Juventude ou experiência? Para alguns treinadores são os jovens que dão garantias, para outros são os mais experientes, mas talvez esteja na mistura entre uns e outros que os plantéis ganham equilíbrio entre a irreverência e a maior maturidade. Passadas quatro jornadas da Liga portuguesa, estes são os jogadores, por idade, que lideram os GoalPoint Ratings, o nosso “barómetro” de desempenhos – entre nomes com mais de 240 minutos disputados.
Geovany Quenda é quem tem despertado maior interesse, não só pelos excelentes desempenhos, como pela sua tenra idade, registando apenas 17 anos. De tal forma que foi já chamado por Roberto Martínez à Selecção Nacional, embora ainda não tenha feito a estreia oficial pela turma das “quinas”.
Dos três “grandes” o realce vai também para Martim Fernandes (18 anos) e Vasco Sousa (21 anos), ambos do FC Porto, com Tomás Araújo (22 anos) a ser o representante do Benfica. Na outra ponta da tabela, dois “centralões”, os eternos Rúben Fernandes (38), do Gil Vicente, e José Fonte, que já entrou na casa dos 40.