O conto de fadas do jovem Jens Petter Hauge 🇳🇴

-

Jens Petter Hauge é uma das revelações e agradáveis surpresas desta temporada 2020/21. O norueguês tem estado em destaque no AC Milan, principalmente na Liga Europa, competição onde tem sido mais utilizado por Stefano Pioli. Na fase de grupos da prova, o jogador de 21 anos foi lançado em cinco partidas da prova – três como titular e dois como suplente utilizado –, completando um total de 277 minutos, marcou três golos e deixou a certeza de que os €5M gastos na compra do seu passe foram uma “pechincha”.

Uma espécie de conto de fadas dos tempos modernos. Bastaram cerca de 90 minutos para que a vida de Jens Petter Hauge mudasse. No dia 24 de Setembro deste ano, o AC Milan defrontou o Bodo/Glimt, num jogo relativo à terceira pré-eliminatória da Liga Europa, venceu com dificuldades por 3-2. Aqui o talento de Hauge emergiu. Além de ter marcado um golo, o norueguês infernizou a vida aos defensores contrários, gizou uma assistência, quatro passes para finalização, seis passes valiosos (decisões certas a menos de 25 metros da baliza) e despertou a atenção do emblema italiano, que não pensou duas vezes e tornou-o “rossonero” até 30 de Junho de 2025.

Com um 1,84 cm, Hauge actua, preferencialmente, como extremo-esquerdo, posição onde consegue accionar o pé mais forte, o direito, nas diagonais da ala para a zona central que tanto gosta de fazer, ou em combinações com os colegas de equipa. No 1x4x2x3x1 do AC Milan, o “teenager” também pode jogar como extremo-direito, o que não o impede de manter o faro para o golo (são quatro em 12 partidas) em todas as competições esta temporada.

“Ele está muito bem, ainda pode evoluir mais, tem imensas qualidades e estamos muito satisfeitos com as suas exibições. A melhor característica dele são as jogadas de 1×1, mas tem de trabalhar sem a bola, nem sempre poderá tê-la com ele. Há muitas coisas em que Hauge pode melhorar, mas está a fazer coisas importantes. Vislumbrámos as qualidades dele e o clube saiu-se muito bem e contratou um jogador tão interessante”, regozijou o comandante “milanista” Pioli, citado pelo “site” Milan News.

[ Grande golo de Hauge ao Sparta de Praga ]

Natural de Bodø, Nordland, Hauge ingressou na academia local Bodø / Glimt em 2012 e foi progredindo e brilhando nos escalões de formação do clube e também do país. Aos 16 anos assinou o primeiro contrato profissional e, no dia seguinte, a 8 de Julho de 2016, fez três golos na estreia enquanto profissional: suplente, entrou em cena aos 64 minutos e tornou-se no jogador mais jovem da história do emblema a marcar na Liga norueguesa, assinando um “hat-trick” no triunfo diante do IK Start por 4-1. Após o Bodø / Glimt ter descido de divisão, Hauge foi emprestado ao Aalesunds e, após esse período, cimentou a vaga no “onze” do Bodø, com golos, assistências, tendo sido essencial no inédito título – em 104 anos de existência – que o clube conquistou, numa altura em que Hauge já estava em solo italiano. Em 18 partidas apontou 14 golos e dez assistências. Incrível!

Voltando à Liga Europa, e esmiuçando os dados do internacional pela Noruega, verificámos que registou, em média, dois remates a cada 90 minutos, quase dois passes para finalização, cerca de cinco dribles por encontro (e uma eficácia de 47%) e uma média de cerca de um golo a cada 90 minutos, num total de três tiros certeiros, uma assistência, tendo tido participação directa em 57% dos golos do Milan enquanto esteve em campo.

À espera de “explodir” na Serie A

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Jens-Petter-Hauge-infog
Clique para ampliar

Na Serie A, que a equipa de Rafael Leão e Diogo Dalot lidera, a utilização do avançado tem sido menor. Não obstante já soma seis participações, um tento marcado no “clássico” frente ao Nápoles, na oitava jornada, e a certeza de que tem tudo para seguir as pisadas dos compatriotas Martin Ødegaard (Real Madrid), Sander Berge (Sheffield United) e Erling Haaland (Borussia Dortmund).

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR