A equipa da 22ª Jornada da Liga bwin 22/23

-

A 22ª jornada da Liga bwin pode ter sido decisiva na corrida pelo título. O líder Benfica ganhou e esfregou as mãos de contente, no conforto do sofá, com as derrotas do segundo e do terceiro classificados, FC Porto e Braga, respectivamente, que ficaram agora a oito e dez pontos de distância das “águias”. Às ausências de portistas e bracarenses do “onze” GoalPoint Ratings da ronda, responde o Sporting com quatro elementos, mas o craque da jornada não pertence a nenhum dos emblemas do chamado G4.

O XI GoalPoint Ratings da Liga bwin 22/23: Jornada 22

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-22-Liga-Bwin-202223-infog

Luiz Júnior 8.3 MVP semanal 👑
MVP do #FCFPSC 

E começamos logo com o MVP da jornada. Luiz Júnior está numa forma extraordinária e soma a terceira presença em “onzes” nas últimas cinco rondas, a segunda consecutiva. O guardião brasileiro foi fundamental na vitória do Famalicão sobre o Portimonense, com seis defesas, todas a remates na sua grande área, evitando 0,9 golos (defesas – xSaves), a  exacta diferença entre a vitória e um eventual empate.

Héctor Bellerín 7.3

Estreia a marcar do espanhol com a camisola leonina. Bellerín abriu o activo ainda na primeira parte e depois ajudou a equipa defensivamente com quatro desarmes.

André Amaro 7.0

Triunfo importante do dos vimaranenses e com contributo fundamental de André Amaro. O central fez uma assistência ante o Braga, em dois passes para finalização, completou 52 das 55 entregas que realizou (95%) e acumulou sete alívios, segundo valor mais alto.

GoalPoint-2023-02-27-Vitoria-SC-Braga-Home-André-Amaro-Liga-Bwin-202223-MVP

Tomás Araújo 7.2
MVP do #FCPGVFC 

Grande jogo do central gilista, emprestado pelo Benfica. Tomás Araújo foi o melhor em campo no Dragão e, além de um passe de ruptura, acertou 94% das 89 entregas que realizou, foi o jogador com mais acções com bola na partida (107), ganhou três de sete duelos aéreos defensivos, somou nove recuperações de posse e três intercepções. Um autêntico esteio que detém, neste momento, o segundo melhor GoalPoint Rating da Liga na posição.

Nuno Santos 7.6

Regresso do ala às boas exibições. Nuno Santos terminou com uma assistência em quatro passes para finalização (máximo), além de dois cruzamentos de bola corrida eficazes em cinco, mas também duas conduções super progressivas, quatro acções defensivas no meio-campo adversário e quatro intercepções.

GoalPoint-2023-02-27-Sporting-Estoril-Home-Nuno-Santos-Liga-Bwin-202223-MVP

Hidemasa Morita 8.0

Excelente jogo do nipónico, que terminou com um enorme rating, mesmo sem qualquer acção para golo. Morita esteve bem no passe, com 51 completos em 56 (91%), sete progressivos e dois super progressivos, mas foi nos aspectos defensivos que brilhou. Foram nada menos que 15 recuperações de posse, de longe o máximo do jogo, bem como cinco acções defensivas no meio-campo contrário, cinco desarmes e outras tantas intercepções, todos máximos do encontro.

Bruno Xadas 7.1
MVP do #CSMCDSC

Vitória importante para os insulares da Madeira ante os insulares dos Açores. O médio foi o melhor em campo com números ofensivos muito interessantes, nomeadamente três remates, dois de fora da área, quatro passes para finalização (máximo), um de ruptura, três dribles completos em quatro e oito recuperações de posse.

David Neres 7.1
MVP do #FCVSLB

Foi uma das novidades no “onze” benfiquista e justificou a aposta. Até sair aos 78 minutos, esteve envolvido em quase todas as jogadas de perigo dos forasteiros, trazendo velocidade e imprevisibilidade às investidas da formação da Luz. Além da assistência, que ajudou João Mário a desbloquear o jogo, foi o responsável por criar duas ocasiões flagrantes de golo, realizou um remate, dois cruzamentos, desperdiçou apenas dois passes em 29 tentados (eficácia de 93%), sofreu duas faltas e recuperou a posse de bola em seis ocasiões.

Francisco Trincão 8.1
MVP do #SCPEPF

A primeira parte do extremo nem foi de grande brilho, mas na segunda, Trincão abriu o livro. O jogador emprestado pelo Barça passou por vários defesas visitantes para fazer o 2-0 e terminou com o máximo de remates do jogo, cinco, três deles enquadrados, dois passes para finalização, excelentes dez acções com bola na área contrária (segundo valor mais alto) e quatro dribles completos em cinco.

Alisson Safira 7.2 MVP semanal 👑
MVP do #VSCSCB

Decisiva a exibição do atacante vimaranense. Além de ter marcado um golo no dérbi minhoto, foi sobre ele cometida a falta que deu origem à grande penalidade do 1-0. Safira foi mesmo o jogador mais carregado em falta, quatro vezes, duas em zona de perigo.

Rafa Mujica 7.9
MVP do #FCACPAC

Enorme exibição do atacante espanhol no triunfo ante o Casa Pia. Em pouco menos de meia-hora em campo, marcou dois golos, enquadrou os três remates que realizou e somou quatro acções com bola na área contrária.

Outros jogadores à porta do “onze”

Jhonatan Siqueira (Rio Ave) 7.7

Mehdi Taremi (Porto) 7.2

Rafael Bracali (Boavista) 7.1

Morlaye Sylla (Arouca) 7.0

Os tops da jornada

São estes os melhores da 22ª jornada da Liga bwin 22/23, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga bwin! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN 22/23 | J22SUMGPRMVPPASXG
1-0
2-0
3-1
0-2
1-0
1-3
1-2
2-0
2-1

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.