Toni Kroos está muito perto do final da carreira de jogador. Apurado com a Alemanha para os oitavos-de-final, ao médio restam, no máximo, mais quatro encontros para pendurar as chuteiras, caso os germânicos cheguem à final de Berlim. Porém, também pode faltar somente um, se os anfitriões forem afastados nos oitavos-de-final. Para um “pré-reformado”, os desempenhos de Kroos neste EURO 2024 têm estado a um nível elevadíssimo e destacamos cinco recordes (e outros dados acumulados) que Toni já fixou nos três jogos que disputou na prova. Ou melhor… num só encontro, com a Hungria.
1. Acções com bola – 147
Na partida frente à Hungria, na segunda jornada do Grupo A, Toni Kroos acumulou 147 acções com bola. O segundo valor mais alto num jogo desta campeonato da Europa pertence ao italiano Giovanni Di Lorenzo (140) , sendo que Kroos tem ainda o quinto número mais elevado, 127 ante a Suíça.
[ As 147 acções com bola de Kroos com os magiares ]
O médio alemão é, por esta altura, o jogador do EURO com mais acções com bola, num total de 382, sendo que os cinco jogadores seguintes são todos defesas, que habitualmente têm sempre um número muito elevado de acções. O segundo médio na contabilidade é o suíço Granit Xhaka,com.. .218.
2. Passes certos – 119
Ainda na partida com a Hungria, Kroos acertou 119 passes, um recorde que, neste caso, partilha com o italiano Jorginho Frello, que conseguiu este feito ante a Albânia. Toni tentou 126 passes nessa partida, errando apenas sete, registando uma eficácia de 94%. O alemão é o terceiro jogador em prova com mais elevada percentagem de passes completos e o líder entre médios, com 95,3%.
[ Os passes de Kroos ante a Hungria ]
3. Passes progressivos – 23
Frente aos magiares, o médio até agora do Real Madrid contabilizou 23 passes progressivos – que aproximam a equipa da baliza em pelo menos oito metros e 25% em relação ao ponto de origem. São mais dez (!) que o segundo valor mais elevado, que foi fixado pelo seu colega de selecção, Joshua Kimmich, contra a… Hungria. O médio acumula 42 destes passes, liderando o EURO com mais 19 (!) que o segundo, precisamente Kimmich.
[ Os 23 passes progressivo de Kroos ante a Hungria ]
4. Passes verticais certos – 53
Os húngaros ainda estarão a ter pesadelos com o médio. Neste jogo, o alemão acertou 53 passes verticais, mais 17 que o defesa eslovaco, Milan Škriniar, e mais 19 e 21 do que um tal de…Toni Kroos frente a Escócia e Suíça, respectivamente. O número 8 germânico totaliza 127 passes verticais, mais 45 (!) que o também alemão Antonio Rüdiger. Kroos acertou 93,7% das suas tentativas.
5. Ganho cumulativo de passes verticais (metros) – 780 metros
Os ganhos acumulados em metros dos passes verticais realizados por Toni Kroos ante a Hungria chegam aos 779,8 metros. São mais 312,5 metros do que os alcançados por…. Kroos no último jogo do Grupo A, ante a Suíça, num embate em que escrevemos que o médio não esteve “tão brilhante como nos primeiros jogos da prova”. Fará se tivesse estado.