O mês de Setembro foi mais curto no que toca ao número de jornadas, mas não deixou de contar com desempenhos excepcionais, trazendo aliás o primeiro 10.0 da época. No lote dos 11 eleitos, apenas dois jogadores furam a hegemonia dos “grandes”, num elenco com dois reforços que chegaram, viram e venceram.
Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 180 minutos na prova, entre as jornadas 5 e 7. Vamos aos detalhes.
O XI de Setembro de 2024 da Primeira Liga
Ricardo Velho 7.54
O guarda-redes do Farense continua a mostrar que a época passada não foi um acaso. Extraordinária a exibição no Dragão, que lhe valeu o segundo rating mais alto desta Liga e o recorde de defesas num jogo (10). Em Setembro liderou no número de defesas (14), travou 82,4% dos remates que enfrentou e evitou 2,3 golos (defesas – xSaves), valor mais alto neste período.
João Mário 6.91
O lateral recuperou o lugar tomado por Martim Fernandes e tem estado em grande nível. Em Setembro fez uma assistência, fez quatro remates (segundo valor mais alto entre laterais), oito passes para finalização (terceiro), criou três ocasiões flagrantes (segundo) e liderou (com Álvaro Carreras) em conduções progressivas (10).
João Ferreira 7.09
O lateral-direito convertido em central tem dado cartas no Braga e foi o melhor na posição no mês de Setembro, período em que fez uma assistência. João Ferreira foi o central que mais passes para finalização realizou (4), a par de Fernando Fonseca, do AVS, criou uma ocasião flagrante e fez um passe de ruptura. Os “vícios” de lateral ainda perduram, pois liderou em conduções progressivas (5) e super progressivas (2), e foi o terceiro em passes super progressivos (4).
Nicolás Otamendi 6.71
O veterano está em boa forma, inclusive ofensiva. Em Setembro marcou um golo e fez duas assistências, algo extraordinário para um central. Foi o segundo da posição em acções com bola (256) e eficácia de passe (95%), realizou seis desarmes, cinco intercepções e acumulou quatro acções defensivos no último terço, mais três que qualquer outro central.
Nuno Santos 6.85
A época começou com problemas físicos, mas aos poucos, Nuno Santos tem assumido o seu habitual protagonismo no Sporting. Nas três rondas em análise realizou 11 passes para finalização, máximo do mês entre todas as posições, e foi o jogador que mais cruzamentos de bola corrida efectuou (18).
Florentino Luís 6.82
O “trinco” benfiquista beneficiou, e de que maneira, com a chegada de Bruno Lage e com o posicionamento mais recuado em relação à era-Roger Schmidt, agora como elemento único à frente da defesa. Isso não impediu Florentino de desatar a marcar, tendo feito dois golos em Setembro. “Tino” foi o médio-defensivo com mais acções defensivas no meio-campo defensivo (10) e o líder em intercepções (8).
Daniel Bragança 7.81
Nem sempre é titular, mas começando de início ou entrando com o decorrer dos jogos, Daniel Bragança é garantia de classe e qualidade. O médio leonino foi o melhor centrocampista do mês passado, fez um golo e uma assistência, somou dez acções na área contrária (segundo valor na posição) e acertou 90,3% dos passes que realizou.
Francisco Trincão 7.85
O extremo joga consistentemente a alto nível e está sempre lá em cima no que toca a desempenhos. Trincão foi o “rei” das assistências em Setembro, com quatro, mais duas que qualquer outro jogador, isto em somente seis passes para finalização, e ainda fez um golo. Nesta fase foi o segundo jogador com mais acções com bola na área contrária (24), apenas atrás das 39 de Gyökeres, foi o mais rematador do mês, com 12 disparos, nove de bola corrida (segundo), e o segundo em dribles tentados (19) e eficazes (11).
Kerem Aktürkoğlu 7.46
O turco chegou, viu e venceu. Em Setembro, Aktürkoğlu fez dois golos e duas assistências em três jogos e apenas 204 minutos em campo. Igualou Trincão em acções com bola na área contrária (24), fez nove remates, todos de bola corrida, e arrisca ser uma das figuras deste campeonato.
Viktor Gyökeres 8.11 MVP mensal 👑
O sueco foi o melhor Jogador GoalPoint do mês de Setembro. Sobre o atacante escrevemos uma peça detalhada com os feitos nas três rondas em análise, que pode ler aqui (link).
Samu Omorodion 7.89
O espanhol…. chegou viu e venceu, tal como o benfiquista Aktürkoğlu. O jovem atacante adaptou-se às mil maravilhas ao futebol portista, graças a velocidade, rapidez de reacção, oportunismo e um grande poder físico. Em Setembro foi o melhor marcador da Liga, com quatro golos, tendo sido um dos segundos mais rematadores (11, nove deles de bola corrida, quatro de cabeça).
Menções honrosas
Bruma (Braga) 9.25
O extremo regressou de lesão e desatou a jogar. Fez dois golos e duas assistências em apenas 152 minutos, tempo de jogo que o deixa fora do critério de minutagem para o “onze” do mês. Senão teria rebentado a escala com este rating.
Ángel Di María (Benfica) 7.48
Só a grande temporada que Trincão está a realizar impede que um Di María em crescendo entre nesta equipa. Em Setembro fez um golo e uma assistência.
António Silva (Benfica) 6.70
Mal chegou à equipa, António Silva pegou de estaca e esteve muito consistente no mês findo. Além de consistente a defender, o central fez um golo e uma assistência.
Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.
Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 180 minutos na Primeira Liga, no período em questão.