Sporting 🆚 Boavista | Leão trucida pantera com três notas 10

-

O susto inicial mercê do grande golo de Makuta não passou disso mesmo. O Sporting ainda demorou a reagir em termos de marcador, pois só empatou em cima do intervalo, mas desde o arranque praticamente só houve um sentido neste jogo em Alvalade. No segundo tempo, o “leão” partiu para cima da “pantera” e goleou, com Paulinho (2), Nuno Santos e Gyökeres a abrirem o livro com grandes desempenhos, o sueco a conseguir mesmo um “hat-trick”. No final, três notas máximas e um outro muito perto de o conseguir. Nunca visto.

GoalPoint-2024-03-17-Sporting-Boavista-Primeira-Liga-202324-Ratings

Atropelamento após susto

Que começo de jogo! Logo aos três minutos, a bola chegou a Gaïus Makouta à entrada da área e este, de primeira, de forma pouco ortodoxa, rematou de pronto para um grande golo. Respondeu o Sporting logo a seguir, com Francisco Trincão a marcar, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. E a partir daqui praticamente só deu sporting, com muitos lances de ataque, remates e algumas ocasiões, mas pouca pontaria.

Porém, essa acabou por aparecer em cima do intervalo. O suspeito do costume, Viktor Gyökeres, deslizou para encontrar uma assistência de Paulinho e empatar a contenda, ao décimo remate leonino, terceiro enquadrado. O homem da assistência, Paulinho, era o melhor ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 7.1, fruto do passe para golo, mas também três para finalização e dois dribles completos em dois tentados.

A segunda parte começou com uma grande perdida de Diomande, denotando-se um “leão” ávido de chegar ao golo depressa. E conseguiu-o aos 54 minutos, com Paulinho desta feita a marcar, assistência de Geny Catamo. Tudo fácil a partir daqui, pois o Boavista praticamente deixou de importunar o último terço sportinguista.

Assim, o caminho ficou aberto para Gyökeres que, aos 69 minutos, fugiu pela esquerda, flectiu para o meio e rematou para o 3-1. E aos 79 chegou mesmo ao “hat-trick”, de grande penalidade, a castigar falta de Seba Pérez sobre Gonçalo Inácio. Tudo tranquilo para os homens de Rúben Amorim, que ainda ampliaram para os 6-1 por Nuno Santos e novamente Paulinho, este no último lance do encontro.

[ Sporting acampou no meio-campo boavisteiro ]

GoalPoint-2024-03-17-Sporting-Boavista-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Paulinho 👑

Se o algoritmo do nosso Antunes não tivesse um “tecto”, Paulinho teria terminado com 10.7, umas décimas acima de Nuno Santos e Gyökeres. Assim, o avançado registou “só” um GoalPoint Rating de 10.0. Paulinho fez dois golos, em quatro remates, dois enquadrados, fez uma assistência e criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização, somou dez progressivos, recebeu 12, acumulou oito acções com bola na área boavisteira e completou as duas tentativas de drible. 

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Nuno Santos 10.0

Com pezinhos de lã, Nuno Santos foi subindo nos ratings e terminou também ele com nota máxima. O ala-esquerdo fez um golo, duas assistências, incríveis dez passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em nove, só um passe falhado em 57, assinou 14 progressivos, cinco super progressivos, dez progressivos recebidos, 97 acções com bola (máximo) e seis recuperações de posse. Estupendo.

Viktor Gyökeres 10.0

Segunda nota máxima para o sueco esta temporada na Liga. Gyökeres fez um “hat-trick” em incríveis nove remates, cinco enquadrados, e não tivesse falhado uma flagrante, estaríamos a falar de um “poker”. Viktor somou ainda uma assistência, acumulou 18 acções com bola na área contrária (máximo) e completou duas de três tentativas de drible. Recebeu 24 passes progressivos, novo recorde da Liga.

Sebastián Coates 6.6

Autor de oito acções defensivas, o central acumulou 91 acções com bola e acertou 69 de 76 passes (91%).

Daniel Bragança 6.4

Bem no passe, com 20 completos em 23, o médio finalizou as três tentativas de drible e ganhou sete de nove duelos.

Morten Hjulmand 6.3

O dinamarquês jogou apenas meia parte, tempo suficiente para realizar dois passes para finalização, cinco recuperações de posse e acertar 23 dos 26 passes.

Hidemasa Morita 6.2

Mais um belo jogo do nipónico, dono do máximo de recuperações de posse (8), de duas intercepções e três acções defensivas no meio-campo contrário.

Geny Catamo 5.5

O moçambicano dá uma agressividade ofensiva extra ao flanco direito do “leão”. Realce para a grande assistência que fez para golo de Paulinho, bem como para 30 passes certos em 33, três passes super progressivos e quatro conduções progressivas.

Destaques do Boavista

Gaïus Makouta 5.7

O melhor elemento do Boavista, em grande parte pelo excelente golo que marcou. De resto, destaque para 24 passes certos em 28 e dois duelos aéreos ofensivos ganhos em três.

Bruno Onyemaechi 5.2

Bom duelo do lateral-esquerdo dos boavisteiros com Geny. Bruno ganhou os quatro duelos ao jogador leonino, terminando mesmo a partida com um total de seis ganhos e nenhum perdido. Somou também quatro desarmes.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.