Porto 🆚 Moreirense | Exibição e goleada de mão cheia

-

sem espinhas. A boa época do Moreirense na Primeira Liga poderia causar alguma apreensão aos adeptos portistas, mas qualquer vestígio desse sentimento rapidamente se desvaneceu. O Porto marcou cedo, dominou amplamente a partida com os minhotos e, na segunda parte, marcaram quatro golos para construírem uma goleada “de mão cheia”. Foi a vitória mais ampla do “dragão” neste campeonato e o segundo desaire do Moreirense fora de casa.

GoalPoint-2024-01-20-Porto-Moreirense-Primeira-Liga-202324-Ratings

Cedo se viu no que ia dar o jogo

Praticamente só deu Porto na primeira parte no Dragão. Posse de bola, iniciativa atacante, ainda assim sem grandes oportunidades de golo, sendo a melhor aos oito minutos, altura em que os portistas marcaram. Cruzamento de Francisco Conceição da direita e Wendell, ao segundo poste, esticou-se para fazer o 1-0. Só perto do intervalo os cónegos ameaçaram a baliza de Diogo Costa, através de rápidos contra-ataques, mas sem efeito.

O melhor ao intervalo era mesmo o autor do golo. Wendell registava um GoalPoint Rating de 6.4, pelo tento, mas também pelos dois remates enquadrados em três e os 26 passes certos em 28.

No segundo tempo a organização defensiva dos visitantes ruiu. O Porto continuou a atacar e construiu uma goleada com naturalidade. Em cima da hora de jogo foi a vez de Evanilson “pentear” a bola de cabeça, após cruzamento da Alan Varela, e aos 69, Galeno arrancou um grande pontapé para o terceiro da noite. Wendell bisou logo a seguir e, a fechar a contagem, Alan Varela estreou-se a marcar pelos “azuis-e-brancos”, confirmando a mão cheia de golos.

Grande eficácia portista neste jogo, com cinco tentos conseguidos em apenas 1,6 Golos Esperados (xG).

[ Fábio Cardoso (2) nas principais ligações de passe ]

GoalPoint-2024-01-20-Porto-Moreirense-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Alan Varela 👑

A melhor exibição do argentino desde que chegou a Portugal. Alan Varela foi o melhor em campo nesta partida, com um GoalPoint Rating de 8.7, graças a um desempenho completo e coroado com o primeiro golo de dragão ao peito. O médio enquadrou dois de três remates, fez duas assistências em três passes para finalização e registou o máximo de recuperações de posse (7).

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Porto

Wendell 8.0

Grande jogo do lateral brasileiro, com uma noite para mais tarde recordar. Wendell abriu o activo e bisou na partida na segunda parte, terminando com três remates enquadrados em quatro, 42 passes certos em 45 e três desarmes.

Galeno 7.9

O extremo marcou um golo, e que golo, com um forte remate de fora da área. Galeno recebeu dez passes progressivos (máximo) e somou duas conduções super progressivas.

João Mário 7.7

O lateral-direito esteve muito competente pelo flanco direito e terminou o jogo com uma assistência, uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização (máximo), completou as três tentativas de drible, registou sete recuperações de posse e cinco desarmes (ambos máximos).

Evanilson 7.0

Está a realizar uma das melhores épocas no Dragão. O brasileiro marcou mais um golo e somou quatro acções com bola na área contrária. Foi o jogador mais carregado em falta (5).

Pepe 6.4

Sólido como de costume, somou 93 acções com bola, fez oito passes progressivos e cinco recuperações de posse.

Pepê 6.0

Menos acutilante como de costume, recebeu oito passes progressivos e fez três conduções progressivas, mas não passou de um remate e um passe para finalização.

Fábio Cardoso 5.8

O central esteve muito activo no passe, registando o máximo de completos (87) e de tentados (92), mas também de progressivos (10). Foi o jogador com mais acções com bola (97).

Destaques do Moreirense

Maracás 5.4

O melhor jogador do Moreirense acabou com um rating modesto. Maracás, um dos bons centrais da Liga, falhou apenas dois de 34 passes, ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou e somou o valor mais alto de alívios (6).

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.