Sporting 🆚 Casa Pia | Rolo compressor leonino atropela “gansos”

-

OITO golos sem resposta! O rolo compressor dos “leões” cilindrou o Casa Pia num verdadeiro espectáculo de golos. A equipa de Alvalade arrasou os “gansos”, manteve a liderança do campeonato e chegou à marca dos 53 tentos apontados em 19 jornadas do campeonato – mais 12 do que o vice-líder Benfica e mais 20 do que o FC Porto. Os casapianos foram uma presa demasiado fácil para uns “leões” insaciáveis que devoraram o opositor com oito tiros certeiros apontados por Coates (bis), Viktor Gyökeres (bis), Trincão (também com dois tentos), Pedro Gonçalves e Geny Catamo. Desde 17 de Setembro, num Gil Vicente vs Estoril (5-3) que não tínhamos um duelo com tantos golos na prova.

GoalPoint-2024-01-29-Sporting-Casa-Pia-Primeira-Liga-202324-Ratings

Massacre ofensivo em Alvalade

Avassalador. Após ter caído aos pés do SC Braga nas meias-finais da Taça da Liga, o Sporting “vingou-se” do Casa Pia e, numa das melhores exibições da época, cilindrou os “gansos”. Os primeiros 45 minutos foram irresistíveis por parte dos comandados de Rúben Amorim que foram pressionantes, intensos e certeiros nas finalizações: em seis remates enquadrados, cinco acabaram no fundo das redes de Ricardo Batista.

O capitão Coates deu o mote de cabeça, seguiu-se o inevitável Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves ampliou o “score”, Gyökeres assinou o 4-0 na conversão de uma grande penalidade e ultrapassou Banza na lista de artilheiros da competição com 15 tiros certeiros. A fechar Trincão marcou pela quarta jornada consecutiva e fez o 5-0 culminando uma primeira parte de mão cheia da turma leonina. Clayton deu o único sinal de vida dos casapianos ao minuto 13.

Ao descanso, Gyökeres era o MVP registando um GoalPoint Rating de 8.1, fruto de três remates, dois remates, 20 acções com a bola – seis das quais na área contrária -, duas faltas sofridas, entre os quais um penálti conquistado, quatro recuperações de bola e cinco perdas da posse. 

Os líderes do campeonato abrandaram o ritmo, mas nem assim deixaram de controlar as incidências da partida e sempre que aceleravam, destapavam as inúmeras fraquezas do oponente. De volta após a presença na CAN, Geny Catamo entrou em cena aos 57 minutos e, sete volvidos, já estava a fazer estragos. O moçambicano assinalou um golaço e deixou a quase totalidade dos 32.869 espectadores que estiveram na noite desta segunda-feira em Alvalade ao rubro. Insaciável, o “leão” não cessou, o capitão Coates bisou e no último lance do encontro Trincão também emulou Coates e Gyökeres e deixou o Casa Pia, que somou a terceira derrota consecutiva, de rastos.

Os forasteiros fizeram apenas dois remates (ambos desenquadrados), batendo um recorde negativo que pertencia a Estrela da Amadora e Vizela, conjuntos que tinham feito quatro frente a Boavista e Sporting, respectivamente.

[ Só deu Sporting ]

GoalPoint-2024-01-29-Sporting-Casa-Pia-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Viktor Gyökeres 👑

Continua “on fire” e voltou a ser decisivo deixando a defensiva contrária à deriva. O sueco, que assumiu a liderança dos goleadores do campeonato com 15 golos, fechou o encontro com três remates, dois golos, quatro passes para finalização, 18 passes progressivos recebidos (máximo no duelo), 42 acções com a bola – 14 na área adversária -, cinco conduções progressivas, outras tantas super progressivas, acumulou ainda quatro recuperações de posse, dez perdas e três acções defensivas e ganhou dez de 15 duelos. Por tudo isto, foi o MVP com um excepcional GoalPoint Rating de 10.0. Nota máxima!

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Trincão 8.8

Com alegria nas pernas, tem estado em “ponto rebuçado”. Marcou pela quarta jornada de rajada numa partida em se destacou com quatro remates, dois golos, oito passes progressivos recebidos, foi assertivo em dois dos cinco dribles tentados, ganhou cinco duelos, perdeu quatro, somou quatro recuperações de bola e oito perdas da posse.

Coates 8.8

Na partida oficial número 350 de leão ao peito, o capitão deu o mote, culminando a exibição com dois golos em três tentativas, oito passes progressivos, três super progressivos, 110 acções com a bola, sete recuperações de posse, nove perdas e quatro acções defensivas.

Pedro Gonçalves 7.6

Joga de “pantufas” tal a facilidade com que executa os lances. Marcou um golo, gizou uma assistência – a sétima na Liga -, cinco passes progressivos, duas recuperações de bola e oito perdas. Tudo isto em apenas 45 minutos.

Geny Catamo 7.2

De volta à equipa, continua a acumular pontos face a Esgaio na luta por uma vaga no corredor direito. Sempre incisivo, carimbou um grande golo, fez uma assistência, não falhou nenhum dos nove passes feitos, assinou três recuperações de posse e quatro acções defensivas.

Morten Hjulmand 6.6

Muito activo, fez-se sentir com três remates, uma ocasião flagrante desperdiçada, duas flagrantes criadas, 83 acções com a bola – quatro na área adversária -, sete duelos ganhos, dois perdidos, duas recuperações de posse, quatro perdas e outras tantas acções defensivas.

Eduardo Quaresma 6.5

Continua de pedra e cal no “onze”. Esta segunda-feira chegou às oito recuperações de posse, sete perdas, seis acções defensivas e quatro passes falhados em 72 tentados (eficácia de 94%).

Daniel Bragança 6.5

Lançado ao intervalo, manteve a bitola de “Pote” com uma eficácia total nos 26 passes feitos, um remate, quatro passes progressivos recebidos, venceu quatro duelos, perdeu dois, somou três recuperações de posse e duas acções defensivas.

Gonçalo Inácio 6.4

Foi o jogador em campo com mais acções com a bola (127), esteve bastante activo com uma eficácia de 93% no passe – desperdiçou oito destas 120 tentativas -, nove passes progressivos (recorde no duelo), cinco recuperações de posse e nove perdas.

Nuno Santos 6.2

Na retina o pormenor que esteve na génese da grande penalidade cometida por João Nunes sobre Gyökeres. Além disso, destacou-se com dois remates, uma assistência, quatro tabelas com progressão, sete passes progressivos, quatro passes progressivos recebidos e 12 perdas de bola.

Destaques do Casa Pia

Leonardo Lelo 5.0

Foi o melhor jogador do Casa Pia nesta noite de pesadelo com um cruzamento, três passes progressivos, quatro super progressivos, venceu sete duelos, perdeu seis e alcançou as 12 acções defensivas – máximo no encontro.

Clayton 4.5

Fez os únicos dois remates dos “gansos” e registou duas ocasiões flagrantes desperdiçadas. 

Ricardo Batista 3.5

Sofreu oito golos, tendo ainda feito três defesas. 

Leonel Gomes
Leonel Gomes
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.