Aos 25 anos, o avançado está a confirmar todos os bons indícios que já tinha deixado em 2023/24. Moldado na formação do Wadi Degla, em 2017 despertou o interesse do Wolfsburg, passou por empréstimos em conjuntos como St. Pauli e Stuttgart e, em 2023, sem nunca ter sido verdadeiramente aproveitado pelos “lobos”, mudou-se a custo zero para Frankfurt.
Com 12 jogos oficiais, ao serviço do Eintracht e da selecção do Egipto, já marcou dez golos e leva seis assistência. Na Liga alemã, em seis encontros, balançou as redes por oito vezes e carimbou quatro assistências.
No último encontro da Bundesliga, antes da pausa das selecções, Oumar vestiu o fato de gala e foi um pesadelo para a defesa do Bayern Munique, bisou, ofereceu um tento a Hugo Ekitiké e infernizou a vida a Upamecano e Kim Min-jae.
“Omar tem talento e foi isso que ele mostrou. Jogadores como ele só precisam de alguns momentos para brilhar. Só vai melhorar com o tempo”, destacou, no final do empate (3-3), o comandante do Bayern Munique, Vincent Kompany.
Na temporada passada foram 17 os tiros certeiros e seis os passes para golo nos 41 duelos em que actuou. Pelo Egipto, o novo “Faraó” soma 34 internacionalizações e seis golos.
Números que impressionam
Esmiuçando os desempenhos desta época no campeonato germânico, Marmoush tem números extraordinários, num campeonato reconhecidamente exigente para qualquer jogador se destacar. Mas Omar destaca-se, e de que maneira.
Entre os jogadores com mais de 270 minutos em campo:
Na luta para melhor da época – Seis jornadas já decorreram na Bundesliga e Omar regista o segundo melhor GoalPoint Rating da prova, um 7.69.
Goleador absoluto, mas não só – O atacante é o melhor marcador da Bundesliga, com oito remates certeiros, e o segundo melhor assistente, com quatro passes para golo, ficando apenas atrás do inevitável Harry Kane;
Peso grande no Eintracht – O egípcio é o segundo jogador com maior percentagem de contribuição para golo (G + A) no seu clube sempre que está em campo, com impressionantes 85,7% dos tentos a terem a sua intervenção directa.
De olhos postos na baliza – Omar ocupa o terceiro posto entre os jogadores com mais remates (5,1) e é o segundo com mais remates de bola corrida (4,8).
[ Omar remata de todo o lado – a amarelo os golos ]
Sempre no lugar certo – O dianteiro, que tem como ídolos Ronaldo, o fenómeno, e Ronaldinho Gaúcho é o quarto jogador da Bundesliga com melhor média de acções com bola na área adversária por 90 minutos (8,6).
[ Todas as acções com bola de Marmoush ]
Um perigo à solta – Marmoush é, ainda, o líder em ocasiões flagrantes criadas (1,1). Dados que, no mínimo, impressionam.
Se mantiver este ritmo diabólico, este ponta-de-lança/segundo ponta-de-lança completo vai bater todos os recordes e promete aguçar (ainda mais) o interesse que já tem despertado em emblemas como o Manchester United, West Ham, Liverpool, Arsenal, Nottingham Forest, Aston Villa e Chelsea, segundo a Sky Sports.
Nos últimos anos, as “águias” têm sido uma montra e lançaram nomes como os de Randal Kolo Muani, Luka Jović e Sébastien Haller.
Como joga o príncipe egípcio?
Com uma velocidade supersónica, a fazer lembrar o compatriota Mo Salah, Omar é feroz a desmarcar-se, muito móvel, gostando de percorrer toda a linha de ataque, é bastante agressivo no momento pós perda da posse, ajudando a equipa a fazer o trabalho “sujo” sem a bola, e muito intenso. Além destes predicados, não é nada egoísta, como comprovam as assistências e ocasiões flagrantes que vai coleccionando.
“Oumar é responsável por criar perigo no ataque, marcar golos e fazer assistências. É muito complicado defendê-lo devido à sua velocidade e à rapidez com que consegue correr em profundidade. Também sabe jogar dentro da área e fazer passes incríveis. Está numa forma excepcional neste momento e sente-se confortável. Esse é o segredo do seu sucesso”, declarou o treinador da equipa que ocupa o terceiro lugar no campeonato alemão, Dino Toppmöller, citado pelo Goal.com.br.