Farense 🆚 Benfica | Águia voa para a vitória pelas alas

-

Missão cumprida para a “águia”. na visita ao Farense, e já conhecendo o resultado do Sporting, o Benfica fez o que lhe competia e venceu, por 3-1, numa exibição competente com alguns bons momentos, em especial na primeira parte, e bons golos, em especial no que toca às assistências. Os “encarnados” foram sempre melhores e tiveram o jogo controlado mesmo nos momentos de reacção algarvia. Kökçü, Arthur e Carreras marcaram para os visitantes, Belloumi para os da casa.

GoalPoint-2024-04-22-Farense-Benfica-Primeira-Liga-202324-Ratings

Jogo sempre na mão

Boa primeira parte no São Luís, com duas equipas a atacar e a procurarem o golo. Melhor o Benfica, com mais bola e iniciativa atacante, como lhe competia, mas os algarvios nunca se encolheram e criaram algumas boas situações. Aos 16 minutos, porém, Bah recebeu de Di María, cruzou e Kökçü encostou para o 1-0. A resposta do Farense foi rápida, com Belloumi (23′) a “fuzilar” a baliza de Trubin para o empate. Contudo, o lado direito dos “encarnados” estava endiabrado e Bah assistiu Arthur Cabral para um golo com desvio de calcanhar, aos 34 minutos.

O melhor ao intervalo era, precisamente, Bah. O lateral-direito registava um GoalPoint Rating de 7.2, fruto das duas assistências, ambas ocasiões flagrantes, dois cruzamentos eficazes em dois, só um passe errado em 12 e nove acções defensivas, com destaque para três intercepções.

O segundo tempo perdeu alguma vivacidade e intensidade, ainda assim com o Benfica por cima. O Farense tentou reagir, mas quando estava a conseguir soltar-se, o Benfica ampliou. Di María arrancou um passe espectacular, Carreras recolheu e rematou com sucesso de pé direito.

[ Carreras (3) e João Mário (20) com muitas ligações de passe ]

GoalPoint-2024-04-22-Farense-Benfica-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Alexander Bah 👑

Grande jogo do lateral-direito, jogador fundamental no triunfo benfiquista. Se do outro lado, Carreras marcou o golo da tranquilidade, a verdade é que foi dos pés de Bah que saíram as duas assistências para os primeiros dois golos lisboetas, ainda na primeira parte. O GoalPoint Rating de 7.8 mostra ainda três passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em cinco, 33 passes certos em 35 (94%), ainda seis acções com bola na área contrária e o máximo de acções defensivas (15), com destaque para oito alívios.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Farense

Ricardo Velho 6.8

Na Luz foi herói, registando mesmo nota máxima. Em Faro não fez nenhum “milagre”, mas terminou com sete defesas.

David Pastor 6.4

O lateral-direito dos algarvios fechou muito bem o seu corredor, registando o segundo valor mais alto de desarmes (7), batido apenas pelos oito de Cláudio Falcão.

Mohamed Belloumi 6.2

O argelino é um dos melhores jogadores do Farense e voltou a mostrar isso mesmo. Além do golo que marcou, destaque para dois remates enquadrados em dois realizados, sete passes progressivos recebidos e sete recuperações de posse. De negativo os quatro dribles consentidos e os quatro desarmes sofridos.

Destaques do Benfica

Álvaro Carreras 7.8

O lateral-esquerdo espanhol fez o seu melhor jogo pelo Benfica, estreou-se a marcar e ficou a uma centésima de Bah nos ratings. Além do tento, Carreras fez dois passes para finalização, registou o segundo valor mais alto de acções com bola (98), completou quatro de sete tentativas de drible, registou quatro conduções progressivas (máximo), ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos, 13 de 19 duelos, acumulou dez recuperações de posse (valor mais alto) e quatro desarmes.

Kökçü 7.5

O turco ganhou alguns pontos na luta pela titularidade. Com Florentino e João Mário nas costas, Kökçü soltou-se, como gosta, marcou um golo, enquadrou dois de quatro remates, criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização (máximo) e só pecou pela ausência de acções defensivas.

Di María 7.4

Diga-se o que se disser do argentino, a verdade é que Di María continua a deixar em campo momentos de grande qualidade, como a assistência fantástica para o golo de Carreras. Terminou com três passes para finalização, cinco passes longos certos em oito, incríveis dez passes progressivos e seis super progressivos (máximos), 12 passes progressivos recebidos (também valor mais alto), nove acções com bola na área contrária (… máximo) e três dribles completos em cinco.

Arthur Cabral 7.1

Regresso às boas exibições do brasileiro, que marcou um belo golo de calcanhar, foi o mais rematador do encontro, com seis remates, um aos ferros e quatro enquadrados, e acumulou sete acções com bola na área contrária. Pecou com três desarmes sofridos.

Otamendi 6.4

Não sabe jogar mal. O central acertou 90% dos passes, ganhou quatro de seis duelos aéreos e fixou o valor mais elevado de intercepções (4).

João Mário 6.0

Quase sempre que joga no meio, João Mário exibe-se a bom nível. Apesar de ter subido pouco no terreno, errou apenas dois de 95 passes (98% de eficácia), somou o máximo de acções com bola (115), recuperou seis vezes a posse e sofreu quatro faltas, duas em zona de perigo.

Florentino 6.0

O seu raio de acção e entendimento com João Mário ajudaram Kökçü a subir no terreno. Errou somente quatro de 58 passes (93% de eficácia), recuperou sete vezes a posse, acumulou três acções defensivas no meio-campo contrário e fez três intercepções.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.