Portugal 🆚 Irlanda | Ronaldo e Cia prontos para o EURO 2024

-

Desaire corrigido. Após a derrota com a Croácia, Portugal mudou a “roupagem” frente à Irlanda e venceu com tranquilidade. O resultado final foi de 3-0, mas mais poderiam ter sido, dada a dinâmica lusa criar situações de golo. João Félix abriu as contas na primeira metade e, na segunda, Cristiano Ronaldo abriu o livro e bisou, um dos golos de levantar o estádio.

GoalPoint-2024-06-11-Portugal-Ireland-Internationals-202324-Ratings

Dinâmica e lances vistosos

Portugal entrou com muitas novidades, com destaque para o trio ofensivo, com Cristiano Rolando e Rafael Leão mais adiantados, embora soltos, e João Félix nas costas, num esquema de três centrais num muito flexível 1x5x2x1x2. Este sistema deu muita dinâmica aos lusos em todos os corredores, pelo que se sucediam lances de perigo, faltando apenas a melhor definição. Bruno Fernandes (13′) esteve perto do golo, logo a seguir foi Félix (18′) quase a marcar, mas no mesmo minuto, o jogador do Barcelona marcou mesmo, num belo remate após assistência de Bruno Fernandes.

Até ao descanso as ocasiões continuaram, inclusive com Cristiano (22′) a atirar ao poste na sequência de um livre directo. Só a espaços os irlandeses se iam aproximando da área lusa, abrindo espaços que Ronaldo quase aproveitou nos descontos. João Félix, o autor do golo, era o melhor ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.4, pelo tento, mas também pelos dois remates enquadrados em três.

Félix (e mais quatro) acabou por sair ao intervalo. Um dos que entrou, Rúben Neves, fez um passe incrível para Cristiano Ronaldo (50′), que trabalhou na direita da área e rematou de pé esquerdo ao ângulo para um golo monumental. O capitão não se ficou por aqui. Aos 60 rematou de primeira um passe de Diogo Jota para o 3-0.

A turma das “quinas” continuou a dominar e a criar perigo, mesmo com tantas alterações a decorrer na segunda metade, mas a energia já não era a mesma, nem a qualidade na finalização, pelo que as contas fecharam nos três golos.

[ Gonçalo Inácio (14) nas principais ligações de passe ]

GoalPoint-2024-06-11-Portugal-Ireland-Internationals-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Cristiano Ronaldo 👑

Que jogão do capitão. Cristiano Ronaldo realizou uma exibição “das antigas” e foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 9.9. O veterano bisou (o primeiro é para ver e rever), foi o mais rematador, com cinco disparos, três enquadrados, realizou um passe de ruptura, somou o máximo de acções com bola na área contrária (6) e fez duas acções defensivas no meio-campo contrário, também um dos valores mais altos.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques de Portugal

Bruno Fernandes 7.6

O médio voltou a estar em grande. Bruno fez uma assistência em seis passes para finalização (máximo), errou somente cinco de 74 passes, somou dez progressivos e quatro super progressivos (valores mais elevados), e fez quatro conduções progressivas e duas super progressivas.

António Silva 6.7

O central fez um jogo para complicar as escolhas de Roberto Martínez. António Silva completou 87 de 91 passes (96%), registou 101 acções com bola e acumulou sete acções defensivas.

Rúben Neves 6.7

O médio entrou ao intervalo e arrancou logo uma grande assistência para o golão de Ronaldo. Rúben fez dois passes para finalização, completou 94% dos passes que realizou e assinou o máximo de recuperações de posse (9).

João Félix 6.4

O criativo marcou o primeiro golo e, enquanto esteve em campo (toda a primeira parte), mostrou que rende muito mais nas costas do homem mais adiantado, livre de amarras. Fez três remates, dois enquadrados.

Nuno Mendes 6.4

Um dos que foram lançados ao intervalo. O lateral do PSG deu energia ao flanco esquerdo, falhou só um de 18 passes e realizou dois desarmes.

Danilo Pereira 6.3

Também entrou ao descanso e destacou-se no passe, com 41 certos em 43, incluindo cinco de cinco longos.

Gonçalo Inácio 6.0

Muito bem no passe, o central registou o máximo de entregas certas (97) e tentadas (105), registou 120 acções com bola (valor mais alto) e cinco recuperações de posse.

Rafael Leão 5.7

Esteve bem quando caía no flanco esquerdo, com velocidade e entrega, somou mesmo cinco acções com bola na área contrária e três conduções progressivas, mas não esteve ao seu melhor no último passe.

Destaques da Irlanda

Caoimhin Kelleher 6.6

O guarda-redes da Irlanda foi o melhor da sua selecção e um dos responsáveis por o resultado não ter atingido outros números. Realizou seis defesas, duas a remates na sua área.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.