Rasmus Højlund, a fera nórdica que tem CR7 como ídolo

-

Rasmus Winther Højlund. Apontem o nome da “fera”, uma espécie de predador das áreas adversárias que esta época está a explodir. Aos 20 anos, o avançado está a ser uma das principais notas de destaque da Atalanta, formação que, no início desta temporada, foi resgatá-lo aos austríacos do Sturm Graz por cerca de €4,5M. E tendo em conta a forma que tem apresentado nas últimas semanas, a estadia na formação de Bergamo, à qual está vinculado até 30 de Junho de 2027, poderá ser curta.

Após um período de adaptação ao futebol transalpino, o dianteiro dinamarquês começou, paulatinamente, a ganhar destaque na equipa treinada por Gian Piero Gasperini, suplantou a concorrência dos já consagrados Duván Zapata e Luis Muriel ou Jérémie Boga, por exemplo, e é a “muleta” perfeita de Ademola Lookman – autor de 12 golos e quatro assistências na Série A -, formando, ambos, uma das duplas mais interessantes da actualidade.

[ A grande exibição de Højlund ante a Salernitana e o desempenho acumulado na Seria A 22/23 ]

Titular em 14 dos 23 jogos do campeonato em que foi utilizado, Rasmus contabiliza sete “tiros” certeiros e uma assistência. Ao serviço da selecção principal da Dinamarca não deixou os créditos por pés e cabeças alheias e, no arranque do apuramento para a fase final do EURO 2024, que vai decorrer na Alemanha, assinou cinco tentos em duas partidas – carimbou um “hat-trick” na vitória ante a Finlândia (3-1) e bisou na surpreendente derrota contra o Cazaquistão (3-2).

No que toca à Serie A, olhando para jogadores com mais de 1215 minutos de utilização (50% do total possível) é o sexto com mais acções com bola na área adversária por 90 minutos (7,2) e o sétimo com mais remates enquadrados (1,3), mostrando, igualmente, uma mobilidade que lhe permite estar um pouco por todo o lado no último terço e recuando também para buscar jogo e contribuir para os momentos de construção – como se pode constatar pelo mapa de acções em baixo.

[ As acções com bola de Rasmus Højlund na Serie A 2022/23 ]

GoalPoint-Rasmus-Højlund-Atalanta-Touches-SerieA-202223

O “novo Haaland” de numa família de futebolistas

Filho de um antigo futebolista, Anders Höjlund, Rasmus fez a formação no Copenhaga – a mesma onde estão os irmãos mais novos Emil (avançado) e Oscar (médio) – e a ascensão foi meteórica, com direito a participações no trajecto da equipa na Conference League e na conquista da edição 2021/22 da Liga dinamarquesa. No mercado de Inverno do ano passado foi contratado pelo Sturn Graz e entre a recta final da temporada 2021/22 e o arranque desta época foi utilizado em 20 jogos, marcou dez golos e gizou três assistências. O suficiente para a Atalanta antecipar-se à concorrência. Uma decisão que começa a dar frutos.

Fomos ouvir a opinião de alguém que conhece como poucos o futebol escandinavo, João Pedro Cordeiro. Afinal, Rasmus Winther Højlund é ou não mais um caso sério com chancela do futebol nórdico?

“Højlund é um jogador que tem tido um crescimento meteórico desde que deixou o Copenhaga, onde nunca teve espaço para se impor, e a venda ao Sturm Graz por cerca de €2M é bem elucidativo da falta de estatuto que tinha no clube. Desde aí foi sempre a subir e a verdade é que, pelos atributos e potencial que já mostrava na altura, custa a entender que o Copenhaga tenha preferido apostar em nomes como Nicolai Jorgensen, Khouma Babacar ou Mamoudou Karamoko, até por ser um clube onde o espaço para os jovens brilhar tem sido bastante – William Boving deverá ser uma repetição desse erro”, começa por dizer em declarações à GoalPoint.

E caso mantenha a veia goleadora e as boas exibições, irá protagonizar umas das transferências milionárias no próximo mercado de contratações.

“Penso que Højlund tem tudo para ser um avançado de referência num dos clubes de maior dimensão do futebol europeu, aliás, basta ver o impacto que já vai tendo num excelente clube como é a Atalanta”, acrescenta.

Um é norueguês, brilha no Manchester City, o outro é dinamarquês, tem 1,91 cm, 84 quilos, utiliza preferencialmente o pé esquerdo e começa a seguir os passos do camisola “9” dos “cityzens”. Ambos são velozes, têm faro para o golo, jogam bem de costas para a baliza e não são toscos com a bola nos pés. Aliás, neste capítulo, o jogador da Atalanta tem a técnica mais apurada. Estaremos a exagerar se escrevermos que Rasmus tem tudo para seguir as peugadas de Erling?

“As comparações com Haaland têm surgido e fazem algum sentido. É também um jogador que impressiona do ponto de vista físico, é um goleador e até mais do que o norueguês parece-me poder oferecer mais soluções longe da baliza adversária, a jogar de costas para a baliza e a oferecer apoios. Tecnicamente parece-me mais evoluído do que Haaland, tem um primeiro toque menos errático”, observa João Pedro Cordeiro.

“Um avançado extremamente completo”

“Claro que o norueguês está noutro patamar em termos de capacidade física e finalizadora, mas Højlund é igualmente impressionante. É impositivo do ponto de vista físico, robusto, tem capacidade para segurar a bola sob pressão, é extraordinariamente veloz para a sua estatura… Tem um instinto de goleador ao nível de poucos, movimentações extremamente agressivas dentro da área. É um avançado muito inteligente posicionalmente e isso tem-lhe permitido escalar patamares em tão pouco tempo. É brutal no seu jogo de avançado de área. Aquilo que, verdadeiramente, se pode chamar de ‘fome de golo’. Em pouco tempo tornou-se num avançado extremamente completo e dificilmente a sua ascensão fica por aqui”, finaliza.

De acordo com o Manchester Evening News, o dianteiro é um dos alvos do Manchester United para reforçar o ataque dos “red devils” na época que se avizinha.

“O meu ídolo é o Ronaldo. Lembro-me quando o meu pai me falou dele quando estava no [Manchester] United e depois, mais tarde, na ida para o Real Madrid. Simplesmente adoro aquela mentalidade. Adoro que ele esteja tão ansioso para marcar em todos os jogos. Admiro-o. É mesmo apaixonado e eu gosto disso”, afirmou recentemente o avançado, citado pelo portal Klix. Estaremos atentos às cenas dos próximos capítulos do protagonista Rasmus Højlund…

Queres conhecer outros GoalPoint Focus? Clica neste link.

Leonel Gomes
Leonel Gomes
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.