Sporting 🆚 Vitória SC | Leão dá passo de gigante rumo ao título

-

O adversário era um dos mais fortes da Liga, e que havia batido o “leão” na primeira volta, mas o Sporting foi competente e não deu hipóteses ao Vitória, vencendo tranquilamente por 3-0, mesmo enfrentando algumas dificuldades na intermediária, perante o povoamento minhoto dessa zona. Pedro Gonçalves abriu o activo, Viktor Gyökeres quebrou a seca de golos que vigorava há cinco jogos e bisou. Título cada vez mais à vista para os homens de Alvalade.

GoalPoint-2024-04-21-Sporting-Vitoria-SC-Primeira-Liga-202324-Ratings

Vitória clara e justa

Excelente vantagem leonina ao intervalo, apesar de os vimaranenses terem causado alguns problemas, nomeadamente à dupla de meio-campo leonina, composta por Hjulmand e Daniel Bragança. Porém, as movimentações dos jogadores da casa, sempre à procura de espaços, acabaram por abrir brechas na defensiva minhota, e Pedro Gonçalves (30′) aproveitou uma bola na área para rematar cruzado para o 1-0.

O Vitória teve de subir no terreno, abrindo espaços para as transições leoninas, e quem melhor do que Viktor Gyökeres para tirar o melhor partido desse contexto. Já no período de compensação do primeiro tempo, o sueco fez o 2-0, a concluir uma brilhante jogada colectiva dos “leões” ao primeiro toque. Tudo simples. O melhor ao descanso era “Pote”, com um GoalPoint Rating de 7.1, fruto do golo e da assistência primorosa para o tento de Gyökeres.

No arranque do segundo tempo, novo golo leonino e mais uma vez por Gyökeres. O avançado sueco só teve de encostar um passe de Trincão, um tento que arrumou em definitivo com a discussão do resultado. A etapa complementar foi, por isso, de menor intensidade, com o Sporting a controlar a reacção natural, mas com menos convicção, do Vitória minhoto. O “leão” está cada vez mais perto do título

[ O Vitória acabou por subir as linhas, ao andar atrás do prejuízo ]

GoalPoint-2024-04-21-Sporting-Vitoria-SC-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Viktor Gyökeres 👑

Já era estranho vermos tantos jogos (cinco em todas as competições) seguidos de Gyökeres sem marcar. O sueco até começou o jogo discreto, mas após o tento inaugural de Pedro Gonçalves, o atacante começou a ter espaços e, quando isso acontece, é letal. Viktor bisou, enquadrou dois de três remates, somou o máximo de acções com bola na área contrária (8) e completou quatro de seis tentativas de drible. Voltou a arrasar nos passes progressivos recebidos (15) e terminou com um GoalPoint Rating de 8.3.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Pedro Gonçalves 7.2

O criativo leonino desbloqueou o jogo, com o 1-0 da sua autoria, o 11º que marcou nesta Liga. A seguir, “Pote” fez a assistência para o 2-0, terminando ainda com oito passes progressivos recebidos.

Nuno Santos 6.5

Mais um jogo de grande entrega. O ala nem esteve preponderante em termos ofensivos, mas trabalhou muito, terminando com cinco recuperações de posse e oito acções defensivas, com destaque para três desarmes e outras tantas intercepções.

Trincão 6.4

Autor da assistência para o 3-0, o extremo errou somente quatro de 39 passes e perdeu apenas sete de 48 posses.

Daniel Bragança 6.2

Está feito um senhor jogador. Bragança sentiu algumas dificuldades perante o povoamento minhoto da zona central, mas pautou o jogo leonino a preceito, registando 90% de eficácia de passe e um bloqueio de remate.

Gonçalo Inácio 6.1

Mais um jogo impressionante de Inácio no passe. Terminou com 100 entregas certas em 106 (94%), ambos máximos do encontro, sete longos completos em nove e três super progressivos. Acumulou o máximo de acções com bola (122).

Geny 5.9

Tentou dar intensidade ao lado direito leonino, mas nem sempre o conseguiu com qualidade, perante a boa organização contrária. Destaque para quatro conduções progressivas, máximo do encontro.

St. Juste 5.7

Jogo competente do neerlandês que, apesar de ter saído aos 82 minutos, terminou com o segundo valor mais alto de acções com bola (93) e errou apenas dois de 87 passes (98% de eficácia).

Destaques do Vitória

Toni Borevković 6.0

Muito bom jogo do central croata, que evitou males maiores para a sua equipa. Ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou e acumulou 12 acções defensivas, máximo do jogo, com destaque para um corte decisivo.

Manu 5.6

O também central vimaranense acumulou o máximo de recuperações de posse (7) e de desarmes (5). A nota acaba afectada pelos cinco dribles consentidos, todos no primeiro terço.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.