Sporting 🆚 Estoril Praia | Trincão faz praia no Estoril

-

O Sporting não vacilou e venceu na recepção ao Estoril Praia, pelo mesmo resultado registado na primeira volta na Amoreira, 2-0, com a curiosidade de que, na altura, tal como agora em Alvalade, os “canarinhos” não enquadraram qualquer remate, algo inédito nesta Liga bwin. Os golos, esses, foram apontados por dois jogadores emprestados pelo Barcelona ao emblema leonino. Primeiro foi Héctor Bellerín a estrear-se a marcar pelo seu novo clube, ainda na primeira parte, e na segunda, Francisco Trincão marcou um golo “à Messi”. O Sporting está a sete pontos do Porto.

GoalPoint-2023-02-27-Sporting-Estoril-Liga-Bwin-202223-Ratings

Superioridade leonina foi total

O Sporting entrou a dominar e a atacar bastante e, aos 18 minutos, Dani Figueira fez grande defesa para travar cabeceamento de Paulinho. Os “canarinhos” iam encetando alguns contra-ataques vistosos, mas era o “leão” a pressionar bastante, causando muitos problemas na defensiva contrária. Tantas vezes foi o cântaro à fonte que, aos 40 minutos, o golo surgiu. Jogada de insistência, o Estoril não afastou convenientemente e Héctor Bellerín aproveitou para recolher a bola, entrar na área e rematar cruzado para o 1-0.

O espanhol, que fez assim o seu primeiro golo de leão ao peito, era o melhor em campo ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 7.3. Além do tento, destaque para um passe para finalização e três desarmes.

O momento alto do jogo aconteceu aos 51 minutos. Francisco Trincão, que até tinha estado discreto no primeiro tempo, arrancou um extraordinário “slalom”, furou pelo centro da defesa estorilista e, perante Dani Figueira, rematou para um golo extraordinário. Um lance que soltou o extremo e deu-lhe confiança para realizar mais alguns momentos de grande qualidade nos minutos seguintes.

O melhor que os homens da Linha conseguiram foi, aos 83 minutos, acertar no poste direito da baliza de Adán, através de Tiago Araújo. De resto, os visitantes foram pouco mais do que inofensivos ao longo dos 90 minutos e o triunfo leonino foi mais do que natural. O Sporting está, agora, a sete pontos do FC Porto.

[ O Sporting “acampou” no meio-campo estorilista ]

GoalPoint-2023-02-27-Sporting-Estoril-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Francisco Trincão 👑

A primeira parte do extremo nem foi de grande brilho, mas na segunda, Trincão abriu o livro e terminou com um extraordinário GoalPoint Rating de 8.1, o mais alto do jogo. O jogador emprestado pelo Barça passou por vários defesas visitantes para fazer o 2-0 e terminou com o máximo de remates do jogo, cinco, três deles enquadrados, dois passes para finalização, excelentes dez acções com bola na área contrária (segundo valor mais alto) e quatro dribles completos em cinco.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Morita 8.0

Excelente jogo do nipónico, que terminou com um enorme rating, mesmo sem qualquer acção para golo. Morita esteve bem no passe, com 51 completos em 56 (91%), sete progressivos e dois super progressivos, mas foi nos aspectos defensivos que brilhou. Foram nada menos que 15 recuperações de posse, de longe o máximo do jogo, bem como cinco acções defensivas no meio-campo contrário, cinco desarmes e outras tantas intercepções, todos máximos do encontro.

Nuno Santos 7.6

Regresso do ala às boas exibições. Nuno Santos terminou com uma assistência em quatro passes para finalização (máximo), além de dois cruzamentos de bola corrida eficazes em cinco, mas também duas conduções super progressivas, quatro acções defensivas no meio-campo adversário e quatro intercepções.

Bellerín 7.3

Estreia a marcar do espanhol com a camisola leonina. Bellerín abriu o activo e depois ajudou a equipa defensivamente com quatro desarmes.

St. Juste 6.8

Jogo sólido do neerlandês, outro elemento com excelentes números defensivos, tal como os anteriores, ajudando sobremaneira a anular qualquer jogo ofensivo dos “canarinhos”. O central acertou 74 de 79 passes (94%), somou, a par de Matheus Reis, o máximo de acções com bola (98), ganhou seis de sete duelos aéreos e acumulou nove acções defensivas.

Pedro Gonçalves 6.6

Novamente no “miolo”, Pedro Gonçalves desta feita não marcou ou assistiu, mas somou um passe de ruptura e esteve atento aos momentos defensivos.

Edwards 6.3

O inglês esteve muito activo. Além de uma ocasião flagrante criada, teve sucesso em dois de sete cruzamentos de bola corrida, fez dois passes super progressivos e recebeu 11 progressivos, fixou o máximo de acções com bola na área contrária (15), completou três de seis tentativas de drible e somou cinco conduções progressivas e três super progressivas. De negativo, o máximo de perdas de posse (28), de desarmes sofridos (3) e de maus controlos de bola (5).

Matheus Reis 5.7

O brasileiro somou o máximo de passes tentados (85) e certos (76), as tais 98 acções com bola e ainda completou três de quatro tentativas de drible.

Paulinho 5.6

O atacante voltou a ficar em branco e desperdiçou mesmo uma ocasião flagrante na primeira parte. Esteve muito em jogo na área contrária, com sete acções com bola.

Destaques do Estoril Praia

Dani Figueira 6.6

O melhor dos estorilistas foi o seu guarda-redes. Dani fez seis defesas, cinco a remates na sua grande área, somou três saídas pelo ar eficazes e evitou um golo (defesas – xSaves).

Rodrigo Martins 5.5

Entrado para os derradeiros 20 minutos, Rodrigo completou os oito passes que realizou e completou as duas tentativas de drible.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.