Vizela 🆚 Sporting | Leão devora presa vizelense

-

FRENÉTICO! Foi assim a partida entre Vizela e Sporting desta 18.ª jornada do campeonato. Os “leões” golearam e mantém a liderança da prova, num duelo em que estiveram a perder, mas conseguiram dar a volta ao texto, culminando a remontada com uma goleada. Soro ainda “anestesiou” os lisboetas, Gyökeres empatou, Trincão fez o 1-2, Paulinho ampliou a vantagem, Essende encurtou as distâncias, porém, Coates e novamente Gyökeres carimbaram os seus nomes na lista dos goleadores. 

GoalPoint-2024-01-18-Vizela-Sporting-Primeira-Liga-202324-Ratings

Festival de golos foi sempre a “bombar”…

O relógio marcava o minuto 12 quando Alberto Soro deixou Adán pregado ao relvado e abriu a contagem. O golo vizelense surgiu na sequência do primeiro lance junto à área contrária.

O Sporting, que tinha entrado com tudo e dominava as incidências, sentiu o golpe, mas reagiu por intermédio de Gyökeres, que fez o mais difícil e desperdiçou uma ocasião soberana para empatar, que tinha 0,85 Golos Esperados (xG).

Os anfitriões baixavam as linhas e atacaram pela certa, quando o fizeram, Samu ficou a centímetros de dilatar o “score” aos 28 minutos. Já no período de descontos, e após dois golos terem sido anulados por fora-de-jogo (30’ e 45+1’), a turma de Alvalade empatou pela inevitável “locomotiva” sueca.

Ao intervalo, Nuno Santos era a peça em destaque com dois remates, cinco passes para remate, oito cruzamentos (três eficazes), seis passes progressivos e registava um GoalPoint Rating de 6.6.

Os líderes do campeonato fecharam a primeira parte a marcar e fizeram o mesmo no reatamento da partida. Trincão quis assistir Gyökeres e acabou por marcar, algo que fez pela terceira partida consecutiva. Sem tirar o pé do acelerador, a voracidade “verde-e-branca” prosseguiu e foi Paulinho a materializar essa superioridade, chegando aos nove tiros certeiros na prova. Num raide contra a corrente, Essende foi mais forte e veloz do que Coates e reduziu a desvantagem.

Com o jogo electrizante, a chuva de golos não cessou, Coates redimiu-se e carimbou o 2-4 e, a fechar as contas, Gyökeres bisou e deu outra expressão à remontada dos “leões”. Com 45“tentos, a equipa de Rúben Amorim passou a ser a mais certeira do campeonato, ultrapassando o SC Braga (42). A atravessar um excelente momento, o Sporting marcou 17 golos nos últimos quatro encontros em que actuou e somou o oitavo triunfo de rajada em todas as frentes em que está presente. Já o Vizela contabiliza apenas um êxito nas últimas 14 jornadas.

[ Quase só deu Sporting durante todo o jogo ]

GoalPoint-2024-01-18-Vizela-Sporting-Primeira-Liga-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Francisco Trincão 👑

Tardou, mas finalmente Trincão começa a justificar as razões que levaram, há quatro épocas, o Barcelona a render-se ao imenso talento que demonstrou ao serviço do SC Braga. Com sequência de jogos, vai justificando o “status” de titular que Rúben Amorim lhe tem dado nas últimas semanas. Solto, confiante, esteve em evidência mais uma vez, desta feita acumulando três remates, um golo, uma assistência, 61 acções com a bola (sete na área contrária), conquistou seis duelos, perdeu sete, tendo ainda acumulado duas conduções progressivas, outras tantas super progressivas, 13 perdas de bola e três acções defensivas. Por tudo isto, foi o MVP com um GoalPoint Rating de 8.2.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Vizela

Soro 5.9

Paralisou os “leões” aos 12 minutos, no único remate que fez. Falhou três dos 18 passes feitos (83%), chegou aos dois passes progressivos, venceu sete duelos e perdeu outros sete.

Hugo OIiveira 5.5

Autor da assistência para o golo inaugural, esteve muito em jogo com 55 acções com a bola, sete duelos conquistados, três perdidos, sete recuperações de posse e 12 perdas de bola – quatro das quais no terço defensivo.

Essende 5.5

Apesar das dificuldades ofensivas da equipa – apenas 18 golos marcados em 18 jornadas -, o avançado tem sido o farol do conjunto vizelense. No único remate que fez esta quinta-feira chegou aos nove “tiros” certeiros na prova, recebeu 12 passes progressivos, ganhou nove duelos e perdeu 11.

Destaques do Sporting

Viktor Gyökeres 7.9

Com o bis da noite desta quinta-feira atingiu dos 22 golos em 25 jogos, igualando o registo que protagonizou na última época ao serviço do Coventry. Sempre em alta rotação, saiu de cena com nove remates – ficou a três dos 12 que Rafa fez diante do Farense -, quatro enquadrados, dois golos, uma ocasião flagrante desperdiçada, 19 passes progressivos recebidos (máximo no duelo), 48 acções com a bola, 16 das quais na área adversária – outro máximo -, três conduções super progressivas, quatro faltas sofridas e 14 perdas de bola.

Paulinho 7.6

Está a mostrar os dentes com golos e assistências. Fez mais um tento, bisou naos passes para golo, tendo ainda conquistado 11 duelos (máximo na partida), somado cinco acções defensivas e nove perdas de bola.

Nuno Santos 7.2

Nada abalado por ter perdido o prémio Puskás, manteve a bitola das últimas semanas com dois remates, uma ocasião flagrante criada, seis passes para remate, nove centros (três eficazes), sete passes progressivos e 11 recuperações de posse (número que mais ninguém atingiu).

Pedro Gonçalves 6.7

Não marcou, mas voltou a ser decisivo com duas assistências, quatro passes para remate, 11 acções com a bola na área do Vizela e seis recuperações. A nota acabou por ficar penalizada devido às 18 perdas de bola registadas, 13 duelos perdidos, três desarmes sofridos e dois dribles permitidos.

Coates 6.7

Com culpas no golo de Essende, acabou por “maquilhar” a falha com um golo pleno de oportunismo. Terminou o jogo com três remates, três duelos aéreos defensivos ganhos em cinco, 11 perdas de bola e três acções defensivas.

Eduardo Quaresma 6.3

Exibição sóbria na qual registou cinco duelos vencidos, um perdido, seis recuperações de posse, quatro acções defensivas e seis perdas de bola.

Ricardo Esgaio 6.0

Autor de dois centros (um eficaz), seis passes progressivos, dois duelos ganhos, quatro perdidos, quatro recuperações de posse e oito perdas.

Gonçalo Inácio 5.9

Gizou um passe para remate, sete passes progressivos, quatro super progressivos, seis recuperações de pose e oito perdas.

Adán 5.0

No dia em que cumpriu o jogo 150 de leão ao peito, realizou uma defesa e acertou os nove passes que arriscou.

Leonel Gomes
Leonel Gomeshttps://goalpoint.pt/
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.