O XI GoalPoint de Fevereiro da Liga 23/24

-

F evereiro foi pouco “democrático” no que toca ao XI do mês GoalPoint Ratings. Os três “grandes” monopolizam as vagas, com sete presenças, que sobem para oito se juntarmos o outro integrante do G4, o Braga. Sporting e Benfica dominam os desempenhos individuais, com três elementos cada.

Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 240 minutos na prova, entre as jornadas 20 e 23, com excepção para os do Sporting (180 minutos), devido ao adiamento do jogo com o Famalicão. Vamos aos detalhes.

O XI de Fevereiro de 2024 da Primeira Liga

GoalPoint-Onze-Mês-Fevereiro-Primeira-Liga-202324-infog

Kewin Silva 6.28

Um dos esteios da boa campanha do Moreirense, Kewin registou uma média de 3,5 defesas por 90 minutos, travou 82,4% dos remates enquadrados que enfrentou (segundo valor mais alto) e foi o guardião com mais golos evitados (defesas – xSaves) neste período, nada menos que 3,7.

Alexander Bah 6.81

O melhor lateral de Fevereiro. O dinamarquês dá uma acutilância ofensiva e uma verticalidade diferente ao futebol benfiquista e, nesta fase, fez uma assistência, foi o segundo da posição em desarmes (4,3), em intercepções (2,5) e líder em bloqueios de cruzamentos (1,3).

Sebastián Coates 6.67

O central continua a ser um esteio incontornável na equipa do Sporting. Em Fevereiro fez um golo, registou 1,3 intercepções por 90 minutos e foi o quarto central em recuperações de posse (6,3).

Nicolás Otamendi 6.74

O melhor central de Fevereiro. Otamendi vai sobrevivendo às exibições menos conseguidas dos “encarnados”, sendo uma espécie de “pronto-socorro” a acorrer aos erros colectivos da equipa. Nesta fase fez um golo, foi o terceiro da posição em eficácia de passe (91,2%) e o líder entre centrais em recuperações de posse (7,5).

Francisco Moura 6.44

O defesa-esquerdo do Famalicão continua a dar cartas e é um dos valores seguros da Liga. Moura liderou na média de passes para finalização (3,3), foi o quarto em desarmes (3,7) e o terceiro que menos falhou neste tipo de lances (21,4%).

Rodrigo Zalazar 6.60

O médio uruguaio tem sido um dos mais consistentes jogadores bracarenses, mesmo quando a equipa perde um pouco de clarividência. Em Fevereiro fez um golo e uma assistência, foi o quarto médio com mais acções com bola (96,5), o terceiro em passes para finalização (2,9) e em ocasiões flagrantes criadas (0,4) e o segundo em bloqueios de passe (2,2).

Mateus Fernandes 6.65

O melhor médio de Fevereiro, à atenção de Rúben Amorim. Mateus fez um golo, liderou entre médios em passes para finalização (3,2), foi o terceiro em conduções progressivas (2,1) e super progressivas (0,4), assumindo um protagonismo vital em toda a manobra do Estoril Praia.

Francisco Conceição 7.29

Já o dissemos noutros artigos e repetimos. Francisco Conceição ultrapassou com distinção o rótulo de filho do treinador. O extremo está numa grande forma, brilhando jogo após jogo, com um futebol mais adulto e de melhores decisões. Em Fevereiro fez um golo, foi o segundo extremo com mais acções na área contrária (9,6), o líder da posição em passes para finalização (3,9), o quarto em cruzamentos de bola corrida (3,7), com extraordinários 46,2% de eficácia, o que mais conduções progressivas (5,1) e super progressivas (1,4) realizou, o que mais tentou o drible (8,7) e o que mais dribles completou (4,5).

Pedro Gonçalves 6.68

Grande época está a fazer o médio-ofensivo leonino, que leva nove golos e dez assistências no campeonato. Em Fevereiro fez um tento e dois passes para golo, fez 3,3 remates por 90 minutos, todos de bola corrida, e criou 0,7 ocasiões flagrantes.

Rafa Silva 8.32 MVP mensal 👑

O jogador GoalPoint do mês de Fevereiro, sobre o qual escrevemos um artigo dedicado, que pode ler aqui (link).

GoalPoint-POM-Rafa-Silva-Benfica-Fevereiro-2024

Viktor Gyökeres 7.76

Presença constante nos “onzes” ao longo da temporada, Gyökeres voltou a arrasar, mantendo uma consistência à prova de crítica. Nestas quatro rondas fez dois golos, entre pontas-de-lança foi o líder em passes para finalização (2,4), foi o jogador da Liga com mais passes progressivos recebidos (17,2), o líder (com Jota Silva, do Vitória) em conduções progressivas (2,8) e o jogador da posição com mais tentativas de drible (5,5) e o segundo em dribles completos (2,4).

Menções honrosas

David Neres (Benfica) 8.75

O brasileiro viveu um mês de Fevereiro de grande fulgor, com três golos e duas assistências. Se este “onze” fosse construído com jogadores com mais de 183 minutos de utilização (os de Neres), teria sido o jogador do mês.

Eduardo Quaresma (Sporting) 6.66

Grande temporada está a fazer o central, finalmente a mostrar consistência e regularidade. Nestas quatro rondas fez um golo, mas fica de fora tapado por Otamendi e pelo colega de equipa Coates.

Francisco Trincão (Sporting) 6.58

Após ser o melhor de Janeiro, Trincão volta a merecer referência, com um golo e duas assistências, mas Conceição e Pedro Gonçalves foram melhores.

Vítor Carvalho (Braga) 6.51

Num Braga oscilante, o médio-defensivo esteve muito bem no desarme (4,4) e nas intercepções (1,8), mas não o suficiente para desalojar Zalazar e Mateus.

Hugo Souza (Chaves) 6.26

Por pouco ficou atrás de Kewin, mas Hugo Souza esteve muito bem, com o máximo de defesas por 90 minutos (3,8).

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Primeira Liga, no período em questão, à excepção dos jogadores do Sporting (180), devido ao jogo adiado com o Famalicão.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.