O que aprendemos na jornada 32 da Liga 23/24

-

A32ª jornada deu-nos o campeão da Primeira Liga 23/24, o Sporting Clube de Portugal. Por estes dias só se tem falado do feito leonino, pelo que nesta ronda aprendemos muito sobre a forma categórica como os homens de Alvalade chegaram ao ceptro nacional. Seguem cinco factos que nos saltaram à vista.

1. Arraso ofensivo, sempre a somar

Coisa rara, o Sporting, nesta jornada, não marcou mais golos do que os esperados. Foram “apenas” três ao Portimonense, quando poderiam ter sido quatro (3,6 xG), mas o “superavit” leonino continua impressionante. Os golos marcados são já 92, os expectáveis são 70, ou seja, na ronda da consagração leonina os golos “a mais” na época são 22. A taxa de conversão de remates em golo dos “leões” é de 17,1%, a mais alto da Liga, tal como a percentagem de aproveitamento de ocasiões flagrantes (50,5%). Imparáveis.

[ xG dos remates (à esquerda), ocasiões flagrantes (a amarelo as convertidas) e os golos (à direita) do Sporting na Liga ]

2. Alvíssaras a quem importunar o “leão”

Na recepção ao Portimonense, o Sporting permitiu apenas 0,1 Golos Esperados (0,1) contra. Espantados? Então é caso para informar que o novo campeão é a equipa da Liga que menos perigo permite aos opositores e a ronda 32 só veio aprofundar esse facto. Os comandados de Rúben Amorim consentiram somente 25 xG ao longo da temporada, menos quatro que o emblema a seguir na lista de “impermeáveis”, o Porto, que regista, nesta altura, 28,7 xG contra.

[ Os remates e os xG permitidos pelo SCP nesta Liga – quanto maior o círculo, maior o xG ]

GoalPoint-Sporting-Remates-xG-Contra-J32-Primeira-Liga-202324

3. Ainda falam mal de Paulinho?

Criticado quase desde a chegada a Alvalade pela plateia mais “exigente”, a verdade é que Paulinho tem sido um dos esteios do Sporting, mesmo jogando menos do que em outras temporadas. O atacante já fez 13 golos e cinco assistências, ou seja, 18 acções para golo, das quais 14 com impacto directo no resultado… e tudo em somente 1260 minutos. Frente ao Portimonense contabilizou mais um tento, uma assistência e uma exibição de grande nível.

4. As 15 passas de Trincão

Na passagem de ano costuma-se comer 12 passas nas 12 badaladas (há quem faça desejos), mas para Trincão já são 15. O extremo começou a época timidamente, mas já leva nove golos e seis assistências na Liga, o mesmo que dizer 15 acções para golo. Todas alcançadas já em 2024. Que belo Ano Novo.

[ Os 9 golos (à esquerda) e as 6 assistências de Trincão na Liga 23/24 ]

5. Hjulmand, o pêndulo leonino

O debate está lançado e os números de Hjulmand, bem como alguns bitaites do nosso Antunes, estão no “tweet” (não nos peçam para escrever “no X”) em baixo. O dinamarquês foi um dos pilares do Sporting campeão, não apenas pelo que defende, mas também pela forma como se integra no ataque: leva com cinco acções para golo – três tentos e duas assistências – e 139 duelos individuais ganhos, segundo registo mais alto dos” leões”.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.