Em Janeiro ninguém tinha dúvidas sobre o facto de Luis Díaz ser o melhor jogador da Liga portuguesa, tendo sido aliás eleito como tal pelo nosso algoritmo. Pois é o mesmo GoalPoint Ratings que agora elege o portista Otávio Monteiro como Jogador do Ano da Liga Bwin 21/22 e, como sempre, os analytics que fundamentam a eleição dão razão a quem já o esperava e dão razões a quem mostrar surpresa.
Chora bebé @otaviomonteiroo 💙🐉 pic.twitter.com/c8V2cIzBcc
— mousinho.15 (@15Mousinho) May 7, 2022
No radar, desde que chegou a Portugal
Otávio é nome que há muito marcou presença no radar do nosso Antunes, mais especificamente desde que notabilizou ao serviço do Vitória (empréstimo), na longínqua Liga 2015/16. O tempo foi passando mas Otávio manteve-se sempre como um jogador capaz de fazer apitar os alarmes pelos números invulgares, mesmo durante os tempos em que estava longe de ser um nome consensual entre os próprios adeptos portistas.
O médio-ofensivo tardou a convencer alguns, talvez por ter “pouco golo”, mas evoluiu para um jogador tacticamente exemplar e cujos indicadores apresentados em benefício do colectivo se mantêm com a regularidade que faz campeões. A Otávio falta-lhe golo, sim, mas até nisso esta época foi diferente para melhor, pelos tentos que deu a marcar.
Otávio fecha a Liga 21/22 com 2619 minutos jogados (86% do tempo total de jogo), terminando também com o melhor rating entre craques com mais de 2040 minutos na prova (mais de dois terços), o critério que delimita o conjunto de jogadores habilitados a vencer o prémio de Jogador do Ano GoalPoint e que deixou outros protagonistas de fora da corrida, com destaque para o entretanto eleito Melhor Rating, Darwin Nuñez.
Otavinho terminou a época com um GoalPoint Rating de 6.84, sucedendo a Pedro Gonçalves, extraordinário em 2020/21 na caminhada do Sporting rumo ao título. A nota de Otávio é baixa? Nada disso. Para termos uma ideia, “Pote” terminou a temporada passada com 6.74, e foi o que foi, com 23 golos. O portista atingiu este patamar através de outras valências, menos óbvias mas fundamentais, que lhe permitiram até estrear-se pela Selecção nacional, em Setembro de 2021. Exemplo do que falamos? Este tweet que publicámos há poucos dias.
GEGENPRESSING KINGS? 👑
🔸 Estes 2 somaram 1⃣5⃣6⃣ acções defensivas no meio-campo adversário na #LigaBwin 21/22 🙀
🔸 Otávio (95) e Vitinha (61) foram o 1º e o 3º da Liga neste capítulo, com intromissão de Palhinha (SCP)Uma "matilha" destas é capaz de dar jeito 💪…#FCPorto pic.twitter.com/gpCa01ggEc
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 16, 2022
Números que fazem chorar bebés e adversários
Otávio terminou a Liga com o quinto melhor registo de assistências. Foram 11 passes para golo, consequência de 9,2 Expected Assists (xA), ou assistências esperadas, o terceiro registo mais alto entre todos os atletas que fizeram pelo menos um passe que acabou em golo. Entre jogadores dentro do critério, o portista foi o terceiro jogador da Liga com melhor média de passes para finalização (2,4), mas o segundo no número absoluto de entregas para remate (69), sendo o quinto em passes para finalização de bola corrida (1,5) e, mais uma vez, terceiro em ocasiões flagrantes criadas por 90 minutos (0,6).
[ Assistências (à esquerda), passes para finalização (ao centro) e ocasiões flagrantes criadas por Otávio na Liga Bwin 21/22 ]
Estes são os dados que imediatamente contrariam a ideia de alguns críticos sobre o pouco peso de Otávio nos golos da sua equipa, mas há outros que reforçam a qualidade mensurável do portista nas entregas. O médio foi o jogador da Liga com mais passes de ruptura (28), mais 11 que o segundo colocado, o colega de equipa Fábio Vieira, e entre médios e avançados foi o jogador que acumulou mais passes aproximativos (que aproximam a equipa da baliza adversária em pelos menos 25% do campo restante e uma distância mínima de oito metros), nada menos que 173, uma média de 5,9, também máximo entre jogadores ofensivos. Nos passes super aproximativos (aproximação de 50%) também liderou na média de realizados (1,7), ficando em segundo nos absolutos, com 49, apenas menos um que Pêpê Rodrigues.
[ Passes de ruptura (à esquerda), aproximativos (ao centro) e super aproximativos de Otávio na Liga Bwin 21/22 ]
Tacticamente perfeito
Já por diversas vezes destacámos a competência que Otávio demonstra na realização de acções defensivas, em particular as que soma ainda no meio-campo adversário, um predicado invulgar num médio-ofensivo. É difícil, para não dizer impossível, dissociar a entrega e a garra de Otávio nestes momentos da grande consistência e intensidade do Porto na pressão e reacção à perda de bola. O internacional luso é o pêndulo da equipa. Não só tem um peso renovado a atacar, como Sérgio Conceição não precisa de se preocupar muito em criar grandes esquemas tácticos para compensar a presença de um jogador ofensivo. Otávio faz de tudo um pouco e é um dos primeiros a anular o futebol contrário.
O seu posicionamento é amplo, como se pode constatar no mapa de acções com bola na Liga (em baixo à esquerda). Mais descaído para a faixa direita, pois tem actuado muito como médio-direito ou extremo, o “dragão” tem uma noção perfeita das necessidades colectivas, percorrendo todo o corredor e fechando no meio, numa ajuda fundamental na pressão e recuperação da bola.
[ Acções com bola (à esquerda), acções defensivas (ao centro) e desarmes de Otávio na Liga Bwin 21/22 ]
O portista foi o jogador da Liga que mais acções defensivas no meio-campo adversário acumulou em termos absolutos (95), mais 31 que o segundo, o sportinguista João Palhinha, e liderou nas realizadas no último terço, 53, mais 15 que o segundo, Ricardo Horta, prova de uma extraordinária capacidade de pressão em zonas altas do terreno de jogo. Mas há mais. Destas acções, 101 foram desarmes. Otávio não é defesa, ou médio-defensivo, mas foi o jogador que acumulou mais desarmes no campeonato, a par do Maritimista Vitor Costa que é… defesa.
Um Statscard para guardar
Este é o statscard final de Otávio na época 2021/22 da Liga Bwin. Outros podem driblar meia equipa adversária, marcar golos atrás uns dos outros, mas estes números – e os detalhados acima – mostram aquele que foi o melhor jogador da Liga portuguesa com base nas estatísticas e nos ratings, e certamente menos o mais completo, brilhando em todos os momentos do jogo, só lhe faltando mesmo liderar ou andar perto de o fazer em números de guarda-redes. O sucesso dos “azuis-e-brancos” neste campeonato tem a cara de Otávio, do princípio ao fim.
Parabéns Otávio, Jogador do Ano GoalPoint Ratings de 2021/22!
1-2-3-4-5-6-7 GP Ratings acima de 6.60!
A incrível consistência de @otaviomonteiroo 🇵🇹 na 1ª Liga, à luz da versão atual do GP Rating:
15/16 @ VSC ⚪️ 6.74
16/17 @ FCP 🔵 6.63
17/18 @ FCP 🔵 6.60
18/19 @ FCP 🔵 6.82
19/20 @ FCP 🔵 6.78
20/21 @ FCP 🔵 6.69
21/22 @ FCP 🔵 6.84 👑 pic.twitter.com/OAVqzx5AWL— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 21, 2022
Não percas o anúncio do dos 33 Magníficos da Liga, muito em breve, e descobre também os feitos do Jogador Revelação, e do Melhor Rating da temporada. Podes conferir aqui os Jogadores do Ano GoalPoint das épocas anteriores.