A equipa da 31ª Jornada da Liga 23/24

-

A ronda 31 fica marcada pelo grande “clássico” entre Porto e Sporting e que terminou empatado a duas bolas, com a emoção maior a surgir nos instantes finais, por um “furacão” sueco que mesmo assim desta feita não conseguiu rating para roubar o lugar a um… Cristo.  Eis o “onze” GoalPoint Ratings da jornada, com apenas dois jogadores dos “grandes”.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 31

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-31-Primeira-Liga-202324-infog

Anatoliy Trubin 7.4
MVP do #SLBSCB

Pode parecer estranho uma vitória do Benfica por 3-1 com uma bela segunda parte ter o guardião “encarnado” como MVP, mas tal deve-se essencialmente ao que aconteceu no primeiro tempo, altura em que foi fundamental com algumas intervenções de vulto. Trubin terminou com seis defesas (máximo da ronda), três a remates na sua grande área.

Martim Fernandes 6.6 

Estreia na Liga e a titular pelo Porto para o jovem lateral de 18 anos, e a importância da ocasião não o afectou. O defesa esteve sempre tranquilo e concentrado e até soube lidar bem com as incursões de Gyökeres no seu flanco. Martim fez a assistência para o 2-0, teve sucesso naos dois cruzamentos de bola corrida, completou duas de três tentativas de drible e somou cinco acções defensivas, entre elas quatro intercepções (número mais elevado da jornada).

Manu Silva 7.5
MVP do #VSCBFC

O triunfo do Vitória foi difícil, mesmo contra um Boavista reduzido a dez elementos, e Manu foi essencial no “clean sheet” minhoto. O central realizou 12 passes progressivos (máximo), ganhou os três duelos aéreos defensivos e somou dez acções defensivas, com destaque para sete alívios. Realizou um corte decisivo nos últimos minutos.

Duplexe Tchamba 7.8
MVP do #CPACGDC

O central camaronês registou o segundo rating mais elevado da ronda. Primeiro abriu o activo de cabeça, terminou com dois remates enquadrados e cinco acções com bola na área contrária. Depois ganhou dois dos três duelos aéreos defensivos em que participou e fez seis alívios.

Rodrigo Gomes 7.1 

Mais um brilharete do ala do Estoril Praia. Rodrigo Gomes fez o único golo na vitória do Estoril Praia sobre o Famalicão, acumulou quatro conduções progressivas (máximo) e dez acções defensivas, com destaque para três desarmes.

GoalPoint-2024-04-28-Estoril-Famalicao-Home-Rodrigo-Gomes-Primeira-Liga-202324-MVP

Kelechi Nwakali 7.5

O médio nigeriano foi o melhor do Chaves em Rio Maior. Não só apontou o golo transmontano, como enquadrou dois dos três remates que fez e completou 92% dos passes, incluindo 12 de 14 longos (máximos). E ainda recuperou cinco vezes a posse.

GoalPoint-2024-04-27-Casa-Pia-Chaves-Away-Kelechi-Nwakali-Primeira-Liga-202324-MVP

Mateus Fernandes 7.3
MVP do #EPFFCF

O melhor na Amoreira. O médio emprestado pelo Sporting está a fazer uma grande temporada e nesta partida fez a assistência para o golo de Rodrigo Gomes, somou três passes para finalização, seis passes longos certos em nove, oito progressivos e registou quatro desarmes.

Mohamed Belloumi 7.6

Que grande época está a realizar Belloumi. O extremo argelino do Farense voltou a espalhar classe no triunfo claro sobre o Estrela da Amadora, marcando um golo. Criou ainda uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, registou o máximo de acções com bola na área amadorense (8) e ainda o valor mais alto de bloqueios de passe/cruzamento (5).

GoalPoint-2024-04-29-Estrela-Amadora-Farense-Away-Mohamed-Belloumi-Primeira-Liga-202324-MVP

João Camacho 7.6
MVP do #PSCMFC

Na retina o golo estupendo que marcou, num chapéu de classe a Nakamura, mas a exibição de Camacho foi muito mais do que isso, como atestam os três passes para finalização, mas também as cinco recuperações de posse e as seis acções defensivas.

Leo Jabá 8.2 MVP semanal 👑
MVP do #CFEASCF

Fantástica exibição do atacante brasileiro do Estrela, mesmo sem qualquer acção para golo. Jabá criou três ocasiões flagrantes (!), em nove passes para finalização (segundo registo mais alto de um jogador na Liga), teve sucesso em cinco de 11 cruzamentos de bola corrida, bem como nas duas tentativas de drible e acumulou quatro conduções progressivas. Foi a grande figura da jornada em termos de desempenho.

Cristo González 7.5
MVP do #GVFCFCA

Mais um capítulo numa grande época de Cristo. O espanhol bisou no empate em Barcelos, enquadrou cinco de seis remates (máximo da jornada) e recebeu 16 passes progressivos (valor mais alto). As duas flagrantes falhadas impedem uma nota bem mais elevada.

Outros jogadores à porta do “onze”

Marcelo Ferreira (Moreirense) 7.3

Marcos Leonardo (Benfica) 7.3

Ángel Di María (Benfica) 7.3

Samuel Essende (Vizela) 7.2

Viktor Gyökeres (Sporting) 7.1

David Neres (Benfica) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da 31ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J31SUMGPRMVPPASXG
2-2
3-1
1-1
3-1
1-0
0-2
1-0
2-2
0-3

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.