De Wirtz a Kim: a Equipa Europeia do Ano 23/24 ⭐️

-

A época está a terminar, faltando apenas a conclusão das provas UEFA para virarmos a atenção para o EURO 2024. Antes disso, porém, olhamos para as principais Ligas europeias, as Top 5 mais a Liga Portugal, para descobrirmos quem foram os melhores, de acordo com o GoalPoint Ratings. É o que lá fora chamam a… TOTS (Team of the Season).

A análise recai em jogadores que completaram mais de 1530 minutos nos respectivos campeonatos, no universo das principais cinco ligas europeias e a Liga portuguesa.

(Se entretanto quiseres descobrir a TOTS da nossa Liga é só clicar neste link)

Manuel Riemann 6.59

O Bochum, de Gonçalo Paciência, garantiu a permanência apenas no play-off, após anular, fora de casa, uma desvantagem de 3-0 ante o Fortuna, mas ao longo da temporada da Bundesliga teve de lidar com muita pressão ofensiva dos adversários, pelo que Riemann teve sempre muito trabalho, acabando por ser o guardião com melhor rating das principais Ligas europeias. O alemão registou 3,6 defesas por 90 minutos, foi o que mais penáltis enfrentou (11, a par de Kevin Trapp, do Frankfurt), e travou dois.

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Manuel-Riemann-infog

Trent Alexander-Arnold 6.57

Talvez o melhor lateral-direito do Mundo (sobretudo no plano ofensivo) no último punhado de anos, apesar das quebras de forma. O lateral do Liverpool pode não ter chegado aos números de assistências do passado, mas foi sempre um jogador sólido. Muito rematador, com uma média de dois disparos por 90 minutos, foi o quarto lateral a nível europeu, segundo da Premier League, em passes para finalização (2,7) e o jogador da posição nas principais Ligas europeias com melhor registo de ocasiões flagrantes criadas (0,7).

GoalPoint-English-Premier-League-2018-Trent-Alexander-Arnold-infog

Min-Jae Kim 6.45

A época do Bayern foi difícil, mas a nível individual, a do sul-coreano Min-Jae Kim foi de grande nível, sendo o melhor central das Ligas em análise. Quinto da posição em intercepções por 90 minutos (2,1), esteva sempre muito bem nos duelos aéreos defensivos, tendo ganho 77% dos que disputou.

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Min-Jae-Kim-infog

Nico Schlotterbeck 6.41

A época do Dortmund tem sido boa na Europa, onde está na final da Champions. Na Bundesliga tudo foi mais difícil, mas não para Schlotterbeck. O central esteve particularmente bem no passe, tendo sido o sétimo central destas Ligas em passes progressivos por 90 minutos (7,0). Foi mesmo o terceiro com mais recuperações de posse (7,7).

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Nico-Schlotterbeck-infog

Andrew Robertson 6.84

O escocês do Liverpool foi o lateral das principais Ligas europeias que mais passes para finalização acumulou em média (3,3) e o sexto com mais ocasiões flagrantes criadas (0,5), bem como o 11º em cruzamentos de bola corrida (4,7) ,com excelentes 24% de eficácia. Voltou a mostrar a sua grande apetência ofensiva. 

GoalPoint-English-Premier-League-05-2023-Andrew-Robertson-infog

Toni Kroos 6.84

O alemão anunciou o fim da carreira, aos 34 anos, o que acontecerá logo após a final da Champions. E diz adeus em grande, com números incríveis, como foi durante todo o seu percurso. Na época das principais Ligas foi o terceiro médio-centro com mais acções com bola (116,7), o que registou melhor eficácia de passe (94,7%) e o segundo com mais passes progressivos (7,8). Incrível.

Rodri Hernández 6.98

Em 34 jogos, o espanhol não esteve em nenhuma das derrotas do City na Premier League. Autor de oito golos e nove assistências, Rodri foi o “rei” europeu no passe progressivo (8,3) entre jogadores da posição e foi o quarto com melhor eficácia global de passe (92,3%).

GoalPoint-English-Premier-League-05-2024-Rodri-Hernández-infog

Jude Bellingham 7.50

O melhor jogador a nível europeu esta temporada. O inglês encaixou que nem uma luva no futebol do Real Madrid, com golos, assistência e um futebol fantástico. O médio fez incríveis 19 tentos na La Liga (11 com impacto directo no marcador), mais seis passes para golo, contribuindo para certa de 44% dos tentos marcados pelos “merengues” consigo em campo. A sua conversão de remates em golo atingiu uma taxa pouco vista de 30,2%.

GoalPoint-Spanish-La-Liga-05-2024-Jude-Bellingham-infog

Florian Wirtz 7.19

A grande temporada do Leverkusen girou em torno da sua grande figura, o médio Florian Wirtz. O médio, de apenas 21 anos, fez 11 golos e 11 assistências na Bundesliga, tendo tido envolvimento directo em 35% nos remates de bola corrida da sua equipa. Médio nas Ligas europeias com mais tentativas de drible (6,6), foi o segundo em completos (3,0), liderou em acções com bola na área contrária (7,0) e foi o segundo em remates de bola corrida (2,4).

GoalPoint-German-Bundesliga-05-2024-Florian-Wirtz-infog

Serhou Guirassy 7.34

A época superior do Stuttgart teve como ponta da sua “lança” ofensiva o guineense Guirassy. O atacante marcou impressionantes 28 golos em 28 jogos, juntando ainda duas assistência. Foram 30,4% de remates (3,8) convertidos em golo. Os 28 tentos em 20,7 Golos Esperados (xG) representaram um “superavit” de mais 7,3. Um pouco acima do segundo melhor rating europeu, quer vem já a seguir.

Viktor Gyökeres 7.36

Só mesmo Bellingham bateu Gyökeres no melhor rating das principais Ligas europeias. O Jogador do Ano GoalPoint da Liga 23/24 fez 29 golos e dez assistências e acumulou outros números impressionantes, que pode consultar na peça dedicada ao sueco (link).

GoalPoint-Viktor_Gyökeres_2023_vs_Serhou_Guirassy_2023-05-2024-infog

Craques “nacionais” que falharam o XI… por muito pouco

Outros 11 jogadores ficaram de fora dos “titulares” (ver infografia) e que poderiam muito bem ter figurado nas escolhas, mas ficaram a escassa distância dos concorrentes. Podemos destacar de imediato Kylian Mbappé, jogador mais rematador da Europa (5,0), 4,3 de bola corrida, com 27 golos e sete assistências em 29 jogos, mas há dois “portugueses” na lista.

Francisco Trincão – mais pelo que fez a partir do Ano Novo – e Ángel Di María tiveram pesos semelhantes em Sporting e Benfica, respectivamente, em especial nos momentos ofensivos, o argentino com números ligeiramente superiores no remate, passe para finalização, com o benfiquista a somar um pouco mais de assistências que o “leão” (6-10).

Parabéns a todos os destacados!
Podes consultar os Prémios GoalPoint da temporada aqui (link).

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.