Loucura nos últimos minutos deste “clássico”. O Porto chegou ao intervalo a ganhar por 2-0, graças a uma boa eficácia de Evanilson e Pepê, e também a alguns equívocos leoninos, o mais gritante a opção por Gonçalo Inácio a fazer o corredor esquerdo do Sporting. No segundo tempo, Rúben Amorim corrigiu, lançou Nuno Santos e Gyökeres – que começou a partida no banco devido a questões físicas – e o pendor da partida alterou-se, com o sueco a complicar a tarefa da defesa portista. No espaço de um minuto perto do fim, o avançado bisou e resgatou um ponto, que coloca a vantagem na liderança em cinco pontos.
Gyökeres e Nuno Santos viraram o jogo
As duas equipas apresentaram algumas surpresas nos “onzes” iniciais. No Porto, destaque para Zé Pedro na vaga de Pepe e para o jovem latera-direito Martim Fernandes. No Sporting, a surpresa foi a colocação de Gonçalo Inácio a fazer o corredor esquerdo, com Gyökeres, que esteve em dúvida, a começar no banco.
O jogo começou com mais intensidade do lado do Porto e o primeiro tento não tardou. Mau jogo de Franco Israel com os pés, a bola acabou por chegar a Evanilson (7′), após passe de Pepê, e o atacante, perante o guardião leonino, não perdoou e chegou aos 12 golos na Liga. O “leão” pegou no jogo, mas sem a explosão e as diagonais de Gyökeres, o “dragão” sentia-se tranquilo em posição mais recuada, esvaziando de ideias o ataque leonino. Do outro lado, e um pouco ao contrário do que tem acontecido nesta Liga, a eficácia era outra e o 2-0 surgiu aos 41 minutos. Martim progrediu, flectiu e aproveitou-se da escorregadela de Hjulmand, assistindo depois Pepê na área para o golo. E o terceiro quase surgiu pouco depois, mas Franco Israel fez grande defesa a remate de Francisco Conceição.
O MVP ao intervalo era Pepê. O brasileiro costuma aparecer nos grandes jogos e voltou a fazê-lo, com um golo, uma assistência e um GoalPoint Rating de 6.8. O melhor “leão” era Trincão, com 5.7.
🇵🇹 INTERVALO | Porto 2-0 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
🟡 Dragão vai incendiando “leão” aparentemente tão “perdido” como o seu treinador
🟡 Evanilson e Pepê já castigaram dois (dos vários) erros do SCP#FCPSCP #LigaPortugal pic.twitter.com/4QKOwLkCos
🇵🇹 Porto 2-0 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Pepê Aquino 🇧🇷 6.8 🔝
🥈 Evanilson Lima 🇧🇷 6.6
🥉 Martim Fernandes 🇵🇹 6.5
🔻 Franco Israel 🇺🇾 3.8#LigaPortugal #FCPSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/tdi7quiXz9
O Porto acalmou o seu jogo, sabendo que podia esperar pela iniciativa do Sporting. Os lisboetas sabiam da urgência em reagir e pegaram no jogo, lançando Gyökeres. A formação leonina conseguia agora ter mais bola no meio-campo contrário, em especial após a entrada de Nuno Santos para o flanco esquerdo, passando Inácio para central, mas o “dragão”, é sabido, sente-se bem na posição de expectativa e ia resolvendo as situações.
🇵🇹 82' | Porto 2-0 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
Apenas 13 ações do SCP dentro da área da FCP
O mínimo dos leões no campeonato até hoje eram 15, e a média 34,9#LigaPortugal #FCPSCP pic.twitter.com/qp14hcMkIU
Porém, os derradeiros minutos foram loucos. No espaço de um minuto, o Sporting chegou ao empate. Primeiro, aos 87, Nuno Santos cruzou da esquerda e Gyökeres, sem marcação, cabeceou para o 1-0. E logo a seguir, aos 88, o sueco só teve de empurrar uma assistência de Edwards para deixar tudo igualado. Para coroar este período, o inglês viu o vermelho directo por agressão a Galeno.
🇵🇹 90' | Porto 2-2 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
Edwards:
🔸 Entra aos 86'
🔸 Assiste aos 88'
🔸 Vermelho direito aos 90'#LigaPortugal #FCPSCP pic.twitter.com/AWnk9kMtUs
Com este ponto resgatado numa “viagem relâmpago” de Gyökeres à baliza portista, o Sporting dá mais um passo rumo ao título, ficando com cinco pontos de vantagem sobre o Benfica, com nove por disputar.
🇵🇹 Porto 📈 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
Leões criaram 77% do seu xG nos últimos 8 minutos do jogo#LigaPortugal #FCPSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/r6ilH77HWZ
[ O Sporting esteve mais subido no terreno, em especial na segunda parte ]
MVP GoalPoint: Viktor Gyökeres 👑
A 12ª vez que Gyökeres foi MVP na Liga. Viktor começou no banco por precaução, o Sporting sentiu a sua ausência na primeira parte, mas na segunda entrou e o “leão” ganhou outra dimensão ofensiva. O sueco bisou no jogo, aos 87 e aos 88 minutos, nos dois únicos remates que realizou, recebeu oito passes progressivos e completou duas de cinco tentativas de drible. Terminou o jogo com um GoalPoint Rating de 7.1.
🇵🇹 Porto 🆚 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
Viktor Gyökeres 🇸🇪 saiu do banco com a equipa a perder 2-0 para fazer o seu 8º bis no campeonato ⭐️#LigaPortugal #FCPSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/0iS8XYtgxo
Outros Ratings 🔺🔻
🔝 Jogadores com melhor GP Rating nas principais ligas europeias 🏴🇪🇸🇩🇪🇮🇹🇫🇷🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
1⃣ Jude Bellingham 🏴 (Real Madrid 🇪🇸) 7.37
2⃣ Viktor Gyökeres 🇸🇪 (Sporting 🇵🇹) 7.36
3⃣ Serhou Guirassy 🇬🇳 (Stuttgart 🇩🇪) 7.23
4⃣ Kylian Mbappé 🇫🇷 (Paris SG 🇫🇷) 7.23
5⃣ Florian Wirtz 🇩🇪 (Leverkusen 🇩🇪)… pic.twitter.com/EzuAsF4KJE
Destaques do Porto
Evanilson 6.8
O brasileiro saiu aos 79 minutos, mas com tarefa cumprida. Marcou um golo, enquadrou dois de três remates, completou duas de três tentativas de drible e só falhou um de 16 passes. De negativo os três desarmes sofridos, máximo da partida.
Pepê 6.7
O brasileiro aparece nos grandes jogos e voltou a fazê-lo, tendo sido o melhor na primeira parte, altura em que o Porto estava por cima. Pepê fez uma assistência e um golo e completou duas de três tentativas de drible.
Martim Fernandes 6.6
Estreia na Liga e a titular pelo Porto para o jovem lateral de 18 anos, e a importância da ocasião não o afectou. O defesa esteve sempre tranquilo e concentrado e até soube lidar bem com as incursões de Gyökeres no seu flanco. Martim fez a assistência para o 2-0, teve sucesso naos dois cruzamentos de bola corrida, completou duas de três tentativas de drible e somou cinco acções defensivas.
🇵🇹 Porto 🆚 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
A bela estreia de Martim Fernandes 🇵🇹 na Liga Portuguesa
18 aninhos feitos em Janeiro#LigaPortugal #FCPSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/rt5culo65P
Zé Pedro 5.7
Jogo positivo do central, que fez as vezes de Pepe, terminando com oito passes longos certos em 13 e quatro acções defensivas.
🇵🇹 60' | Porto 2-0 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
Zé Pedro teve sucesso em 8 dos seus 10 passes longos#LigaPortugal #FCPSCP pic.twitter.com/AhbmWip96i
Galeno 5.6
Jogo esforçado do brasileiro, nem sempre bem conseguido. Ainda assim criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização e não falhou nenhum dos 22 passes.
🇵🇹 68' | Porto 2-0 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
Galeno não falhou nenhum dos 17 passes que fez até agora#LigaPortugal #FCPSCP pic.twitter.com/Vhh6BIeshQ
Francisco Conceição 4.2
A pior nota do clássico. Conceição criou problemas a Diomande, foi o mais rematador, com quatro disparos, dois enquadrados, o jogador com mais acções com bola na área contrária (7), mas teve alguns números menos bons. Só completou duas de seis tentativas de drible, perdeu 18 posses em 41, registou o valor mais alto de maus controlos de bola (4) e falhou duas ocasiões flagrantes.
Destaques do Sporting
Nuno Santos 6.6
A opção por Inácio a ala-esquerdo causou estranheza e a verdade é que o Sporting só começou verdadeiramente a carburar quando Nuno Santos entrou por volta da hora de jogo. Se antes tinha consentido dez remates, a partir daí o “leão” só permitiu mais um e fez cinco. O esquerdino teve um grande impacto no jogo, fez a assistência para o 2-1, somou três passes para finalização e dois cruzamentos eficazes em cinco.
🇵🇹 71' | Porto 2-0 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
Nuno Santos entrou há 10 minutos e já é o jogador do SCP com mais finalizações criadas (2)#LigaPortugal #FCPSCP pic.twitter.com/sk5EziJYWA
Hjulmand 6.2
Escorregou no lance do 2-0, mas a infelicidade do dinamarquês não o afectou, terminando com dois passes para finalização, oito recuperações de posse (máximo) e também valores mais altos de desarmes (8) e acções defensivas no meio-campo contrário (5).
🇵🇹 90+3' | Porto 2-2 Sporting
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 28, 2024
11 admoestações para Hjulmand na Liga
Só 2 jogadores (Seba Péres e Ângelo Neto) têm mais#LigaPortugal #FCPSCP pic.twitter.com/l9KWs2UC1x
Gonçalo Inácio 5.9
Mais vítima da opção de Rúben Amorim do que réu, mas a verdade é que a sua participação como ala-esquerdo não correu bem, sendo incapaz de realizar transições defensivas rápidas. Melhorou quando voltou a jogar a central e terminou com 90 acções com bola (máximo), nove passes progressivos e três super progressivos (ambos valores mais altos), dois dribles eficazes em três e quatro desarmes. De negativo as 18 perdas de posse e os três dribles consentidos.
Trincão 5.7
Pareceu, a espaços, algo perdido sem a referência de ataque que é Gyökeres e sem espaços para brilhar. Ainda assim teve sucesso nas quatro tentativas de drible.
Coates 5.7
Bem no passe, com 72 certos em 80 (máximos), o central fez oito progressivos e três super progressivos e recuperou sete vezes a posse de bola.
Geny 5.5
Durante a primeira parte o Sporting praticamente só conseguiu atacar com qualidade pelo seu flanco. Ainda assim foi tímido o desempenho de Geny, cuja estatística mais relevante foram as cinco conduções progressivas, máximo do jogo.