Raków 🆚 Sporting | Cabeça de Coates contra a adversidade

-

Poderia ter sido pior, apesar de, no fim, ter ficado a sensação de que o Sporting poderia ter somado três pontos, mesmo em condições adversas. Aos oito minutos, Gyökeres viu vermelho directo e deixou os portugueses com menos um por bem mais de 80 minutos. Uma tarefa que parecia complicada, mas os “leões” marcaram mesmo, por Coates, e seguraram a vantagem até à recta final. Só que a pressão e a maior frescura física dos polacos ditou o empate.

GoalPoint-2023-10-26-Rakow-Sporting-Europa-League-202324-Ratings

Mais de 80 minutos com dez

As coisas começaram mal para o Sporting. Logo no arranque da partida, o influente Gyökeres viu vermelho directo após entrada dura sobre Zoran Arsenić. Só que o “leão” foi valente, não se deixou afectar e colocou-se na frente ainda antes do primeiro quarto-de-hora, num cabeceamento de Sebastián Coates, na sequência de um canto da esquerda batido por Pedro Gonçalves.

“Pote” esteve perto do 2-0 aos 37 minutos, mas, isolado, não conseguiu o chapéu a Vladan Kovačević. Isto numa altura de pressão dos polacos, com os lusos a explorarem bem as transições. Nem parecia que tinham um jogador a menos. O melhor em campo ao intervalo era Coates, com um GoalPoint Rating de 7.3, fruto do golo, mas também de seis alívios.

O problema foi a segunda parte. Os polacos pegaram no jogo e empurraram os “leões” para a sua grande área. Os remates e as ocasiões foram surgindo com naturalidade e o empate aconteceu aos 79 minutos, num encosto fácil de Fabian Piasecki. O facto de estar com dez elementos ajudou a esta etapa complementar menos conseguida, mas não explica tudo, uma vez que na primeira metade os de Alvalade conseguiram evitar a superioridade contrária.

[ A pressão polaca nota-se no posicionamento médio dos seus jogadores ]

GoalPoint-2023-10-26-Rakow-Sporting-Europa-League-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Sebastián Coates 👑

Foi marcar, já com dez elementos apenas, e depois defender. Coates personificou a missão leonina num jogo em que ficou em inferioridade numérica muito cedo. O capitão correspondeu e marcou de cabeça e depois foi vê-lo a liderar a defesa. O GoalPoint Rating de 8.7 reflecte também quatro duelos aéreos defensivos ganhos em cinco, mais cinco desarmes e incríveis 13 desarmes, tudo máximos do jogo.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Raków

Srđan Plavšić 7.2

Excelente exibição do lateral-esquerdo, autor de cinco passes para finalização (máximo do jogo). Criou também uma ocasião flagrante, fez um passe de ruptura, 15 cruzamentos, três eficazes e quatro conduções progressivas.

Fran Tudor 6.3

Do lado oposto o lateral-direito Tudor, que somou o máximo de acções com bola (100), sete conduções progressivas, 11 recuperações de posse (ambos valores mais altos) e nove acções defensivas.

Destaques do Sporting

Hjulmand 6.4

O dinamarquês esteve muito bem no posicionamento, tendo recuperado seis vezes a posse de bola e realizado cinco desarmes.

Gonçalo Inácio 6.4

Mais uma belíssima exibição do central, que criou uma ocasião flagrante, fez um passe de ruptura e seis alívios.

Pedro Gonçalves 6.3

Dos seus pés saiu o canto que Coates converteu no 1-0. “Pote” teve ainda nos pés o 2-0, mas falhou uma flagrante.

Diomande 5.8

O jovem central fez quatro desarmes, cinco alívios e quatro bloqueios de passe/cruzamento. Pecou no passe, com cinco de risco falhados. 

Franco Israel 5.6

O guardião uruguaio assumiu a baliza leonina, não teve culpas no golo sofrido e destacou-se com cinco saídas pelo ar eficazes.

Morita 5.6

O japonês realizou um jogo discreto, no qual se destacam dois duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro e três bloqueios de passe.

Edwards 5.5

O inglês tentou esticar o jogo, foi importante na primeira parte, nos lances de contra-ataque, mas teve pouco impacto no encontro. Acertou os 11 passes que tentou.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.