Jogador do mês | Trincão, o furacão do novo ano

-

Francisco Trincão parece decidido a mostrar-nos que as resoluções de ano novo são mesmo para cumprir. O extremo leonino entrou em 2024 “on fire”, pontapeando (literalmente, cinco vezes) as dúvidas que recaiam sobre a sua capacidade para se mostrar como uma solução regular de qualidade, à imagem do que fez em Braga no início da sua carreira como profissional. Trincão arrasou a concorrência com números de excelência, deixando os perseguidores a alguma distância, com excepção para um tal… sueco.

O período em análise vai da jornada 16 à 19 da Primeira Liga e olha apenas para jogadores que disputaram mais de 240 minutos. Trincão não foi de modas e pulverizou anteriores notas mensais, fechando Janeiro com um GoalPoint Rating de 8.95. E os seus números mostram bem o porquê.

GoalPoint-POM-Francisco-Trincao-Sporting-Janeiro-2024-1-infog

O atacante leonino marcou em todas as quatro jornadas do mês findo, tendo bisado na última, pelo que fez cinco golos em Janeiro – melhor marcador da Liga deste período -, e isto em apenas 1,6 Golos Esperados (xG), pelo que facturou 3,4 acima do expectável, também registo mais alto na Liga nesta fase. A esses tentos juntou ainda uma assistência. O mais extraordinário na transformação do extremo é o facto de, até ao início de 2024, não registar qualquer tento ou passe para golo, numa espécie de “abertura do ketchup” e em grandes quantidades. 

Trincão fez 13 remates nesta fase (média de 3,8 por 90 minutos), sendo o sexto na prova nesta variável, e converteu 38,5% desses disparos, o terceiro valor mais alto do campeonato nestas quatro rondas, entre jogadores com pelo menos dois golos marcados. Em Janeiro fez também 11 passes para finalização (valor mais alto, quarto na média de 3,2), mostrando sempre uma saúde física e uma confiança inabaláveis, para tentar o drible ou o remate. O resultado está à vista.

[ Galeria de cima: os 13 remates (à esquerda), a amarelo os golos; os 11 passes para finalização (à direita) de Trincão ]
[ Galeria de baixo: conduções progressivas (à esquerda); dribles (à direita) de Trincão ]

No drible, o extremo esteve particularmente bem no último terço, com quatro eficazes, sendo o terceiro melhor da Liga neste detalhe, e foi o sétimo em conduções progressivas (que permitem a aproximação à baliza em pelo menos 25%), com 11 (média de 3,2 por 90 minutos) – foi o segundo na média de super progressivas (aproximação superior a 50%) realizadas por 90 minutos (1,5, total de cinco). Em termos defensivos, o destaque vai para os desarmes, tendo, nestas quatro rondas, sido o segundo extremo com melhor média (2,3, num total de oito).

Um mês imaculado

A regularidade de Trincão foi impressionante nestas quatro partidas. Os GoalPoint Ratings que registou davam, num cenário normal, para ter sido MVP em todos os jogos, mas não o foi apenas e só porque a excelente forma dos “leões” e de diversos dos seus colegas o impediu de conseguir esse feito. Foi-o, contudo, numa partida, no folgado triunfo leonino por 5-2 em Vizela, ainda que esse tenha sido apenas o seu terceiro rating mais alto nestas quatro rondas. Contudo em todas elas notou-se um jogador confiante, sem medo de arriscar e, talvez, na melhor forma desde que chegou a Alvalade.

Este é o statscard da Liga 23/24 de Trincão. O começo foi difícil, alguns problemas físicos e até de confiança fizeram com que somasse, até ao momento, apenas 565 minutos, mas Janeiro mostrou que o extremo está pronto para uma segunda volta de grande nível e lutar por um lugar entre as grandes figuras de um Sporting que é líder e, nesta altura, a equipa em melhor forma em Portugal.

Parabéns Francisco!

Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.