O futuro do futebol nos eSports

-

A indústria de futebol conseguiu transformar-se através do aproveitamento das oportunidades no mundo digital, desenvolvendo competições de eSports nacionais e internacionais cada vez mais populares. Essa popularidade tem sido acompanhada por patrocínios milionários que vão atraindo audiências de todas as gerações, tal como acontece no formato tradicional. O maior feito dos eSports até ao momento foi conseguir reunir os adeptos de futebol com os jogadores casuais de jogos, mas o seu potencial está apenas no início.

O começo dos eSports no futebol

Os videojogos de futebol existem desde o final dos anos 80, e tornaram-se ainda mais populares nos anos 90, devido à maior comercialização de jogos e consolas, mas também ao primeiro lançamento do FIFA em 1993. Com a expansão de vários títulos ao longo dos anos, os adeptos de futebol puderam aproveitar o entretenimento digital do seu desporto favorito.

A introdução de novas capacidades de jogo online através da internet permitiu dar os primeiros passos no sentido de eSports. O que começou por jogos entre amigos e jogadores na web rapidamente se tornou em competições com classificações que deram origem a um conceito de competições dos melhores jogadores de cada título.

Os eSports de futebol na atualidade

Os eSports contam agora com uma indústria definida por uma tendência em crescimento recebendo cada vez mais atenção. No caso do futebol, é possível encontrar várias competições de eSports oficiais reconhecidas e de grande escala, como The FIFAe World Cup, eFootball, ePremier League Football ou por cá a eLiga Portugal.

As transmissões destas competições são outro ponto que tem se tornado cada vez mais relevante para muitos canais. Os eSports eram exclusivamente acompanhados por opções de stream online, como a Twitch; hoje, entretanto, muitos dos canais conhecidos, como a RTP Arena, vão acompanhando a evolução dos eSports.

Além das transmissões, também as casas de apostas se vão adaptando a esta modalidade. Os sites que funcionam como plataforma de apostas apresentam os eSports como uma categoria própria e com os principais torneios e eventos do momento. Tal como acontece em desportos tradicionais, estatísticas e mercados de apostas estão disponíveis para os entusiastas de futebol, que podem acedê-los e customizar sua experiência a partir do computador e de dispositivos móveis.

A adesão dos clubes aos eSports

Com o crescimento das audiências nos torneios, rapidamente os clubes começaram a interessarem-se no salto para os eSports para competirem com os seus próprios jogadores. Os clubes de futebol começaram assim a participar e contratar alguns dos mais talentosos jogadores de FIFA ou PES para representá-los nos torneios de eSports, muitos deles a tempo inteiro.

Desta forma, os clubes aproveitam para melhorar a sua reputação e reforçar a base de fãs que se conectam com novas gerações, com maior interesse pelos desportos digitais. Já os fãs podem acompanhar mais uma modalidade dos seus jogadores e equipas favoritas com maior facilidade.

As oportunidades de eSports não ficam por aqui, pois o desenvolvimento desta modalidade aumentou tanto que até mesmo universidades e faculdades oferecem cursos de eSports para estudantes interessados nesta indústria. Não só jogadores, mas também jovens interessados em treino e análise poderão um dia fazer carreira profissional numa equipa técnica ou de eventos de eSports.

As tendências de eSports

À medida que os eSports aumentam a sua presença e influência, é esperado que mais clubes se destaquem na sua posição através de investimentos nesta modalidade. Os grandes retornos financeiros de transmissões, sócios e até de reputação são um potencial com muito futuro por explorar, algo onde os eSports conseguem oferecer uma nova forma de competição por talento e conquistas. A experiência de eSports do futuro irá certamente desenvolver uma interação social mais elevada, como acontece nas redes sociais, onde os fãs poderão participar e interagir de forma mais ativa.

Os eSports aproveitaram as capacidades e avanços da tecnologia para oferecer uma nova modalidade ao mundo do desporto. As oportunidades neste segmento vão muito além de apenas jogadores competindo; existe um potencial de desenvolver novas carreiras profissionais e atrair audiências de todas as idades e em qualquer lugar. Para o futuro, é certo que os clubes vão manter um foco próprio nos eSports para se manterem no topo da competição.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected].