O adversário era um dos mais fortes da Liga, e que havia batido o “leão” na primeira volta, mas o Sporting foi competente e não deu hipóteses ao Vitória, vencendo tranquilamente por 3-0, mesmo enfrentando algumas dificuldades na intermediária, perante o povoamento minhoto dessa zona. Pedro Gonçalves abriu o activo, Viktor Gyökeres quebrou a seca de golos que vigorava há cinco jogos e bisou. Título cada vez mais à vista para os homens de Alvalade.
Vitória clara e justa
Excelente vantagem leonina ao intervalo, apesar de os vimaranenses terem causado alguns problemas, nomeadamente à dupla de meio-campo leonina, composta por Hjulmand e Daniel Bragança. Porém, as movimentações dos jogadores da casa, sempre à procura de espaços, acabaram por abrir brechas na defensiva minhota, e Pedro Gonçalves (30′) aproveitou uma bola na área para rematar cruzado para o 1-0.
O Vitória teve de subir no terreno, abrindo espaços para as transições leoninas, e quem melhor do que Viktor Gyökeres para tirar o melhor partido desse contexto. Já no período de compensação do primeiro tempo, o sueco fez o 2-0, a concluir uma brilhante jogada colectiva dos “leões” ao primeiro toque. Tudo simples. O melhor ao descanso era “Pote”, com um GoalPoint Rating de 7.1, fruto do golo e da assistência primorosa para o tento de Gyökeres.
🇵🇹 INTERVALO | Sporting 2-0 Vitória SC
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 21, 2024
🟡 O VSC apareceu bem organizado em Alvalade e até conseguiu baixar o fluxo ofensivo leonino mas…
… bastaram 3 tiros para Pote abrir o marcador e Gyökeres matar o storytelling da crise de golos
Ratings e análise em… pic.twitter.com/RYJvsTdGMR
🇵🇹 Sporting 2-0 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 21, 2024
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Pedro Gonçalves 🇵🇹 7.1 🔝
🥈 Viktor Gyökeres 🇸🇪 7.1
🥉 Daniel Bragança 🇵🇹 6.2
🔻 Kaio César 🇧🇷 4.4#LigaPortugal #SCPVSC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/xbyCIEeKCU
No arranque do segundo tempo, novo golo leonino e mais uma vez por Gyökeres. O avançado sueco só teve de encostar um passe de Trincão, um tento que arrumou em definitivo com a discussão do resultado. A etapa complementar foi, por isso, de menor intensidade, com o Sporting a controlar a reacção natural, mas com menos convicção, do Vitória minhoto. O “leão” está cada vez mais perto do título.
A comparação com os outros candidatos em Portugal 🇵🇹:
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 21, 2024
🔸 Sporting: 24 jogos com mais golos que xG ⚠️
🔸 Benfica: 16 jogos com mais golos que xG
🔸 Braga: 14 jogos com mais golos que xG
🔸 Porto: 13 jogos com mais golos que xG https://t.co/ADUl8RwbB1 pic.twitter.com/YXJ8J61pXb
[ O Vitória acabou por subir as linhas, ao andar atrás do prejuízo ]
MVP GoalPoint: Viktor Gyökeres 👑
Já era estranho vermos tantos jogos (cinco em todas as competições) seguidos de Gyökeres sem marcar. O sueco até começou o jogo discreto, mas após o tento inaugural de Pedro Gonçalves, o atacante começou a ter espaços e, quando isso acontece, é letal. Viktor bisou, enquadrou dois de três remates, somou o máximo de acções com bola na área contrária (8) e completou quatro de seis tentativas de drible. Voltou a arrasar nos passes progressivos recebidos (15) e terminou com um GoalPoint Rating de 8.3.
🇵🇹 Sporting 🆚 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 21, 2024
O 11º (sim, décimo primeiro) prémio MVP de Viktor Gyökeres 🇸🇪 no campeonato ⭐️
Já tem mais do dobro (sim, mais do dobro) do 2º melhor#LigaPortugal #SCPVSC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/4a48UaWPB2
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Sporting
Pedro Gonçalves 7.2
O criativo leonino desbloqueou o jogo, com o 1-0 da sua autoria, o 11º que marcou nesta Liga. A seguir, “Pote” fez a assistência para o 2-0, terminando ainda com oito passes progressivos recebidos.
🇵🇹 45' | Sporting 2-0 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 21, 2024
Pedro Gonçalves (11G+12A) juntou-se a Ollie Watkins 🏴 (19G+12A), Rafa Silva 🇵🇹 (12G+11A) e Florian Wirtz 🇩🇪 (11G+11A) no grupo de jogadores com mais de 10 golos e mais de 10 assistências nas principais ligas europeias 🏴🇪🇸🇩🇪🇮🇹🇫🇷🇵🇹… pic.twitter.com/ZQUg2KuZNE
Nuno Santos 6.5
Mais um jogo de grande entrega. O ala nem esteve preponderante em termos ofensivos, mas trabalhou muito, terminando com cinco recuperações de posse e oito acções defensivas, com destaque para três desarmes e outras tantas intercepções.
🇵🇹 45' | Sporting 2-0 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 21, 2024
Nuno Santos ganhou os 5 duelos que disputou com Kaio César na 1ª parte#LigaPortugal #SCPVSC pic.twitter.com/6yH2HFufx4
Trincão 6.4
Autor da assistência para o 3-0, o extremo errou somente quatro de 39 passes e perdeu apenas sete de 48 posses.
Daniel Bragança 6.2
Está feito um senhor jogador. Bragança sentiu algumas dificuldades perante o povoamento minhoto da zona central, mas pautou o jogo leonino a preceito, registando 90% de eficácia de passe e um bloqueio de remate.
Gonçalo Inácio 6.1
Mais um jogo impressionante de Inácio no passe. Terminou com 100 entregas certas em 106 (94%), ambos máximos do encontro, sete longos completos em nove e três super progressivos. Acumulou o máximo de acções com bola (122).
Geny 5.9
Tentou dar intensidade ao lado direito leonino, mas nem sempre o conseguiu com qualidade, perante a boa organização contrária. Destaque para quatro conduções progressivas, máximo do encontro.
St. Juste 5.7
Jogo competente do neerlandês que, apesar de ter saído aos 82 minutos, terminou com o segundo valor mais alto de acções com bola (93) e errou apenas dois de 87 passes (98% de eficácia).
🇵🇹 58' | Sporting 3-0 Vitória Guimarães
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 21, 2024
St. Juste falhou apenas 1 dos 78 passes que fez até agora (99% de eficácia)#LigaPortugal #SCPVSC pic.twitter.com/yxT7RPxmQe
Destaques do Vitória
Toni Borevković 6.0
Muito bom jogo do central croata, que evitou males maiores para a sua equipa. Ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou e acumulou 12 acções defensivas, máximo do jogo, com destaque para um corte decisivo.
Manu 5.6
O também central vimaranense acumulou o máximo de recuperações de posse (7) e de desarmes (5). A nota acaba afectada pelos cinco dribles consentidos, todos no primeiro terço.