A equipa da 17ª Jornada da Liga bwin 22/23

-

ALiga bwin 2022/23 chegou ao fim da primeira volta, com o Benfica na liderança, com mais quatro pontos que o sensacional Braga, mais cinco que o FC Porto e com uma vantagem de 12 pontos sobre o Sporting. A ronda 17 não trouxe surpresas, apenas a confirmação do excelente momento de forma de alguns jogadores, reflectido no “onze” GoalPoint Ratings da jornada.

O XI GoalPoint Ratings da Liga bwin 22/23: Jornada 17

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-17-Liga-Bwin-202223-infog

Jhonatan Siqueira 8.6
MVP do #FCFRAFC

Os vila-condenses arrancaram um empate em Famalicão e bem podem agradecer a Jhonatan. O guardião brasileiro foi o MVP, fez cinco defesas, uma delas a travar uma grande penalidade, e evitou 2,5 golos (defesas – xSaves).

Pedro Porro 8.4
MVP do #SCPFCV

O lateral espanhol do Sporting está em grande forma e carregou com a equipa leonina ao colo, graças a uma exibição de luxo, em especial nos momentos ofensivos, nos quais foi um verdadeiro extremo. Porro fez uma assistência e marcou um golo, criou duas ocasiões flagrantes em espantosos oito passes para finalização, realizou cinco passes super progressivos, completou três de quatro tentativas de drible e acumulou cinco conduções progressivas.

Sebastián Coates 7.9

Sólido a defender e o principal municiador de ataque na etapa inicial. Coates fez um grande jogo, abrilhantado com duas ocasiões flagrantes criadas (um deles o passe longo para o desperdício de Paulinho), 14 passes progressivos, cinco super progressivos, o máximo (a par de Porro) de acções com bola (112), mas também quatro duelos aéreos defensivos ganhos em cinco (máximo), 11 recuperações de posse (valor mais alto) e um corte decisivo.

Aderllan Santos 7.6

A solidez defensiva do Rio Ave em Famalicão também se ficou a dever a Aderllan, que está a fazer uma das melhores épocas desde que chegou ao clube. O central acertou 68 de 72 passes, registou o máximo de acções com bola (91), ganhou seis de nove duelos aéreos defensivos e somou 15 acções defensivas, com destaque para quatro desarmes e três bloqueios de remate.

GoalPoint-2023-01-22-Famalicao-Rio-Ave-Away-Aderllan-Santos-Liga-Bwin-202223-MVP

Álex Grimaldo 7.4

Menos efectivo a defender, o lateral fez uma assistência, criou três ocasiões flagrantes em quatro passes para finalização e arrancou cinco cruzamentos, dois deles eficazes. Continua em alta rotação.

GoalPoint-2023-01-21-Santa-Clara-Benfica-Away-Alejandro-Grimaldo-Liga-Bwin-202223-MVP

Vítor Carvalho 7.7

A reviravolta dos gilistas no Jamor, ante o Casa Pia, teve o contributo do médio, que fez o 2-1. Vítor Carvalho ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos, somou quatro acções defensivas no meio-campo contrário, fez três desarmes e seis intercepções, máximo do encontro.

GoalPoint-2023-01-22-Casa-Pia-Gil-Vicente-Away-Vítor-Carvalho-Liga-Bwin-202223-MVP

Alan Ruiz 8.0

O Arouca está a fazer uma grande época e Ruiz também. O criativo argentino foi fundamental na goleada do Arouca ao Portimonense, com um golo, três remates enquadrados em três, uma assistência, duas ocasiões flagrantes criadas e um passe de ruptura. Um autêntico “maestro”.

GoalPoint-2023-01-20-Arouca-Portimonense-Home-Alan-Ruiz-Liga-Bwin-202223-MVP

Enzo Fernández 8.4
MVP do #CDSCSLB

Entrega ao jogo, motivação, clarividência, energia e inteligência, o médio foi o “maestro” de todo o futebol benfiquista. Ao todo somou duas assistências, o máximo de passes certos (78) e tentados (93) – mas também de falhados (15) -, completou nove de 13 longos, fez 11 progressivos, acumulou o máximo de acções com bola (126), de conduções progressivas (4, com Bah), de desarmes (6, com Florentino) e o segundo valor mais alto de acções defensivas no meio-campo contrário (5).

Iuri Medeiros 7.5
MVP do #FCPFSCB

A vitória do Braga em Paços de Ferreira foi arrancada a ferros, ainda assim, Iuri esteve a um nível elevado, assumindo o protagonismo na ausência de Ricardo Horta. Medeiros rematou seis vezes, todas enquadradas (máximo da época), criou uma ocasião flagrante e recebeu 11 passes progressivos. Pará-lo foi um problema para os “castores”.

Oday Dabbagh 9.1 MVP semanal 👑
MVP do #FCAPSC

Mais um jogão do ponta-de-lança palestiniano do Arouca, que o tornou na grande figura da jornada 17. Dabbagh bisou ante o Portimonense, rematou cinco vezes, quatro enquadradas, acertou uma vez no ferro, registou sete acções com bola na área algarvia (máximo do jogo) e completou as quatro tentativas de drible. Não fosse uma ocasião flagrante desperdiçada e….

Fran Navarro 8.0
MVP do #CPACGVFC

O espanhol está “on fire”. Na reviravolta no Jamor, Fran bisou, dois golos de enorme qualidade, e é o segundo melhor marcador da Liga bwin, com 11 tentos. Ao todo somou quatro remates, dois enquadrados, sete acções com bola na área contrária e ganhou três de quatro duelos aéreos ofensivos.

Outros jogadores à porta do “onze”

Alexander Bah (Benfica) 7.7

João Carvalho (Estoril Praia) 7.5

Fabijan Buntić (Vizela) 7.3

Fredrik Aursnes (Benfica) 7.3

Matheus Uribe (Porto) 7.3

Pedro Malheiro (Boavista) 7.3

António Silva (Benfica) 7.2

João Mário (Porto) 7.1

Ibrahima Camará (Boavista) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da 17ª jornada da Liga bwin 22/23, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga bwin! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN 22/23 | J17SUMGPRMVPPASXG
4-0
2-1
1-2
0-3
0-1
1-0
1-3
0-0
1-1

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.