Num mês com muitas mexidas (Braga, Gil Vicente e Boavista) e várias caras novas no principal escalão, destacou-se um nome da “velha guarda”. A três rondas do fim dos campeonatos, há três técnicos na luta por melhor da época na Primeira Liga e um vencedor praticamente anunciado na Segunda.
Primeira Liga: José Mota libertou-se em Abril
Após ter trazido de volta o Farense à Primeira Liga na temporada passada, José Mota praticamente assegurou a manutenção a três jornadas do fim. Abril foi um mês sensacional, com vitórias categóricas contra adversários directos (Boavista em casa e Estrela da Amadora fora) e ainda um empate improvável em Guimarães. O experiente técnico de Paredes subiu 11 lugares na classificação geral RTG.
Quem também praticamente definiu a temporada no mês de Abril foi Rúben Amorim. A vitória sobre o Benfica deve ter arrumado por completo a questão do título e deu-lhe 201 dos 569 pontos que acumulou em Abril. Em seis jogos foram quatro vitórias e dois empates, mas ambos por 2-2 e em “clássicos”/dérbis.
Daniel Sousa é cada vez mais o grande rival de Rúben Amorim na luta pelo prémio de melhor da temporada. O Arouca não perde gás nem por nada e teve mais um mês sem derrotas e ainda com uma goleada fantástica na Pedreira, que será o destino de Daniel Sousa para 24/25.
Pela negativa, Rubén de la Barrera viu o seu Vizela somar apenas um ponto em 12 possíveis na importante luta pela manutenção e as esperanças dos vizelenses são cada vez mais remotas. O espanhol caiu ainda para o último lugar da geral do RTG.
Segunda Liga: Objectivo cumprido em Penafiel
Na Segunda Liga, o grande destaque de Abril foi Hélder Cristóvão e o seu Penafiel. Os penafidelense terminaram Março bem embrenhados na luta para não descer, mas dez pontos em 12 possíveis, com grandes vitórias em Leiria e Tondela, fizeram descansar definitivamente os adeptos do clube do Distrito do Porto.
O Nacional de Tiago Margarido conseguiu pontuação igual nas jornadas que disputou, mas acima de tudo bateu e ultrapassou o AVS na luta pela subida. Campanha fantástica do ex-treinador do Varzim, lembrando que o Nacional tinha terminado em 14º na temporada anterior. António Folha ficou na terceira posição, num mês em que bateu AVS e Académico de Viseu fora de sua casa.
Eis o resumo do RTG de Abril:
Nota metodológica: O RTG (Ranking de Treinadores GoalPoint) mede o desempenho dos treinadores à luz das probabilidades (odds) médias atribuídas pelo mercado de apostas a cada jogo oficial disputado, nas provas nacionais e internacionais em disputa. Para mais informações confira a explicação introdutória dada aquando do lançamento deste ranking, em 2015, neste link.