Raków 🆚 Sporting | Cabeça de Coates contra a adversidade

-

Poderia ter sido pior, apesar de, no fim, ter ficado a sensação de que o Sporting poderia ter somado três pontos, mesmo em condições adversas. Aos oito minutos, Gyökeres viu vermelho directo e deixou os portugueses com menos um por bem mais de 80 minutos. Uma tarefa que parecia complicada, mas os “leões” marcaram mesmo, por Coates, e seguraram a vantagem até à recta final. Só que a pressão e a maior frescura física dos polacos ditou o empate.

GoalPoint-2023-10-26-Rakow-Sporting-Europa-League-202324-Ratings

Mais de 80 minutos com dez

As coisas começaram mal para o Sporting. Logo no arranque da partida, o influente Gyökeres viu vermelho directo após entrada dura sobre Zoran Arsenić. Só que o “leão” foi valente, não se deixou afectar e colocou-se na frente ainda antes do primeiro quarto-de-hora, num cabeceamento de Sebastián Coates, na sequência de um canto da esquerda batido por Pedro Gonçalves.

“Pote” esteve perto do 2-0 aos 37 minutos, mas, isolado, não conseguiu o chapéu a Vladan Kovačević. Isto numa altura de pressão dos polacos, com os lusos a explorarem bem as transições. Nem parecia que tinham um jogador a menos. O melhor em campo ao intervalo era Coates, com um GoalPoint Rating de 7.3, fruto do golo, mas também de seis alívios.

O problema foi a segunda parte. Os polacos pegaram no jogo e empurraram os “leões” para a sua grande área. Os remates e as ocasiões foram surgindo com naturalidade e o empate aconteceu aos 79 minutos, num encosto fácil de Fabian Piasecki. O facto de estar com dez elementos ajudou a esta etapa complementar menos conseguida, mas não explica tudo, uma vez que na primeira metade os de Alvalade conseguiram evitar a superioridade contrária.

[ A pressão polaca nota-se no posicionamento médio dos seus jogadores ]

GoalPoint-2023-10-26-Rakow-Sporting-Europa-League-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Sebastián Coates 👑

Foi marcar, já com dez elementos apenas, e depois defender. Coates personificou a missão leonina num jogo em que ficou em inferioridade numérica muito cedo. O capitão correspondeu e marcou de cabeça e depois foi vê-lo a liderar a defesa. O GoalPoint Rating de 8.7 reflecte também quatro duelos aéreos defensivos ganhos em cinco, mais cinco desarmes e incríveis 13 desarmes, tudo máximos do jogo.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Raków

Srđan Plavšić 7.2

Excelente exibição do lateral-esquerdo, autor de cinco passes para finalização (máximo do jogo). Criou também uma ocasião flagrante, fez um passe de ruptura, 15 cruzamentos, três eficazes e quatro conduções progressivas.

Fran Tudor 6.3

Do lado oposto o lateral-direito Tudor, que somou o máximo de acções com bola (100), sete conduções progressivas, 11 recuperações de posse (ambos valores mais altos) e nove acções defensivas.

Destaques do Sporting

Hjulmand 6.4

O dinamarquês esteve muito bem no posicionamento, tendo recuperado seis vezes a posse de bola e realizado cinco desarmes.

Gonçalo Inácio 6.4

Mais uma belíssima exibição do central, que criou uma ocasião flagrante, fez um passe de ruptura e seis alívios.

Pedro Gonçalves 6.3

Dos seus pés saiu o canto que Coates converteu no 1-0. “Pote” teve ainda nos pés o 2-0, mas falhou uma flagrante.

Diomande 5.8

O jovem central fez quatro desarmes, cinco alívios e quatro bloqueios de passe/cruzamento. Pecou no passe, com cinco de risco falhados. 

Franco Israel 5.6

O guardião uruguaio assumiu a baliza leonina, não teve culpas no golo sofrido e destacou-se com cinco saídas pelo ar eficazes.

Morita 5.6

O japonês realizou um jogo discreto, no qual se destacam dois duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro e três bloqueios de passe.

Edwards 5.5

O inglês tentou esticar o jogo, foi importante na primeira parte, nos lances de contra-ataque, mas teve pouco impacto no encontro. Acertou os 11 passes que tentou.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.