Paris SG 🆚 Dortmund | “Underdog” amarelo na final da Champions

-

Surpresa consumada. O “underdog” Dortmund é o primeiro finalista da Liga dos Campeões 23/24, em Wembley, ao bater por duas vezes, na primeira e segunda mãos, um Paris Saint-Germain repleto de estrelas, por 1-0 nas duas ocasiões. Os alemães chegaram a Paris com ideia de sofrer pelo resultado, e foi isso que fizeram. Aguentaram a grande pressão do PSG, em especial na segunda metade, marcaram por Mats Hummels e depois foi lutar muito. Os gauleses mereciam pelo menos um golo, pois acertaram por quatro vezes nos ferros. 

GoalPoint-2024-05-07-Paris-SG-Dortmund-Champions-League-202324-Ratings

 

[ O golo de Hummels ]

Alemães souberam sofrer

O Paris Saint-Germain tinha de atacar desde o início e cedo tentou, perante um Dortmund sem pejo em recuar as linhas e esperar pelos gauleses, mas a verdade é que só sensivelmente a meio do primeiro tempo os da casa conseguiram, de facto, assumir uma superioridade clara, criando alguns lances que Gregor Kobel ia resolvendo. Os alemães iam esticando o jogo em contra-ataques velozes que Gianluigi Donnarumma também ia travando. Os dois guardiões eram, aliás os melhores na primeira parte, com Kobel na frente, com um GoalPoint Rating de 6.1, fruto de três defesas.

O segundo tempo começou com duas boas ocasiões para o PSG, primeiro por Gonçalo Ramos, a seguir por Warren Zaïre-Emery, que acertou no ferro, antes de Hummels (50′) marcar de cabeça, após canto da esquerda. Os franceses, com uma montanha por escalar, reagiram e Nuno Mendes, pouco depois da hora de jogo, também acertou no poste. Algo que voltou a acontecer por Mbappé, aos 86 minutos, e aos 88, por Vitinha, numa fase de desespero dos franceses, que já justificavam o golo. Porém, este não apareceu.

[ A pressão gaulesa foi grande… mas sem sucesso ]

GoalPoint-2024-05-07-Paris-SG-Dortmund-Champions-League-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Mats Hummels 👑

O veterano mereceu este desfecho, por tudo o que fez nesta eliminatória, num feito histórico. O central fez o único golo desta segunda mão das meias-finais e foi o comandante da resistência alemã contra a “invasão” gaulesa da grande área visitante. Além de ter ganho três de quatro duelos aéreos defensivos em quatro, somou 20 acções defensivas – quatro desarmes, três intercepções, dez alívios, dois bloqueios de remate (tudo máximos) e um de passe/cruzamento. Terminou com um GoalPoint Rating de 8.3.

Outros Ratings 🔺🔻

Gregor Kobel 7.1

Os postes ajudaram, é verdade (quatro vezes), mas Kobel teve mérito na “clean sheet” do Dortmund, terminando o encontro com cinco defesas, quatro a remates na sua grande área, e com quase um golo evitado (0,8).

Vitinha 6.7

Um dos melhores do PSG, pelo menos o mais esclarecido. Foi o mais rematador do encontro, com seis disparos, acertou uma “bomba” na barra, criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, só falhou quatro de 66 passes (94% de eficácia), realizou 12 passes progressivos e oito recuperações de posse (máximos). Merecia mais.

Gonçalo Ramos 3.8

O atacante terminou com a pior nota da noite. Muito rematador, com cinco disparos, o português desperdiçou duas ocasiões flagrantes e nem a que criou evita o rating tão baixo.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.