Jogador do mês | Com ou sem lesão Gyökeres carrega o leão

-

Ano novo, velhos hábitos. Viktor Gyökeres terminou Janeiro no topo dos GoalPoint Ratings, ainda que com concorrência bem apertada, como iremos perceber aquando da publicação do “onze” do mês. O facto de o sueco terminar lá em cima já não admira, mas a proeza de o fazer numa fase em que jogou claramente condicionado e em “gestão de predicados” não deixa de surpreender. O goleador da Liga mexeu com o marcador directa ou indirectamente em todos os jogos (entre a jornada 17 e a 19) e acabou inclusive com um “superavit” de cinco acções para golo em apenas três partidas, sendo que numa delas jogou… nove minutos. Palavras para quê? É o “GyoBICHO”.

[ Os destaques do mês de Gyokeres, que mesmo condicionado conseguiu somar mais acções para golo que toda a concorrência ]

Pouco, mas (como sempre) bom

Os números “económicos” de remates e duelos disputados por jogo não enganam: Gyökeres não foi o mesmo “bulldozer” ofensivo de meses anteriores (que lhe valeram aliás a eleição de MVP da primeira volta), apesar de continuar a saber escolher muito bem os espaços e momentos para abrir linhas de passe para os colegas (os seus 31 passes progressivos recebidos são um máximo mensal na Liga). A sua cirurgicamente impressionante exibição na visita a Guimarães, na qual concretizou os três remates que tentou, mostraram mais uma vez que o sueco sabe gerir-se, mesmo quando as pernas/joelhos não colaboram da mesma forma.

[ A exibição com que Gyökeres abriu o ano em Guimarães, não acusando o consumo excessivo no Ano Novo ]

Num momento em que Rui Borges optou por deixar o sueco em “pousio”, antes de uma importante visita ao Dragão, a dúvida que fica é que Gyökeres teremos até final da temporada, face aos misteriosos condicionalismos físicos que vai enfrentando, mas se tivermos de apostar com base no que fez em Janeiro, não temos dúvidas: o goleador continuará a ser um problema para as defesas adversárias, mesmo que condicionado, a não ser que não possa mesmo ir a jogo.

Parabéns Gyökeres!

Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.