O
“onze” GoalPoint Ratings do primeiro mês de 2025 é um reflexo fiel da forma de algumas das equipas na Primeira Liga, dominado amplamente por duas equipas, o Sporting, que recuperou algum do fulgor da era Amorim, e o Arouca, que está na melhor fase da temporada e coloca três jogadores nas escolhas, todos na defesa. O MVP mensal foi o suspeito do costume.
Nas contas para este “onze” cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 180 minutos na prova, entre as jornadas 17 e 19. Vamos aos detalhes.
O XI de Janeiro de 2025 da Primeira Liga
![GoalPoint-Onze-Mês-Janeiro-Primeira-Liga-202425-infog](https://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2025/02/GoalPoint-Onze-Mes-Janeiro-Primeira-Liga-202425-infog.jpg)
Cesary Miszta 7.70
A exibição frente ao Sporting na 18ª jornada, na qual registou um 10.0 nos GoalPoint Ratings, é o cartão de apresentação de Miszta no mês de Janeiro. O guardião do Rio Ave foi o segundo da posição com mais defesas nesta fase (18), travou 78,3% dos remates enquadrados e foi o guarda-redes que revistou mais golos evitados (defesas – xSaves), nada menos que 4,5.
Tiago Esgaio 6.61
O defesa arouquense continua em bom nível e é destaque mensal pela segunda vez esta época. Melhor lateral de Janeiro, Esgaio fez um golo nestas três jornadas, foi o quarto da posição em intercepções (5) e o terceiro em alívios (16). Foi MVP nos jogos do Arouca da 17ª e 18ª jornadas.
Chico Lamba 6.85
Também do Arouca, Chico Lamba viveu um Janeiro de nível e foi o melhor defesa. MVP na ronda 19 frente ao Moreirense, Chico Lamba fez um golo em Janeiro, foi o quarto central com mais acções com bola (260), apostou bastante nos passes progressivos (18, segundo valor mais alto) e foi o terceiro central em desarmes (8).
Zé Vítor 6.83
O desempenho na vitória do Nacional sobre o Porto na Choupana foi fundamental para este destaque. Zé Vítor marcou um golo nesse jogo, foi um dos centrais com cinco remates (segundo valor mais alto da posição) e o segundo da posição em desarmes (11).
Weverson Costa 6.42
Na lateral-esquerda outro jogador do Arouca. Weverson registou o segundo valor mais alto de desarmes nesta fase entre jogadores da posição, nada menos que dez, e o terceiro de acções defensivas no meio-campo adversário, com cinco.
Morten Hjulmand 7.11
O líder natural do futebol do Sporting tem assumido funções algo diferentes do passado, integrando-se bem mais em zonas adiantadas do terreno, perto das áreas contrárias. Hjulmand fez um golo em Janeiro, somou oito acções defensivas no meio-campo contrário, ajudando à pressão leonina, foi o terceiro médio em intercepções (6) e o segundo em recuperações de posse (10).
Orkun Kökçü 8.01
Alguns desempenhos passam um pouco despercebidos, pelas características das acções ou mesmo pelo momento colectivo das equipas. É o caso de Orkun Kökçü, que viveu um Janeiro de grande qualidade e foi o jogador que mais se aproximou do MVP do mês. O turco fez um golo neste arranque de ano, foi o médio com mais acções com bola (281), com mais passes para finalização (11, máximo entre todas as posições) e (com David Simão) com mais passes de ruptura (3), com mais conduções progressivas (11) e o segundo em super progressivas (6). Também foi o jogador de todas as posições com mais passes progressivos (29) e na 18ª jornada registou nota máxima nos GoalPoint Ratings.
Yanis Begraoui 6.96
O marroquino é um dos rostos do bom momento do Estoril Praia na Liga. Begraoui fez dois golos em Janeiro, sendo um elemento de constante desequilíbrio no meio-campo ofensivo dos “canarinhos”, e ainda ajudou a equipa com 12 recuperações de posse.
Francisco Trincão 7.23
O extremo leonino tem jogado nas costas do avançado do Sporting e tem mantido um nível muito elevado no seu jogo. Trincão fez dois golos nesta fase, foi o quarto jogador com mais acções com bola na área contrária (15), o terceiro extremo com mais remates de bola corrida (7) e ajudou defensivamente, com oito acções defensivas no meio-campo contrário e sete desarmes.
Geovany Quenda 6.98
Mais encostado à esquerda, Quenda tem estado verdadeiramente endiabrado, com excelentes exibições entre as jornadas 17 e 19. O jovem fez duas assistências em Janeiro, foi o sexto jogador com mais acções com bola na área contrária (14), o segundo com mais passes para finalização (10) e um dos líderes em ocasiões flagrantes criadas (3) e passes de ruptura (3).
Viktor Gyökeres 8.05 MVP mensal 👑
E o Jogador GoalPoint de Janeiro é o suspeito do costume, sobre quem dedicamos uma peça que pode ser lida aqui (link).
![GoalPoint-POM-Viktor-Gyokeres-01.2025-1.infog](https://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2025/02/GoalPoint-POM-Viktor-Gyokeres-01.2025-1.infog_.jpg)
Menções honrosas
Patrick Sequeira (Casa Pia) 7.44
Fenomenal o guardião do Casa Pia, que “sacou” um 10.0 na 17ª jornada e foi o guarda-redes com mais defesas acumuladas (22). Porém, fica de fora devido à excelência de Janeiro de Mistza.
Gabri Martínez (Braga) 6.99
Muito bem o ala espanhol do Braga, que mexe com o jogo da sua equipa sempre que entra, mas fica de fora por ter completado comente 137 minutos nestas três jornadas.
Víctor Gómez (Braga) 6.55
Só mesmo o momento de Tiago Esgaio impede Víctor Gómez de ser o dono da lateral-direita. Em Janeiro fez uma assistência e foi consistentemente um dos melhores do Braga, em especial a subir e a servir os companheiros de equipa.
Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.
Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 180 minutos na Primeira Liga, no período em questão.