Derrota ao segundo particular de preparação para o EURO 2024. Portugal recebeu a Croácia e vergou-se a uma lição táctica dos homens dos Balcãs, que foram sempre mais disciplinados, preencheram bem os espaços, em especial no meio-campo, pressionaram e fecharam os caminhos para a sua baliza. A primeira parte foi confrangedora para os lusos, que melhoraram na etapa complementar, contudo não o suficiente para tirarem o controlo do jogo aos croatas.


Sempre um passo atrás
Os croatas começaram à espera de Portugal, sendo que os lusos não tinham grandes espaços para criar lances de ataque. Numa transição, a Croácia ganhou uma grande penalidade, por falta de Vitinha sobre Mateo Kovačić, e Luka Modrić (8′), da marca dos 11 metros, não falhou.
— GoalPoint (@_Goalpoint) June 8, 2024
23' |
Portugal 0-1 Croácia
Passados 23 minutos a Croácia:
– Ganha
– Tem mais remates
– Tem mais acções na área
– E ainda não cometeu uma falta#PORCRO #PartilhaAPaixão #EURO2024 pic.twitter.com/VdWLz4tcg8
A verdade é que Portugal continuou sem soluções ofensivas, enquanto os forasteiros iam apostando numa pressão intensa sobre o portador da bola e em transições muito velozes, criando perigo em situações de superioridade numérica. E o resultado não era mais dilatado ao intervalo por boas intervenções de Diogo Costa ou inabilidade ofensiva dos croatas. O número de remates dos dois conjuntos era disso exemplificativo.
— GoalPoint (@_Goalpoint) June 8, 2024
42' |
Portugal 0-1 Croácia
Golos Esperados (xG):
Croácia2.0
Portugal0.2
O resultado começa a ser lisonjeiro#PORCRO #PartilhaAPaixão #EURO2024 pic.twitter.com/M72xclEbjd
O melhor ao descanso era o jogador do Manchester City, Josko Gvardiol. O central registava um GoalPoint Rating de 6.4, era um dos mais rematadores do jogo, com três disparos, embora nenhum enquadrado, e apresentava um corte decisivo.
— GoalPoint (@_Goalpoint) June 8, 2024
INTERVALO |
Portugal 0-1 Croácia
Selecção perde ao intervalo
Resultado até simpático, dado o fosso de criação ofensiva entre as equipas: croatas devem a si próprios mais um golo (golos vs Expected Goals)#PORCRO #PartilhaAPaixão #EURO2024 pic.twitter.com/NIGxNsDoMm
— GoalPoint (@_Goalpoint) June 8, 2024
INTERVALO |
Portugal 0-1 Croácia
Os melhores (e menos famosos) #GoalPointRatings de Portugal na 1ª parte:Bruno Fernandes
6.0
Diogo Costa
5.8
Palhinha
5.7
– – –Bernardo Silva
4.9
João Félix
4.9
Vitinha
4.5#PORCRO… pic.twitter.com/vEkEcLL3Cn
Roberto Martínez realizou diversas alterações ao intervalo e, aos 48 minutos, dois deles “cozinharam” o 1-1. Nélson Semedo, que entrara para o lugar de Diogo Dalot, fugiu pela direita e assistiu Diogo Jota (saiu Gonçalo Ramos) para um golo fácil. Só que a resposta surgiu aos 56 minutos. Mario Pašalić realizou um excelente remate de fora da área à barra e Ante Budimir, na sobra, cabeceou para o 2-1.
— GoalPoint (@_Goalpoint) June 8, 2024
65' |
Portugal 1-2 Croácia
Campo aberto na transição:
Os croatas já somam 8 conduções progressivas, todas sem perda de posse (bolinha azul no mapa)
Portugal soma apenas 3 (e porque Leão entrou, já soma 2)#PORCRO #PartilhaAPaixão #EURO2024 pic.twitter.com/nOLXNkoEFv
Os lusos não se deixaram abater e conseguiram um período de grande pressão ofensiva, com diversas situações de golo, mas a bola teimava em não entrar. E não entrou mesmo. Os croatas estavam organizados, contra-atacavam com qualidade e em grande número e também poderiam ter marcado.
— GoalPoint (@_Goalpoint) June 8, 2024
FINAL |
Portugal 1-2 Croácia
A Selecção passou o jogo todo no "prejuízo", no que toca à criação de perigo que justificasse outro desfechoMatch Report em https://t.co/QZuwKyufuG#PORCRO #PartilhaAPaixão #EURO2024 pic.twitter.com/Ar2DxVGrhU
[ Portugal subido, Croácia matreira ]
MVP GoalPoint: Diogo Costa 
A Croácia foi sempre mais perigosa e poderia mesmo ter construído outro resultado. Não aconteceu muito por culpa de Diogo Costa, que foi o melhor elemento em campo. O guarda-redes do Porto terminou com um GoalPoint Rating de 7.1, fruto de cinco defesas, quatro a remates na área portuguesa, evitou um golo (0,9, defesas – xSaves) e conseguiu três lançamentos longos eficazes.
— GoalPoint (@_Goalpoint) June 8, 2024
Portugal 1-2 Croácia
Diogo Costafoi o grande responsável por Portugal não ter saído do Jamor com o "saco" mais carregado
Todos os ratings em https://t.co/QZuwKyufuG#PORCRO #PartilhaAPaixão #EURO2024 #RatersGonnaRate pic.twitter.com/Jba9LQqkYh
Outros Ratings 

Destaques de Portugal
João Cancelo 6.7
Entrado ao intervalo, deu outra vivacidade ao flanco esquerdo, terminando com dois passes para finalização, uma ocasião flagrante criada, três passes super progressivos (máximo) e três acções defensivas no meio-campo contrário.
Bruno Fernandes 6.3
Num jogo com poucos espaços e obrigado a correr atrás da bola perante o “carrossel” croata, Bruno não esteve ao nível de outras partidas, ainda assim foi um dos melhores de Portugal, com quatro disparos (máximo), oito passes progressivos recebidos e dois bloqueios de remate.
Nélson Semedo 6.1
O lateral entrou ao intervalo e, pouco depois, estava a fazer a assistência para o golo de Diogo Jota. Destaque ainda para 14 passes certos em 15.
João Palhinha 6.1
O “trinco” teve muito trabalho perante a grande quantidade de adversários na intermediária. O médio do Fulham registou quatro desarmes (máximo) e dois bloqueios de remate.
Gonçalo Inácio 5.9
O central esteve bem no passe, com 61 certos em 63 (97%), entre eles seis progressivos e dois super progressivos.
Diogo Jota 5.8
A sua mobilidade causou problemas desde que entrou, ao intervalo, marcando o golo luso três minutos depois. Somou seis acções com bola na área contrária, mas acabou anulado pela defesa contrária.
Diogo Jota empata a partida
— sport tv (@sporttvportugal) June 8, 2024#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #Portugal #Croacia pic.twitter.com/HJNo2vfZBF
Destaques da Croácia
Josip Šutalo 6.5
O central foi um dos responsáveis pela inoperância ofensiva de Portugal, terminando com seis alívios, três bloqueios de passe/cruzamento, oito duelos ganhos em dez e três dribles completos em três.
Marin Pongračić 6.5
Ao lado de Šutalo esteve Pongračić, também ele sólido, com três bloqueios de remate, um corte decisivo e 33 passes certos em 36.