Jogador do Ano | Otávio, segundo ano a alagar berçários 👑

-

Bis! Otávio Monteiro é o Jogador do Ano GoalPoint da Liga bwin 2022/23. O médio portista repete a distinção da temporada 2021/22 e é o primeiro jogador a revalidar o galardão (de forma consecutiva, Jonas e Pizzi já haviam “bisado” em épocas intervaladas) para o futebolista com melhor GoalPoint Rating na Liga portuguesa finda a competição – dá também seguimento ao que conseguiu na primeira volta, altura em que o destacámos como o melhor nas primeiras 17 jornadas. O Porto não foi campeão, mas o internacional luso esteve a um nível elevadíssimo, suplantando mesmo muito do que conseguiu na temporada transacta. No deve e no haver dos desempenhos estatísticos objectivos, puros e duros, Otávio voltou a suplantar a concorrência.

[ Os votos dos GoalPointers não contam para a eleição mas é sempre bom quando tudo bate certo ]

Na ideia de jogo de Sérgio Conceição, “Otavinho” é peça central. Não só pela sua técnica e visão de jogo, mas também pela entrega total aos interesses colectivos, com um espírito de luta inabalável, ao qual junta momentos em que interpreta de forma perfeita a filosofia de pressão e de ruptura do futebol ofensivo dos “dragões”, correndo quilómetros e abarcando uma enorme quantidade de terreno, com um constante sentido táctico.

Otávio terminou a Liga 22/23 com 2246 minutos jogados, caindo o pano com o melhor rating, um excelente 6.96, entre craques com mais de 2040 minutos na prova (mais de dois terços), o critério que delimita o conjunto de jogadores habilitados a vencer o prémio de Jogador do Ano GoalPoint e que deixou outros protagonistas de fora da corrida.

GoalPoint-Jogador-do-Ano-Liga-Bwin-202223-Otavio-Porto-1-infog

Otávio tem evoluído no seu jogo ao longo das épocas. Antes com pouco golo ou assistência, hoje já contribui mais para esses momentos. O portista fez cinco golos e sete assistências na Liga bwin, o que corresponde a 22% de participação directa em tentos apontados pelo Porto consigo em campo. A contribuição ofensiva (ou seja, no cômputo geral de remates mais passes para finalização) chega mesmo aos 25% de todo o registo dos “dragões”.

[ Otávio marcou na derradeira jornada da Liga ]

[ O heatmap (à esquerda) e o mapa de acções de Otávio na Liga bwin 2022/23 ]

Se antes jogava muito encostado ao flanco direito, hoje assume um maior protagonismo, como um errante médio-ofensivo que veste regularmente a pele de médio-centro e está um pouco por todo o lado, como se pode constatar pelo heatmap e mapa de acções com bola acima. Otávio é mesmo o médio-ofensivo com mais acções com bola por 90 minutos. Foram 83,5, sendo o segundo entre todos os médios e o sexto no global de todas as posições.

Números absurdos na hora de romper linhas através do passe

Só Lionel Messi, com 55, fez mais passes de ruptura nas seis principais Ligas europeias – Top 5 mais Liga bwin – do que Otávio. Leu bem. O portista fez 50, mais 15 que o terceiro nesta variável a nível europeu, o português Bruno Fernandes, e mais 29 (!) que o segundo na Liga portuguesa, o argentino do Arouca, Alan Ruiz (21).

São dois por cada 90 minutos, sendo que Ruiz terminou com média de 0,8. Incrível e algo que assenta na forma de jogar do Porto, de pressão e colocação da bola muito rápido na frente, precisamente através desses passes de ruptura (mapa em baixo à esquerda), a rasgar as defesas contrárias.

[ Passes de ruptura (à esquerda) e passes para finalização de Otávio na Liga bwin 22/23 ]

O médio foi o jogador do Porto que mais passes para finalização realizou na Liga que agora terminou, nada menos que 59, sendo também o dono da melhor na média, com 2,2, e o sétimo no geral da Liga. Foi também o quarto futebolista em ocasiões flagrantes criadas (0,5), num total de 13 (6º mais alto). Tanto os passes de ruptura como para finalização foram realizados de um grande leque de zonas do terreno, outra prova da versatilidade do atleta do emblema da Invicta.

O festival estatístico de Otávio prossegue. O “dragão” foi o jogador da Liga com mais alta média de passes ofensivos valiosos – entregas eficazes para os últimos 25 metros do terreno – por 90 minutos (7,5), tendo sido o segundo em absolutos (186), e também foi o futebolista com mais passes progressivos (que permitem aproximação à baliza de pelo menos 25% e no mínimo de oito metros), excelentes 8,0, e super progressivos (aproximação à baliza adversária em pelo 50% e no mínimo de oito metros), pouco habituais 2,9, terminando também líder nos números absolutos (199 e 72, respectivamente).

[ Passes progressivos (à esquerda), super progressivos (ao centro) e os dribles de Otávio na Liga bwin 22/23 ]

E quem pensa que Otávio não dribla…. bem pode pensar outra vez. Entre jogadores do “dragão” foi o segundo em dribles tentados por 90 minutos na Liga que agora terminou, com 3,7, e também o segundo com mais sucesso nestes momentos (1,6).

Grande capacidade de trabalho

Uma das características que tem acompanhado Otávio desde que chegou a Portugal, merecendo mesmo destaque como Moneyball Player ainda em representação dos vimaranenses: a sua capacidade de trabalho. No desarme e na pressão sobre os adversários, Otávio é fundamental nestes momentos, conferindo equilíbrios em todas as zonas do terreno, em especial no “miolo”. Esta temporada não foi diferente.

[ Acções defensivas (à esquerda) e recuperações de posse de Otávio na Liga bwin 22/23 ]

No trabalho de sapa, Otávio foi o oitavo jogador da Liga com mais desarmes a cada 90 minutos, nada menos que 2,8, num total de 70, sendo o líder entre os portistas. Além disso, como é seu apanágio e foi marca forte em 2021/22, foi também o terceiro em acções defensivas no meio-campo contrário, com 2,5, correspondendo a um total de 63 (5º). Estes momentos permitem à equipa pressionar em zonas bem adiantadas e impedem o portador da bola adversário pensar jogo e encetar transições, algo em que o Porto é especialmente forte. Por outro lado, foi também o terceiro “azul-e-branco” com melhor média de recuperações de posse (6,7). Um todo-o-terreno na verdadeira acepção da palavra.

Um rating ainda melhor que o da época passada… mesmo sem caneco

GoalPoint-Otávio_Monteiro_2021_vs_Otávio_Monteiro_2022-infog

Esta temporada, Otávio jogou menos minutos que na anterior, mas ainda assim consegui marcar mais dois golos que em 2021/22. Realizou menos assistências, é certo, mas no cômputo geral dos desempenhos acumulados, a Liga bwin 2022/23 trouxe-nos, mais uma vez, o melhor Otávio, dizemos mesmo ainda mais refinado do que há um ano. É para continuar assim “Otavinho”?

Parabéns Otávio, Jogador do Ano GoalPoint Ratings de 2022/23!

Não percas o anúncio dos 44 Magníficos da Liga, muito em breve, e descobre também os feitos do Jogador Revelação. Podes conferir aqui os Jogadores do Ano GoalPoint das épocas anteriores.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.